Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O sistema Gestão de Ponto, responsável pelo controle da frequência dos servidores da Unicamp, foi atualizado com melhorias e novas funcionalidades que visam aprimorar o processo.

As principais mudanças envolvem ajustes nas regras de apuração, a inclusão de tolerância para servidores com dependentes matriculados na DEdIC e novas classificações de situações de ponto. Como nova funcionalidade, o sistema passa a incorporar a tolerância adicional de 20 minutos na entrada e na saída aos responsáveis por crianças matriculadas nos sistemas educativos da Universidade, que será indicado no sistema como Abono Educacional, não sendo necessária ação adicional da chefia imediata ou do RH local. 

Como ponto de melhoria, os códigos de ocorrências que indicam simultaneamente atrasos e saídas antecipadas passam a ser desmembrados, a exemplo da situação A7 – Atraso/Saída antecipada, que foi substituída pelas situações A10 – Atraso injustificado, A11 – Saída intermediária injustificada e A12 – Saída antecipada injustificada. Com essa separação, o tratamento das ocorrências torna-se mais flexível, permitindo que atrasos e saídas ocorridos no mesmo dia sejam tratados de forma independente.

O material orientativo foi atualizado e está disponível para consulta no subsite do Ponto Eletrônico no Portal DGRH.

A implantação do ponto eletrônico na Unicamp teve início em maio de 2025 e seguirá em etapas até a fase final, com a suspensão do cartão de ponto manual como método de validação. Esse modelo gradual permite uma transição segura entre os métodos de controle de frequência e é fundamental para que possíveis inconsistências e oportunidades de melhoria sejam identificadas e corrigidas, evitando divergências na folha de pagamento.

Vale ressaltar a importância e a obrigatoriedade de que todos os servidores registrem diariamente o ponto pelos coletores nos horários de entrada e saída, bem como no cartão manual. Esse comprometimento é fundamental para que a equipe possa identificar rapidamente inconsistências, aplicar os ajustes necessários e avançar de forma eficiente no processo.

Ir para o topo