Desde a fundação da Unicamp, seu “criador” e visionário Professor Zeferino Vaz já afirmava: “as coisas mais importantes para construir uma universidade são, em primeiro lugar cérebros, em segundo, cérebros, em terceiro, cérebros, e em quarto equipamentos e edifícios”. Ou seja, os recursos humanos são considerados o maior patrimônio da Universidade desde o princípio.

Dentro de sua missão e gestão institucional, um dos principais objetivos é a preservação da saúde dos servidores. Nesse sentido, a Câmara de Administração (CAD) aprovou no dia 07/2 a Deliberação que dispõe sobre a Política de Saúde no Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (CAD-A-002/2017), publicada no Diário Oficial do Estado em 14/2.

O documento, elaborado pela Divisão de Saúde Ocupacional – DSO / DGRH, orienta, dentre outros, os seguintes pontos:

1. A Unicamp deve promover ações que se preocupem com a saúde dos servidores, assim como garantir condições de trabalho adequados e meios de acompanhamento de suas condições biológicas, psicológicas e sociais no trabalho;
  2. Os servidores devem receber todo o treinamento e capacitações necessários para exercer suas funções sem risco de dano à saúde;
  3. Todos os servidores devem se submeter aos exames de saúde ocupacional regulares;
  4. Ter sua saúde ocupacional acompanhada é direito de todo servidor. Mas para tanto, ele(a) deve se submeter aos exames médicos regulares de saúde ocupacional;
  5. É responsabilidade da DGRH divulgar e planejar as ações dessa nova Política, mas fica a cargo das Unidades e Órgãos da Unicamp implantá-las e conduzi-las;
  6. A DSO deve colaborar de forma proativa na aplicação de ações que busquem melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho dos servidores, englobando questões físicas e mentais, para engajá-los de maneira produtiva e sadia.

Por meio desta iniciativa, a Unicamp busca melhorar ainda mais as condições de trabalho para seus servidores. Afinal, nada é mais importante do que a saúde de nossas pessoas.

Para saber mais:

Deliberação da nova Política de Saúde no Trabalho (Procuradoria Geral da Unicamp)