O que é?
O Programa Professor Especialista Visitante em Graduação (PPEVG) é intermediado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e propõe trazer para a Universidade profissionais de notório conhecimento profissional e reconhecida especialização em sua área de atuação, propiciando sua integração com os alunos de graduação e demais membros da comunidade universitária, por meio de sua permanência no ambiente acadêmico ao longo de até um semestre.
O objetivo do programa é contribuir para a formação de alunos e docentes, complementando os conteúdos das grades curriculares dos diferentes cursos e promovendo, sempre que possível, atividades interdisciplinares.
Procedimentos para o PROFESSOR
O edital do programa é divulgado no site da PRG no início de cada semestre letivo.
O professor aprovado na seleção deve enviar os seguintes documentos para a Coordenadoria de Graduação da Unidade:
- Declaração para Fins de Admissão de Professor Especialista Visitante (a assinatura pode ser via SIGAD, GOV digital ou à caneta);
- RG contendo o CPF (CNH não é aceita);
- Título de eleitor;
- Comprovante da última votação ou Certidão de Quitação Eleitoral;
- Certidão de nascimento ou casamento/união estável;
- Certificado de reservista;
- Diploma de graduação, mestrado e doutorado (não obrigatório);
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil (não pode ser outra instituição bancária);
- Dois Atestados de Antecedentes Criminais: 1) Expedido pela Polícia Federal; 2) Expedido pelo Estado em que o interessado residiu nos últimos 5 anos (por exemplo, no caso de São Paulo o link é: https://www2.ssp.sp.gov.br/aacweb/carrega-iframe);
- Declaração de Dependentes para Fins de Desconto do Imposto de Renda na Fonte;
- Certidão de nascimento + CPF dos filhos (se dependentes do IR);
- Informação se o interessado atua em regime de dedicação exclusiva em outra instituição de ensino superior. Caso atue, deverá apresentar carta de anuência da instituição para participação no programa, conforme art. 10, § 5º da Resolução GR-021/2022.
Procedimentos para a Unidade
A seleção dos bolsistas do PPEVG tem início com o envio de propostas ao edital lançado no início de cada semestre letivo. Essas propostas são elaboradas pelas coordenações de cursos, a partir de sugestões do corpo docente e com a participação das comissões de graduação. As propostas submetidas são analisadas por um comitê formado por representantes de cada área do conhecimento e pela assessoria da PRG, e classificadas de acordo com a relevância do currículo dos candidatos a professores visitantes, o número de alunos a serem beneficiados, e o impacto para sua formação profissional.
A submissão das propostas deve ser realizada pelos coordenadores de graduação através do Sistema SOLICITA. Os demais documentos para a submissão podem ser consultados diretamente no site da PRG.
Após a divulgação da lista de aprovados na seleção realizada por edital, a PRG inicia um processo via SIGAD e encaminha para a Coordenadoria de Graduação da Unidade com os seguintes documentos:
- Cópia da Resolução GR-021/2022;
- Informação acerca da disponibilidade de recursos;
- Cópia do edital;
- Currículo;
- Projeto;
- Resultado da seleção pela CAPPEVG.
A Coordenadoria de Graduação providencia a juntada dos documentos no SIGAD e encaminha à DGRH / Extra Quadro (código 01.13.35) para providências quanto à emissão do Termo de Adesão ao Programa do Professor Especialista Visitante, encaminhamento para as devidas assinaturas e cadastro no Sistema Integrado de Recursos Humanos.
A quem se destina?
Professores que tenham notório conhecimento, reconhecida especialização e grande mérito em suas respectivas áreas de atuação. Não é necessário possuir o título de doutor ou de mestre e nem estar vinculado como professor em alguma instituição de educação superior.
Restrições
Não podem se candidatar profissionais que recebam remuneração da Unicamp, em razão de vínculo de qualquer natureza.
Caso o interessado seja professor/pesquisador colaborador ou pesquisador de pós-doutorado com bolsa, deve encerrar o vínculo no Sistema de Gestão de Pesquisadores para aderir ao PPEVG.
Legislação
Resolução GR-021/2022 de 06/06/2022
Institui o Programa Professor Especialista Visitante – PPEV
Contato
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica sobre este produto, envie email para dgrh.eq@unicamp.br ou entre em contato através dos ramais 17593 / 15218 / 14839 / 17923.
Como proceder em caso de insatisfação?
Enviar email para dgrh.eq@unicamp.br
Documentos relacionados
- Declaração para Fins de Admissão de Professor Especialista Visitante
- Declaração de Dependentes para Fins de Desconto do Imposto de Renda na Fonte
- Editais e mais documentos (site da PRG)
Perguntas frequentes
Nada consta