Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Procedimentos relacionados à Licença Saúde no Sistema eSisla da DPME

Atualizado em: 02/10/2025

As orientações desta página foram elaboradas para auxiliar servidores e RHs nos registros e solicitações referentes às licenças saúde e por doença em pessoa da família de servidores estatutários, que devem ser realizados via sistema eSisla da Diretoria de Perícias Médicas do Estado – DPME. Outras informações e procedimentos podem ser consultados em Licença por Motivo de Tratamento de Saúde ESU e Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família ESU.

Registro de Atestado sem Perícia Médica

Atestados por doença infectocontagiosa ou atestados de até 5 dias emitidos em qualquer unidade da rede pública de saúde (SUS, inclusive o CECOM) ou clínica credenciada do IAMSPE dispensam a realização de perícia médica, conforme estabelecem os arts. 16 e 17 do Decreto nº 69.234/2024.

Nesses casos, o RH deve registrar o atestado no prazo de 5 dias úteis contados a partir da requisição do servidor, seguindo os passos abaixo:

1. Acesse o sistema eSisla e informe na Área Restrita o CPF e a senha do operador;

1. Na Área Restrita do sistema eSisla, informe o CPF e a senha do operador;

2. No menu à esquerda, clique na opção Consulta – Atestado sem Perícia;

2. No menu à esquerda, clique na opão Consulta - Atestado sem Perícia;

3. Informe o CPF do servidor e clique em Buscar;

3. Informe o CPF do servidor e clique em Buscar;

4. O sistema retornará a mensagem “Atestado não encontrado”, clique em Incluir;

4. O sistema retornará a mensagem “Atestado não encontrado”, clique em Incluir;

5. Preencha os campos com os dados do atestado (CRM/CRO, nome do médico/dentista, CID, número de dias, data de emissão e data de início e fim do afastamento);

5. Preencha os campos com os dados do atestado (CRM/CRO, nome do médico/dentista, CID, número de dias, data de emissão e data de início e fim do afastamento);

6. Digitalize e anexe ao sistema (obrigatoriamente) a documentação médica complementar, clicando no botão Anexar Documento;

6. Digitalize e anexe ao sistema (obrigatoriamente) a documentação médica complementar, clicando no botão Anexar Documento;

7. Clique em Continuar;

7. Clique em Continuar;

8. Responda aos seguintes questionamentos:

  • Se o afastamento é decorrente de acidente de trabalho, doença profissional ou nenhuma das opções.
  • Se o atestado médico foi apresentado até o 1º dia útil subsequente à sua expedição, e se o registro pelo RH está sendo feito no prazo de 5 dias úteis contados a partir da requisição do servidor.
  • No caso de doença prevista na Portaria DPME nº 001/2025, se existe exame laboratorial positivado em anexo.
  • Nos demais casos, se o atestado médico foi emitido pelo IAMSPE, rede credenciada IAMSPE ou rede pública de saúde.

9. Clique em Incluir, confirme se as informações estão corretas e salve o comprovante gerado.

10. Encaminhe o atestado médico e o comprovante gerado pelo sistema eSisla à DGRH / DSO (dgrh.dsoapp@unicamp.br), informando no assunto “Dispensa de Perícia Médica” e no corpo do email o nome e a matrícula do servidor.

Pedido de Reconsideração de Licença Indeferida

Caso seja indeferido o pedido de licença para fins de tratamento de saúde ou por motivo de doença em pessoa da família, o servidor pode interpor pedido de reconsideração ao Coordenador de Perícias de Ingresso, Licenças, Readaptação e Aposentadoria da Diretoria de Perícias Médicas do Estado – DPME.

O pedido de reconsideração deve ser interposto no prazo de 30 dias, contados a partir da data de publicação da decisão final no Diário Oficial do Oficial, seguindo os passos abaixo:

1. Acesse o sistema eSisla;

2. Clique na aba Consulta – Servidor;

2. Clique na aba Consulta - Servidor;

3. Preencha as informações: RG ou CPF e data de nascimento;

4. Selecione a opção Histórico e clique no botão Buscar;

4. Selecione a opção Histórico e clique no botão Buscar;

5. Clique na lupa que consta à frente do período a ser analisado;

5. Clique na lupa que consta à frente do período a ser analisado;

6. Clique no botão Solicitação Reconsideração;

6. Clique no botão Solicitação Reconsideração;

7. Preencha as informações necessárias para criação da senha;

7. Preencha as informações necessárias para criação da senha;

Atenção: Caso apareça mensagem de erro, entrar em contato pelo email periciasatendimento@sp.gov.br, com assunto “Erro Criação de Senha”, informando nome completo, RG, CPF e dois números de telefone para atualização.

8. Aceite o termo de responsabilidade e cadastre a senha;

9. Verifique os dados pessoais e clique no botão Confirmar;

10. Preencha as informações do formulário de reconsideração e anexe os documentos necessários (atestado, relatório médico etc) em formato pdf ou jpg (tamanho máximo de 250 KB por arquivo). Ao anexar o documento, uma mensagem será exibida. Clique em Sair e volte para tela da reconsideração.

11. Clique em Concluir;

12. Imprima ou salve o comprovante de envio do pedido.

Pedido de Recurso sobre Reconsideração Indeferida

Caso seja indeferido o pedido de reconsideração de licença para fins de tratamento de saúde ou por motivo de doença em pessoa da família, o servidor pode interpor pedido de recurso ao Diretor da Diretoria Perícias Médicas do Estado – DPME.

O pedido de recurso deve ser interposto no prazo de 30 dias, contados a partir da data de publicação da decisão recorrida, seguindo os passos abaixo:

1. Acesse o sistema eSisla;

2. Clique na aba Consulta – Servidor;

2. Clique na aba Consulta - Servidor;

3. Preencha as informações: RG ou CPF e data de nascimento;

4. Selecione a opção Histórico e clique no botão Buscar;

4. Selecione a opção Histórico e clique no botão Buscar;

5. Clique na lupa que consta à frente do período a ser analisado;

5. Clique na lupa que consta à frente do período a ser analisado;

6. Clique em Solicitação Recurso;

6. Clique em Solicitação Recurso;

7. Preencha as informações necessárias para a criação da senha;

7. Preencha as informações necessárias para a criação da senha;

Atenção: Caso apareça mensagem de erro, entrar em contato pelo email periciasatendimento@sp.gov.br, com assunto “Erro Criação de Senha”, informando nome completo, RG, CPF e dois números de telefone para atualização.

8. Aceite o termo de responsabilidade e cadastre a senha;

9. Verifique os dados pessoais e clique no botão Confirmar;

10. Preencha as informações do formulário de recurso e anexe os documentos necessários (atestado, relatório médico etc) em formato pdf ou jpg (tamanho máximo de 250 KB por arquivo). Ao anexar o documento, uma mensagem será exibida. Clique em Sair e volte para tela de recurso.

11. Clique em Concluir;

11. Clique em Concluir;

12. Imprima ou salve o comprovante de envio do pedido.

Legislação

Comunicado DPME nº 003 de 06/01/2025
Pedidos de reconsideração e recursos sobre licenças médicas indeferidas

Portaria DPME nº 001 de 02/01/2025
Dispõe sobre a relação de códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID) aplicáveis aos afastamentos previstos no artigo 17, do Decreto nº 69.234, de 23 de dezembro de 2024

Resolução SGGD nº 40 de 27/12/2024
Estabelece os procedimentos para solicitação de licenças médicas previstas nos artigos 15 e 18 do Decreto nº 69.234, de 23 de dezembro de 2024, que regulamenta as Perícias Médicas e a Saúde Ocupacional no Estado

Decreto nº 69.234 de 23/12/2024
Institui o novo Regulamento de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional do Estado de São Paulo

Mais informações
Ir para o topo