O GT Carreira é o Grupo de Trabalho designado pela Portaria GR nº 26/2014 (de 01/04/2014) para realizar a revisão da Carreira dos Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE) da Unicamp. A escolha dos integrantes dos GT foi feita com base na experiência e possibilidade de contribuir para qualificar e amplificar as discussões em torno do tema.

O GT tem se reunido e feito estudos comparativos com outras Universidades, ligadas ao CRUESP ou não, que tenham programas de carreira instituídos. No entanto, uma de suas diretrizes foi captar contribuições de toda a comunidade Unicamp. E nesse sentido, um formulário eletrônico esteve disponível no Portal DGRH entre 24/11/2014 e 31/01/2015 para que todos os servidores técnico-administrativos, docentes e pesquisadores ativos na Universidade pudessem se manifestar.

Entre os dias 23 e 30/4 os membros do GT Carreira se reunirão para extrair as contribuições registradas no sistema pelas Comissões Setoriais de Acompanhamento de Recursos Humanos (CSARHs), Diretores de Unidades/Órgãos e 1.461 servidores.

Para iniciar os trabalhos, a Coordenadora da DGRH e Presidente do GT Carreira, Cidinha Quina, agradeceu a presença dos integrantes e o empenho dedicado até essa etapa da revisão, e apresentou o Prof. Eliezer Arantes da Costa, consultor externo vinculado à PRDU convidado pelo seu vasto conhecimento das questões da Unicamp, experiência em melhorias de processos e orientações em Planejamentos Estratégicos, para auxiliar na extração do conteúdo.

Reunir propostas dos servidores e das CSARHs torna a revisão mais democrática, reforçando a importância de construir a “Unicamp de todos os saberes” e aumentar a possibilidade de atender ao máximo os desejos de todos.

“Vocês devem respeitar a opinião dos servidores e das Comissões que contribuíram para a revisão. Portanto, ser neutro é uma característica fundamental que vocês devem ter. Ao identificarem as contribuições, sintetizem, organizem e extraiam as ideias centrais, eliminando repetições”, orientou o Prof. Eliezer.

Em cada dia de extração serão analisados temas diferentes. Sendo assim, para iniciar o primeiro dia de trabalho, o GT foi organizado em pequenos grupos responsáveis por analisar contribuições de acordo com os temas “Eixos Profissionais”, “Níveis de Complexibilidade”, “Tabela de Vencimentos” e “Promoção Horizontal”.

Posteriormente será elaborada uma proposta final para a Carreira PAEPE, que será submetida à aprovação da Câmara de Administração – CAD.

Saiba mais:

Prof. Eliezer Arantes e Cidinha Quina