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O que é?

A gestão de desempenho visa avaliar a atuação dos servidores da Universidade com base em planos de trabalho elaborados e personalizados a partir de um catálogo de modelos de ocupação (descrição de atividades) criado pelas Unidades/Órgãos com base na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

O processo é composto por plano de trabalho, avaliação de desempenho com feedback (plano de desenvolvimento individual), que fornecerem indicadores para a progressão na carreira. Essas ações ocorrem de forma contínua e cíclica, em um cronograma anual com etapas interligadas.

Dessa forma, a Universidade poderá acompanhar o desempenho de seus servidores e proporcionar o desenvolvimento profissional.

A gestão de desempenho começou a ser implantada em outubro/2022, com a criação do catálogo de modelos de ocupação, e a previsão é que o primeiro ciclo seja finalizado em julho/2024.

Mais informações estão disponíveis nos vídeos de treinamento de cada etapa e no manual de orientações sobre a gestão de desempenho PAEPE 2023:

Procedimentos para o servidor

1ª etapa: Criação do catálogo de modelos de ocupação

Apenas RHs e chefias estarão envolvidas nesta primeira etapa, que vai até 01/03/2023. Os servidores entrarão nas etapas futuras do cronograma de implantação.

2ª etapa: Elaboração do plano de trabalho

Os planos de trabalho são documentos individuais e personalizados onde constam as atividades a serem executadas pelos servidores e os critérios para acompanhamento e avaliação pelo superior imediato. As chefias terão de 01/04 a 31/07/2023 para elaborar os planos de trabalho e encaminhá-los para ciência dos servidores via sistema Gestão de Desempenho.

Todas as orientações sobre a construção dos planos de trabalho estão disponíveis no 2º treinamento da Gestão de Desempenho PAEPE 2023.

3ª etapa: Realização da avaliação de desempenho

Nesta etapa os servidores terão a oportunidade de dialogar com as chefias, repensar o seu trabalho, receber feedback sobre os resultados e planejar as atividades para o futuro. Após as chefias realizarem a avaliação (de 02 a 23/10/2023), os servidores terão 10 dias corridos para ciência e manifestação, retornando para que as chefias façam as considerações finais.

Todas as orientações sobre a realização da avaliação estão disponíveis no 3º treinamento da Gestão de Desempenho PAEPE 2023.

Procedimentos para RH e Chefia

1ª etapa: Criação do catálogo de modelos de ocupação

Nesta primeira etapa, os RHs e chefias são responsáveis por criar os modelos de ocupação que comporão o catálogo até o dia 01/03/2023. Essa atividade pode ser feita por dois caminhos:

  1. Criação do novo modelo pelo RH e posterior encaminhamento à chefia para preenchimento.
  2. Criação do novo modelo pela chefia, que após preenchimento encaminha ao RH para validação.

Todas as instruções estão disponíveis no capítulo Construção do Catálogo de Modelos de Ocupação do 1º treinamento da Gestão de Desempenho PAEPE 2023.

2ª etapa: Elaboração do plano de trabalho

Os planos de trabalho devem ser elaborados pelas chefias no período de 01/04 a 31/07/2023 por meio do sistema Gestão de Desempenho. Nesses documentos, individuais e personalizados, devem ser definidas as atividades a serem executadas pelos servidores e os critérios para acompanhamento e avaliação de desempenho.

Todas as orientações sobre a construção dos planos de trabalho estão disponíveis no 2º treinamento da Gestão de Desempenho PAEPE 2023.

3ª etapa: Realização da avaliação de desempenho

As chefias deverão realizar a avaliação no sistema Gestão de Desempenho PAEPE no período de 02 a 23/10/2023. Após finalizada pela chefia, a avaliação seguirá para ciência do servidor e retornará para que a chefia faça as considerações finais no prazo de 10 dias corridos. Com a avaliação concluída, a chefia poderá iniciar a revisão dos planos de trabalho para 2024.

Todas as orientações sobre a realização da avaliação e revisão dos planos de trabalho estão disponíveis no 3º treinamento da Gestão de Desempenho PAEPE 2023.

A quem se destina?

Servidores da carreira PAEPE, chefias e RHs das Unidades/Órgãos.

Restrições

Nada consta

Legislação

Nada consta

Contato

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica sobre este produto, envie email para dgrh.carreira@unicamp.br ou entre em contato através dos ramais 14868 e 14863.

Como proceder em caso de insatisfação?

Enviar email para dgrh.dcc@unicamp.br

Documentos relacionados
Perguntas frequentes

Quando o assunto gestão de desempenho foi divulgado aos RHs?

A primeira divulgação aconteceu no RH em Rede do dia 25/10/2022. No dia 26/10/2022 a notícia sobre a implantação da gestão de desempenho foi publicada no Portal DGRH e o vídeo de treinamento foi disponibilizado na plataforma Youtube.

Haverá mais plantões de dúvidas e eles podem ser gravados?

Sim, os calendários dos plantões sempre são divulgados no Portal DGRH.Neste momento os plantões não estão sendo gravados. Contudo, as questões apresentadas estão todas disponibilizadas nesta FAQ.

Sobre o Catálogo de Modelos de Ocupação

É interessante usar a reunião da congregação das unidades para envolver as chefias, introduzindo sobre a gestão de desempenho nessa primeira fase?

Sim. É muito importante envolver as chefias, pois essa primeira fase do processo é um trabalho conjunto entre RHs e chefias.

Qual é o prazo para conclusão do catálogo?

Conforme cronograma institucional da gestão de desempenho, o período para criação dos modelos de ocupação no sistema é de 26/10/2022 a 01/03/2023. Porém, o sistema não será fechado após este período, apenas novas etapas serão disponibilizadas em sistema e as atividades ficarão com períodos acumulados.

O catálogo será feito pelo servidor ou pelo RH?

Neste momento a confecção do catálogo será feita pelos RHs e pelas chefias. Os servidores entrarão nas etapas futuras do cronograma de implantação. A confecção dos modelos de ocupação que comporão o catálogo, neste momento possui dois caminhos. O primeiro percurso diz respeito à criação do novo modelo pelo RH, de modo que este encaminhará às chefias o modelo que foi criado para preenchimento. O segundo trajeto se refere à criação do novo modelo pelas chefias, as quais, após o preenchimento, encaminharão os referidos modelos ao RH para validação.

O que deve ser inserido no campo “descrição” do catálogo?

O campo descrição foi idealizado para permitir a rápida identificação entre os modelos criados, facilitando o trabalho nas próximas etapas.

Qual relatório do Sistema Gestão de Pessoas exibe as chefias e os respectivos subordinados?

Módulo Quadro de Vagas e Orçamento – Funções – Listar – Relatório 302.

Como será feito o catálogo para servidores emprestados de/para outras Unidades/Órgãos?

O sistema permitirá que modelos sejam encaminhados para o preenchimento de outros servidores. Dessa forma, o RH da Unidade/Órgão de lotação do servidor deverá iniciar o modelo para o servidor emprestado e encaminhar para que a chefia da Unidade/Órgão em que o servidor está atuando faça o preenchimento e retorne para validação e associação pelo RH.

É necessário fazer o catálogo para servidores afastados?

Para servidores que estão afastados por um longo período ou sem previsão de retorno, não é necessário fazer o catálogo nesse momento. O sistema não irá fechar e o catálogo poderá ser feito no momento em que o servidor retornar. Contudo, também não há impedimento se escolherem deixar um modelo pronto para esses casos.

Sobre os modelos de ocupação

Na hora de criar os modelos, devemos colocar todas as atividades que o servidor exerce naquela função?

É necessário selecionar apenas as atividades que o servidor realiza com mais frequência.

É preciso detalhar todas as atividades dos servidores neste momento?

Neste primeiro momento não é necessário prever todas as atividades dos servidores, devendo ser registradas aquelas executadas com maior frequência e previsibilidade. Na etapa posterior, quando da elaboração do plano de trabalho, será possível detalhar as atividades, descrevendo-as de forma mais personalizada.

Em que momento será possível associar modelos de ocupação aos servidores?

Os servidores poderão ser associados somente após a validação dos modelos pelo RH.

A associação dos modelos aos servidores será feita pela chefia ou pelo RH?

Tanto a chefia quanto o RH poderão fazer a associação.

É possível desfazer a associação do modelo de ocupação?

Sim, na mesma tela utilizada para fazer a associação, poderá selecionar o servidor já associado e clicar na seta contrária.

Os modelos poderão ser alterados futuramente? Em que momento o sistema permitirá isso?

Sim, o sistema estará sempre aberto para que sejam feitas alterações nos modelos de ocupação.

O mesmo modelo só poderá ser associado a servidores com a mesma função/CBO?

Sim.

Depois que o modelo é encaminhado para o RH, a chefia consegue editar novamente para acertar os detalhes?

Sim. Se ainda não foi validado, o RH poderá devolver para alterações clicando no botão “Encaminhar”. Caso o modelo já tenha sido aprovado, o RH terá a funcionalidade de retificar através do menu “ Relatório de Modelos da Unidade por Status”, e selecionar os modelos aprovados.

Depois da validação pelo RH, é possível excluir ou editar um modelo de ocupação?

Após a validação do modelo, desde que não esteja associado a nenhum plano, é possível retificá-lo, basta fazer a busca do modelo usando o filtro disponível em Catálogo > RH > Relatório de Modelos da Unidade Por Status e clicar no botão Retificar.

É possível mudar um modelo que já está vinculado à uma função?

Se ainda não foi validado pelo RH, é possível efetuar alterações. Contudo, após a validação pelo RH não será possível excluir ou editar o modelo. Nesse caso, recomenda-se duplicar o modelo e realizar as alterações necessárias.

Posso editar o modelo depois, quando for usá-lo para o plano de trabalho?

Os modelos de ocupação possuem caráter genérico e servem de base para a confecção dos planos de trabalho, os quais serão detalhados e personalizados conforme as atividades desempenhadas por cada servidor no momento da criação dos planos.

Temos 2 células dentro de uma seção. Teremos que fazer 2 modelos de ocupação?

Se os servidores lotados nestas células tiverem a mesma função e realizarem atividades similares, não há necessidade de criar 2 modelos. Se as atividades mais frequentes forem diferentes, será necessário fazer um modelo para cada.

Temos dois servidores enquadrados na mesma função, mas que no dia a dia desenvolvem atividades bem diferentes. Temos que informar as atividades dos dois no mesmo modelo?

Não. Para profissionais que possuem o mesmo código CBO mas que executam atividades totalmente diferentes deverão ser criados modelos separados.

Como fazer um modelo para 3 servidores técnico-administrativos que realizam atividades diferentes no dia a dia, mas que cobrem um ao outro no período de férias?

Deve-se criar um ou mais modelos que contenham as principais atividades realizadas com mais frequência e certa previsibilidade. Posteriormente, as atividades esporádicas ou não previstas, desde que estejam de acordo com a CBO, poderão ser incluídas no plano de trabalho, que alimentará a avaliação de desempenho.

Uma servidora faz atividades de compras, RH e expediente. Como fazer o modelo?

Insira todas as atividades no modelo, porém o modelo provavelmente servirá somente para a referida servidora.

Como fazer com servidores subordinados a docentes? Docente também pode contribuir?

Os docentes também podem criar os modelos de descrição de atividades para suas equipes. O RH poderá criar um modelo e encaminhar para que o docente preencha, ou o próprio docente com cargo designado poderá acessar o sistema e criar os modelos no catálogo.O catálogo também permitirá que servidores sem cargo gratificado possam preencher um modelo quando solicitado por sua chefia ou RH.

As funções que já tem modelo pronto ficam disponíveis para as outras chefias da Unidade/Órgão?

Sim, os modelos ficarão disponíveis para toda a Unidade/Órgão.

Se a chefia não finalizar os modelos de ocupação até o final de março, qual a consequência?

O sistema do catálogo estará sempre aberto, porém em abril será iniciada a confecção dos planos de trabalho, e isso só será possível para os servidores que já possuem modelo de ocupação associado. A chefia que não tiver finalizado os modelos até o fim de março ficará com as etapas acumuladas.

Sobre adequação de função e atividades da CBO

O sistema já traz as funções dos servidores da Unidade/Órgão. É possível mudar essas funções?

Não é possível alterar as funções dos servidores.

Como proceder em relação a um servidor que vem executando atividades de outra função?

Em situações semelhantes à apresentada, deve-se adequar as atividades exercidas efetivamente com aquelas descritas na CBO da função para a qual o servidor foi contratado.Se não for possível adequar as atividades do servidor ou se a Unidade/Órgão tiver alguma dificuldade, devem entrar em contato com a equipe da DGRH/Carreira pelo email dgrh.carreira@unicamp.br.

O supervisor pode acrescentar alguma atividade que não consta na CBO? Como o RH fará para validar nestes casos?

Não é possível inserir atividades além das que constam na CBO. Neste momento, serão feitas descrições das atividades mais frequentes e genéricas. Se precisar de auxílio para encontrar essas atividades, a Equipe Carreira estará a disposição para ajudar.

Já que não é possível incluir uma atividade que não consta na CBO, podemos informar essa atividade no campo “detalhes”?

É importante que as chefias e RHs comecem a ter proximidade com as CBOs, observando que as atividades descritas sempre aparecem de forma ampla, genérica, não trazendo nenhuma especificidade sobre a forma ou característica das atividades a serem realizadas.Dessa forma, o campo “detalhes” foi criado para que as atividades selecionadas possam ser melhor explicadas. O campo é aberto, mas devem-se atentar para somente escrever informações correlatas às atividades selecionadas, não podendo inserir atividades diferentes neste campo.

Para construir o catálogo podemos usar o F3 e o plano de trabalho do estágio probatório?

É possível utilizar como base o F3 e o plano de trabalho do período probatório para descrição das atividades. Porém, eles podem estar desatualizados, então a melhor forma é conferir as atividades listadas no catálogo a partir da CBO.

Existe um canal direto para que possamos solicitar alterações nas CBOs ou temos que nos reportar ao Ministério do Trabalho? Quais os procedimentos?

A equipe da Carreira tem a competência para analisar as solicitações de alteração e se, necessário, fazer pequenas adequações nas descrições de atividades da Universidade ou fazer a informação ao Ministério do Trabalho.

Sobre servidores com cargo gratificado

Qual modelo de ocupação deverá ser associado para quem tem cargo gratificado?

Para os servidores que possuem cargo gratificado será possível escolher qual modelo associar nesse momento, o do cargo ou da função. Para isso, é necessário avaliar as atividades cotidianas do servidor e escolher o modelo que mais se aproxima dessas atividades. Posteriormente, poderá incluir também as atividades do outro modelo.

Temos um servidor de uma função específica que hoje atua como coordenador de laboratório. Como devemos proceder? Podemos realocar a função dele via sistema?

Ao elaborar o modelo de ocupação, o sistema habilitará tanto a CBO do cargo gratificado quanto a CBO da função específica para a qual o servidor foi contratado, permitindo que a seleção das atividades efetivamente exercidas seja da função específica ou do cargo gratificado.

Temos uma servidora contratada para a função de Analista de Recursos Humanos, mas que não atua em RH e está exercendo o cargo de assistente técnica. O sistema vai permitir fazer essa mudança?

O sistema permite selecionar as atividades que a servidora exerce atualmente, relacionadas ao cargo gratificado de assistente técnica.

É correto que supervisores da enfermagem, da área médica ou da odontologia estejam relacionados à CBO de supervisor administrativo?

Sim, pois as CBOs são amplas e genéricas e embora os servidores estejam atuando em áreas distintas, institucionalmente todos tem o mesmo cargo de “supervisor de seção”.

Nos casos de GRs em extinção (vacância), podemos utilizar a descrição da função do servidor ou devemos fazer a descrição do cargo?

Poderá ser utilizada a descrição da função, pois o modelo deve ser o que mais se aproxima das atividades cotidianas do servidor.

Sobre o Plano de Trabalho

Quando terá início o plano de trabalho?

01 de Abril de 2023.

O plano de trabalho deverá ser elaborado pensando no período de 1 ano?

Neste primeiro momento de estruturação dos modelos que alimentarão o catálogo a duração será de 6 meses. Entretanto, após a implantação da gestão de desempenho, o plano de trabalho será anual.

O plano de trabalho será feito em conjunto pela chefia e subordinado?

O servidor em estágio probatório terá que fazer um novo plano de trabalho nesse processo?

Não. O servidor em estágio probatório, como todos os servidores, deverá ser associado a um modelo de ocupação, mas o plano de trabalho não será criado, permanecendo válido o plano elaborado para o estágio probatório.

Qual a importância do preenchimento do campo ‘detalhes’?

Como as atividades do modelo são mais genéricas, é no campo detalhes que as atividades de cada servidor são especificadas, tornando o plano de trabalho personalizado.

No plano de trabalho é obrigatório o preenchimento do campo ‘detalhes’ para todas as atividades?

Não é obrigatório, mas o preenchimento é importante para a compreensão do servidor e para o registro das atividades que estão sendo solicitadas.

Qual o número permitido de caracteres no campo ‘detalhes’?

São permitidos 2.000 caracteres no campo ‘detalhes’ para cada área de atividade selecionada.

No segundo semestre de 2023 já será possível inserir no sistema o plano de trabalho de 2024? Isso será após a avaliação de desempenho?

Sim, conforme cronograma previsto e apresentado no vídeo de treinamento sobre o catálogo de modelos de ocupação.

Devo providenciar um plano de trabalho para o servidor temporário nesse processo?

Não. O servidor temporário, como todos os servidores, deverá ser associado a um modelo de ocupação, mas o plano de trabalho não será criado.

Quem posso indicar como chefia alternativa para a confecção do plano de trabalho?

Podem ser indicados como chefia alternativa servidores com designação.

Quem posso indicar como auxiliar para confecção do plano de trabalho?

Qualquer servidor com designação ou docentes da carreira MS da Universidade. Lembrando que depois de editado pelo auxiliar, o plano volta para a chefia dar andamento ao processo.

Sobre a Avaliação de Desempenho

A ideia da Universidade é que se tenha dois tipos de avaliação? Progressão e avaliação de desempenho?

Os servidores da carreira PAEPE terão os dois processos ocorrendo em paralelo. A avaliação de desempenho ocorrerá anualmente e os resultados subsidiarão o processo de progressão.

Quem posso indicar como chefia alternativa para a avaliação de desempenho?

Podem ser indicados como chefia alternativa servidores com designação.

Quem posso indicar como auxiliar para a avaliação de desempenho?

Qualquer servidor com designação ou docentes da carreira MS da Universidade. Lembrando que depois de editado pelo auxiliar, a avaliação volta para a chefia dar andamento ao processo.

Tem como alterar o auxiliar indicado na etapa de avaliação?

O sistema não possui uma funcionalidade para remover o auxiliar, mas é possível continuar a avaliação sem a atuação do servidor indicado como auxiliar.

Quando a chefia deve registrar no sistema que o servidor está impossibilitado de ser avaliado?

Apenas em casos extremamente excepcionais, como afastamentos de longa data e servidores que tenham trabalhado menos de três meses no período de 01/01 a 01/10/2023. Nos demais casos, a recomendação é que seja feita a avaliação do servidor.

Como fazer a avaliação de um servidor que foi transferido recentemente?

Neste caso, a recomendação é que a chefia anterior seja indicada como chefia alternativa ou auxiliar, visto que a avaliação se refere ao período de 01/01 a 01/10/2023.

Como podemos aplicar os conceitos para a avaliação do servidor? Existe alguma referência de expectativa sobre cada um deles?

Atende satisfatoriamente: é aquele servidor que cumpre as atividades que foram solicitadas e somente isso. Ele atende, é um bom servidor, mas não faz nada além do que lhe é solicitado, conforme normas e procedimentos preestabelecidos.

Atende com excelência: é aquele servidor que executa de forma excelente além das atividades que lhe são propostas. Consegue entregar bem mais do que a chefia solicitou. Domina tão bem sua rotina e atividades que é capaz de ensinar outros servidores e serem referência na sua área sobre determinado assunto.

Atende acima do esperado: é aquele servidor que trabalha de forma tão excelente que consegue realizar atividades acima do que seria esperado. Possui iniciativa de iniciar uma tarefa nova sem que lhe seja solicitado, identificando as necessidades do seu trabalho. Tem autonomia para propor melhorias e executá-las.

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