Relatório da Gestão 2021-2025
Psicologia do Trabalho
DESAFIOS
Desde que foi criada em 2022, a Divisão de Psicologia do Trabalho – DPsi enfrentou desafios naturais de uma área nova: equipe pequena, estrutura em formação e o cenário difícil do pós-pandemia.
Apesar disso, os avanços e conquistas ao longo do tempo superaram as dificuldades iniciais, e os resultados obtidos refletem o trabalho técnico realizado e indicam o espaço que a Divisão vem ocupando na Universidade.
CERTIFICAÇÃO
A Divisão de Psicologia do Trabalho foi criada formalmente em 2024, à época da recertificação da DGRH. Porém, em agosto de 2022, a área começou a ser estruturada a partir do desmembramento do setor do Desenvolvimento da antiga DPD, que passou a ter uma nova gerência, ocupar um novo espaço físico e ser denominada CAED (Cuidado, Acolhimento, Escuta e Desenvolvimento), composta na época por 3 psicólogas e 1 pedagoga. Em 2023, a Diretoria Geral da DGRH identificou a importância do CRIAT (Cuidados com o Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho), onde atuavam 2 psicólogas, ser incorporado à nova área que estava se formando e, desde então, estabeleceu-se a vinculação.
Assim, a criação da Divisão surgiu da necessidade de integração, organização e ampliação dos serviços e programas desenvolvidos pela CAED e CRIAT, bem como da implantação de novas formas de atuação, processos de trabalho, sistemas informatizados e documentos reguladores.
Reconhecendo a importância da Divisão para atendimento das demandas institucionais, a Diretoria Geral da DGRH autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 6 psicólogos do trabalho, sendo 4 vagas para a CAED e 2 vagas para o CRIAT. Além da ampliação da equipe, foi necessário reformar o espaço físico para melhor acomodar a equipe técnica e os servidores atendidos.
Desde sua criação, a DPsi atua como área técnica da DGRH, ajudando a Diretoria Geral a entender melhor as necessidades da Universidade em temas como convivência no trabalho, adaptação servidores em estágio probatório, motivações e solicitações de transferência, denúncias de assédio moral, gestão de conflitos e outras questões ligadas à psicologia do trabalho.”
O principal objetivo da DPsi é promover e implementar ações que contribuam de forma positiva e duradoura para um ambiente de trabalho saudável, promovendo e cuidando da saúde mental dos servidores.
CAED – CUIDADO, ACOLHIMENTO, ESCUTA E DESENVOLVIMENTO
As realizações da equipe foram:
Estágio probatório
Acompanhamento e orientação a gestores, membros de Comissões Especiais de Avaliação de Desempenho (CEAD) e servidores de todas as carreiras em cumprimento de estágio probatório.
Transferência de servidores
Acolhimento e efetivação de solicitações de transferência de servidores e de preenchimento de vaga via transferência das Unidades/Órgãos.
Atendimento psicoprofissional
Acompanhamento de servidores da Universidade por meio de atendimentos psicoprofissionais que permeiam todos os processos de trabalho da DPsi, como transferência, estágio probatório, patrulheiros e orientação gerencial. Durante a gestão foram realizados 1.027 atendimentos a 462 servidores e 16 patrulheiros sobre, sobre os assuntos mostrados no gráfico a seguir:

Programa Patrulheiros
Gerenciamento do Programa Patrulheiros, uma parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC) para oferecer aos jovens aprendizes oportunidades de trabalho na Universidade. Nos últimos quatro anos foram admitidos 280 patrulheiros, realizados 16 atendimentos psicoprofissionais e 57 oficinas (Integração e Tô Saindo).

Oficina Integração
Realização de encontros para recepção, acolhimento, integração e orientação de novos servidores da Universidade.
Preparação para a Aposentadoria – PPA
Ministração de oficinas para propiciar um espaço de reflexão sobre essa nova etapa da vida.
Mapeamento por competência
Desenvolvimento de projeto de apoio às direções das Unidades/Órgãos para dimensionamento e organização do quadro de pessoal, buscando compatibilizar as necessidades institucionais com o perfil profissional dos servidores.
Desenvolvimento de lideranças e equipes
Atuação em conjunto com as lideranças, para promover reflexões sobre o papel profissional de cada um e contribuir no direcionamento ou redirecionamento de suas atividades. A ação também acontece com as equipes.
CRIAT – CUIDADOS COM O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
A atuação da equipe envolveu as seguintes atividades:
Acolhimento de denúncias de assédio moral
Identificação de indícios de assédio moral ou outra inadequação nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, enviando conclusões e sugestões à Diretoria Geral para tomada de decisão, que corresponde à fase preliminar de apreciação de denúncia de assédio moral. Durante a gestão, foram realizados 38 acolhimentos de denúncias de assédio moral, sendo 19 coletivas, o que resultou na conclusão de 33 relatórios finais de apreciação.

Escuta qualificada
Atuação como facilitador no restabelecimento do diálogo e identificação de alternativas para gestão de conflitos, pós-denúncia de assédio moral. No total, foram realizadas 105 escutas qualificadas de denunciantes e de denunciados, com 104 profissionais envolvidos.

Atendimento e mediação de conflitos
Orientações à gestores, RHs e servidores sobre situações conflituosas, com análise conjunta sobre possíveis estratégias para solução.
Diagnóstico organizacional
Assessoria às Unidades/Órgãos, por meio de diagnóstico organizacional, visando análise e compreensão dos padrões culturais que contribuem para os conflitos e recomendações para os líderes efetuarem planejamento de ações para melhorias do ambiente laboral.
Programas de capacitação
Promoção de programas de capacitação por meio de palestras, workshops, oficinas e campanhas de conscientização sobre assédio moral, visando engajamento e manutenção de clima organizacional saudável.
GANHOS
Abaixo estão os principais ganhos da Divisão de Psicologia do Trabalho desde sua criação, em agosto de 2022, até agora:
- Estruturação da Divisão por meio de ampliação da equipe técnica em 100% (de 6 para 12 profissionais), certificação de Assistente Técnico para assessorar a Coordenação, criação do apoio administrativo para auxiliar as equipes, adequação e reforma de espaço físico.
- Criação de novo fluxo, consolidação e sistematização do processo de transferência com a concepção do sistema ASTRA.
- Implementação dos atendimentos e acompanhamentos presenciais de servidores em estágio probatório, bem como os atendimentos da CEAD.
- Elaboração de nova regulamentação de estágio probatório PAEPE.
- Adequações e melhorias no sistema de probatório em consonância com a nova Resolução.
- Criação e implantação do processo de Mapeamento por Competência.
- Retorno das Oficinas do PPA.
- Retorno presencial das Oficinas de Integração.
- Gerenciamento do Programa Patrulheiros, ampliando os atendimentos individualizados aos jovens aprendizes, e estabelecimento de novas parcerias com as Unidades/Órgãos para oferecimento de oficinas aos jovens.
- Reformulação do Parecer Técnico referente ao processo de denúncia de assédio moral, gerando maior agilidade no prazo de conclusão.
- Encontros de orientação realizados nas Unidades/Órgãos para lideranças e profissionais de RH sobre o processo de acolhimento à denúncia de assédio moral.
- Oferecimento do curso “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”.
- Oferecimento do curso “Negociação e Gestão de Conflitos” aos gestores e líderes das Unidades/Órgãos.
- Elaboração do programa “Resgate do Ser Humano” e realização de oficinas com reflexões sobre os temas Comunicação e Sentido do Trabalho.
FUTURO
A Divisão pretende fortalecer os trabalhos já implantados, considerando as respostas positivas, efetivas e concretas dos resultados alcançados. Além disso, buscará ampliar o campo de atuação para consolidar a DPsi como referência em assuntos relacionados à psicologia do trabalho. Para isso, planeja:
- Realizar mudanças no processo de assessoria às Unidades/Órgãos para melhoria do ambiente de trabalho.
- Ampliar o oferecimento de oficinas aos RHs, CTUs, gestores e servidores com temas de interesse como feedback, gestão de conflitos, comunicação, relacionamento interpessoal e sentido do trabalho, entre outros que poderão surgir.
- Criar e propiciar espaços de reflexão sobre temas voltados à formação saudável do ambiente de trabalho e suas relações.
- Ampliar para as demais carreiras da Universidade, além da PAEPE, os atendimentos individualizados para servidores em estágio probatório, bem como para suas respectivas CEADs e gestores.
- Adequar a Resolução que trata do estágio probatório das carreiras Docente, Pesquisador e Procurador aos moldes da carreira PAEPE.
- Consolidar o processo de transferência via sistema informatizado ASTRA.
- Revisar o fluxo de entrada de denúncia de assédio moral.
- Atuar amplamente na prevenção às práticas abusivas, por meio de workshops sobre assédio moral e gestão de conflitos para diferentes públicos e da comunicação sobre assédio moral na Universidade, através de cartilha e divulgação em sites e cartazes.
- Revisar a Instrução Normativa DGRH n° 02/2016, que estabelece orientações e procedimentos para apuração de denúncias de assédio moral.