Psicologia do Trabalho

Everaldo Pinehiro

Desde que foi criada em 2022, a Divisão de Psicologia do Trabalho – DPsi enfrentou desafios naturais de uma área nova: equipe pequena, estrutura em formação e o cenário difícil do pós-pandemia.

Apesar disso, os avanços e conquistas ao longo do tempo superaram as dificuldades iniciais, e os resultados obtidos refletem o trabalho técnico realizado e indicam o espaço que a Divisão vem ocupando na Universidade.

A Divisão de Psicologia do Trabalho foi criada formalmente em 2024, à época da recertificação da DGRH. Porém, em agosto de 2022, a área começou a ser estruturada a partir do desmembramento do setor do Desenvolvimento da antiga DPD, que passou a ter uma nova gerência, ocupar um novo espaço físico e ser denominada CAED (Cuidado, Acolhimento, Escuta e Desenvolvimento), composta na época por 3 psicólogas e 1 pedagoga. Em 2023, a Diretoria Geral da DGRH identificou a importância do CRIAT (Cuidados com o Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho), onde atuavam 2 psicólogas, ser incorporado à nova área que estava se formando e, desde então, estabeleceu-se a vinculação.

Assim, a criação da Divisão surgiu da necessidade de integração, organização e ampliação dos serviços e programas desenvolvidos pela CAED e CRIAT, bem como da implantação de novas formas de atuação, processos de trabalho, sistemas informatizados e documentos reguladores.   

Reconhecendo a importância da Divisão para atendimento das demandas institucionais, a Diretoria Geral da DGRH autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 6 psicólogos do trabalho, sendo 4 vagas para a CAED e 2 vagas para o CRIAT. Além da ampliação da equipe, foi necessário reformar o espaço físico para melhor acomodar a equipe técnica e os servidores atendidos.

Desde sua criação, a DPsi atua como área técnica da DGRH, ajudando a Diretoria Geral a entender melhor as necessidades da Universidade em temas como convivência no trabalho, adaptação servidores em estágio probatório, motivações e solicitações de transferência, denúncias de assédio moral, gestão de conflitos e outras questões ligadas à psicologia do trabalho.”

O principal objetivo da DPsi é promover e implementar ações que contribuam de forma positiva e duradoura para um ambiente de trabalho saudável, promovendo e cuidando da saúde mental dos servidores.

As realizações da equipe foram:

Estágio probatório

Acompanhamento e orientação a gestores, membros de Comissões Especiais de Avaliação de Desempenho (CEAD) e servidores de todas as carreiras em cumprimento de estágio probatório.

123
servidores atendidos
277
atendimentos realizados
Transferência de servidores

Acolhimento e efetivação de solicitações de transferência de servidores e de preenchimento de vaga via transferência das Unidades/Órgãos.

98
servidores atendidos
41
transferências realizadas
Atendimento psicoprofissional

Acompanhamento de servidores da Universidade por meio de atendimentos psicoprofissionais que permeiam todos os processos de trabalho da DPsi, como transferência, estágio probatório, patrulheiros e orientação gerencial. Durante a gestão foram realizados 1.027 atendimentos a 462 servidores e 16 patrulheiros sobre, sobre os assuntos mostrados no gráfico a seguir:

Programa Patrulheiros

Gerenciamento do Programa Patrulheiros, uma parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC) para oferecer aos jovens aprendizes oportunidades de trabalho na Universidade. Nos últimos quatro anos foram admitidos 280 patrulheiros, realizados 16 atendimentos psicoprofissionais e 57 oficinas (Integração e Tô Saindo).

Oficina Integração

Realização de encontros para recepção, acolhimento, integração e orientação de novos servidores da Universidade.

56
Oficinas Integração
1419
participantes nas Oficinas Integração

Preparação para a Aposentadoria – PPA

Ministração de oficinas para propiciar um espaço de reflexão sobre essa nova etapa da vida.

22
Oficinas PPA
38
participantes nas Oficinas PPA

Mapeamento por competência

Desenvolvimento de projeto de apoio às direções das Unidades/Órgãos para dimensionamento e organização do quadro de pessoal, buscando compatibilizar as necessidades institucionais com o perfil profissional dos servidores.

71
servidores atendidos para mapeamento por competência

Desenvolvimento de lideranças e equipes

Atuação em conjunto com as lideranças, para promover reflexões sobre o papel profissional de cada um e contribuir no direcionamento ou redirecionamento de suas atividades. A ação também acontece com as equipes.

16
servidores atendidos para desenvolvimento de equipe
45
servidores atendidos para desenvolvimento de liderança

A atuação da equipe envolveu as seguintes atividades:

Acolhimento de denúncias de assédio moral

Identificação de indícios de assédio moral ou outra inadequação nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, enviando conclusões e sugestões à Diretoria Geral para tomada de decisão, que corresponde à fase preliminar de apreciação de denúncia de assédio moral. Durante a gestão, foram realizados 38 acolhimentos de denúncias de assédio moral, sendo 19 coletivas, o que resultou na conclusão de 33 relatórios finais de apreciação.

Escuta qualificada

Atuação como facilitador no restabelecimento do diálogo e identificação de alternativas para gestão de conflitos, pós-denúncia de assédio moral. No total, foram realizadas 105 escutas qualificadas de denunciantes e de denunciados, com 104 profissionais envolvidos.

Atendimento e mediação de conflitos

Orientações à gestores, RHs e servidores sobre situações conflituosas, com análise conjunta sobre possíveis estratégias para solução.

255
reuniões ou atendimentos individuais/coletivos, com aproximadamente 10 Unidades/Órgãos atendidas
7
processos de mediação e conciliação de conflitos, que envolveram 20 profissionais e 7 Unidades/Órgãos

Diagnóstico organizacional

Assessoria às Unidades/Órgãos, por meio de diagnóstico organizacional, visando análise e compreensão dos padrões culturais que contribuem para os conflitos e recomendações para os líderes efetuarem planejamento de ações para melhorias do ambiente laboral.

5
Unidades/Órgãos assessoradas
18
oficinas e reuniões realizadas
113
entrevistas e feedbacks
252
profissionais envolvidos

Programas de capacitação

Promoção de programas de capacitação por meio de palestras, workshops, oficinas e campanhas de conscientização sobre assédio moral, visando engajamento e manutenção de clima organizacional saudável.

41
participantes em 2 oficinas “Resgate do Ser Humano”
694
participantes em 26 workshops e palestras sobre “Assédio Moral e Gestão de Conflitos”
488
participantes em 19 cursos sobre “Negociação e Gestão de Conflitos” e “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”

Abaixo estão os principais ganhos da Divisão de Psicologia do Trabalho desde sua criação, em agosto de 2022, até agora:

  • Estruturação da Divisão por meio de ampliação da equipe técnica em 100% (de 6 para 12 profissionais), certificação de Assistente Técnico para assessorar a Coordenação, criação do apoio administrativo para auxiliar as equipes, adequação e reforma de espaço físico.
  • Criação de novo fluxo, consolidação e sistematização do processo de transferência com a concepção do sistema ASTRA.
  • Implementação dos atendimentos e acompanhamentos presenciais de servidores em estágio probatório, bem como os atendimentos da CEAD.
  • Elaboração de nova regulamentação de estágio probatório PAEPE.
  • Adequações e melhorias no sistema de probatório em consonância com a nova Resolução.
  • Criação e implantação do processo de Mapeamento por Competência.
  • Retorno das Oficinas do PPA.
  • Retorno presencial das Oficinas de Integração.
  • Gerenciamento do Programa Patrulheiros, ampliando os atendimentos individualizados aos jovens aprendizes, e estabelecimento de novas parcerias com as Unidades/Órgãos para oferecimento de oficinas aos jovens.
  • Reformulação do Parecer Técnico referente ao processo de denúncia de assédio moral, gerando maior agilidade no prazo de conclusão.
  • Encontros de orientação realizados nas Unidades/Órgãos para lideranças e profissionais de RH sobre o processo de acolhimento à denúncia de assédio moral.
  • Oferecimento do curso “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”.
  • Oferecimento do curso “Negociação e Gestão de Conflitos” aos gestores e líderes das Unidades/Órgãos.
  • Elaboração do programa “Resgate do Ser Humano” e realização de oficinas com reflexões sobre os temas Comunicação e Sentido do Trabalho.

A Divisão pretende fortalecer os trabalhos já implantados, considerando as respostas positivas, efetivas e concretas dos resultados alcançados. Além disso, buscará ampliar o campo de atuação para consolidar a DPsi como referência em assuntos relacionados à psicologia do trabalho. Para isso, planeja:

  • Realizar mudanças no processo de assessoria às Unidades/Órgãos para melhoria do ambiente de trabalho.
  • Ampliar o oferecimento de oficinas aos RHs, CTUs, gestores e servidores com temas de interesse como feedback, gestão de conflitos, comunicação, relacionamento interpessoal e sentido do trabalho, entre outros que poderão surgir.
  • Criar e propiciar espaços de reflexão sobre temas voltados à formação saudável do ambiente de trabalho e suas relações.
  • Ampliar para as demais carreiras da Universidade, além da PAEPE, os atendimentos individualizados para servidores em estágio probatório, bem como para suas respectivas CEADs e gestores.
  • Adequar a Resolução que trata do estágio probatório das carreiras Docente, Pesquisador e Procurador aos moldes da carreira PAEPE.
  • Consolidar o processo de transferência via sistema informatizado ASTRA.
  • Revisar o fluxo de entrada de denúncia de assédio moral.
  • Atuar amplamente na prevenção às práticas abusivas, por meio de workshops sobre assédio moral e gestão de conflitos para diferentes públicos e da comunicação sobre assédio moral na Universidade, através de cartilha e divulgação em sites e cartazes.
  • Revisar a Instrução Normativa DGRH n° 02/2016, que estabelece orientações e procedimentos para apuração de denúncias de assédio moral.