Anualmente, no mês de outubro, os servidores de todas as carreiras precisam indicar os períodos em que pretendem usufruir férias e licença-prêmio no ano seguinte. O procedimento é simples e deve ser feito no sistema FALP – menu Programação – Programar Férias e Licença-Prêmio.
Apesar de não ser obrigatório aos celetistas, é importante que também indiquem o período de férias pretendido, para que chefias e dirigentes possam ter melhor planejamento e acompanhamento de suas equipes.
Com a programação inserida no sistema, o servidor receberá em seu email @unicamp.br a notificação sobre a abertura do calendário mensal para solicitação de férias referente ao mês indicado, e deverá providenciar o agendamento.
É importante destacar que os RHs locais são responsáveis pelo acompanhamento do cumprimento dessa obrigatoriedade em sua Unidade/Órgão, de forma a encerrar o mês de outubro sem qualquer pendência de programação. Para facilitar esse processo, o sistema FALP disponibiliza dois relatórios no menu Programação: Relatório de Servidores ESU com programação pendente e Histórico de Programação.
Vale lembrar que, além dos relatórios acima, a consulta à programação anual de férias e licença-prêmio está disponível para chefias por meio do sistema FALP – menu Programação – Calendário da Equipe.
Esse procedimento cumpre o que está determinado na Resolução GR-023/2023 e segue as orientações contidas na Instrução Normativa DGRH nº 03/2023.