Relatório da Gestão 2021-2025
Segurança do Trabalho
DESAFIOS
A DSTr passou por uma reestruturação em 2022, com a mudança do Coordenador. Com isso, houve nova priorização dos projetos.
O primeiro desafio enfrentado foi a falta de treinamento específico das equipes para adequado uso do sistema Senior no que se refere às normativas recém-publicadas.
Diante dessa dificuldade, logo após a reestruturação da Divisão e ainda em 2022, foram realizados dois grandes treinamentos com toda a equipe. Um foi ministrado in company pela própria empresa Senior Sistemas, sobre todas as telas, produtos e soluções que o sistema oferece. Outro foi oferecido por servidores da própria equipe DSTr, sobre a criação de ferramentas de coleta e análise de dados para o PGR.
Enquanto esses treinamentos aconteciam, percebemos que a equipe tinha poucos servidores e precisava ser ampliada para enfrentar novos desafios e assumir outros projetos. Assim, foram solicitados e aprovados concursos para Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Fisioterapeuta do Trabalho com especialização em Ergonomia, que aguarda publicação do edital para a contratação de dois servidores.
Devido aos concursos, houve longa espera até a contratação dos profissionais qualificados, o que só aconteceu há cerca de oito meses. No entanto, isso não impactou significativamente os objetivos da Divisão.
Ainda sobre a equipe, a Seção de Prevenção e Combate a Incêndios – SPCI, bem como seus servidores, foi transferida para Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em comum acordo, uma vez que lá seria possível abordar a prevenção e o planejamento dos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCBs de maneira mais integrada, coesa e estratégica para a Universidade.
Também foi preciso contratar uma empresa especializada para avaliar a presença de produtos químicos nos diversos ambientes de trabalho. O processo demorou mais do que o esperado e só foi concluído no final de 2024. No entanto, as avaliações quantitativas já começaram e seguirão ao longo de 2025.
Além disso, a DSTr é responsável por indicar, comprar e fornecer os equipamentos de proteção individual na Universidade. No entanto, as mudanças recentes na legislação, especialmente a nova Lei de Licitações, impactaram bastante as compras, dificultando o fornecimento regular de alguns itens. Esses problemas foram apenas parcialmente resolvidos e ainda geram desafios relevantes para a Divisão.
ESOCIAL
Em 2022, todas as adaptações no sistema Senior foram feitas para garantir que a Universidade enviasse todos os eventos S-2240 para o eSocial dentro do prazo.
Com isso, em janeiro de 2023, 100% dos eventos foram enviados para o eSocial, sem nenhuma pendência por parte da Segurança do Trabalho.
Desde então, todo mês a DSTr verifica a necessidade de ajustes nos eventos, acompanhando todas as contratações e mudanças de riscos dos servidores CLT. Foram mais de 3.800 eventos do eSocial enviados nesse período.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Sobre o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, a DSTr se reorganizou e assumiu a Célula de Ergonomia, antes integrada à DSO, e montou uma equipe multiprofissional para cumprir a legislação que exige que a Universidade tenha um programa para gerenciar os riscos aos quais seus servidores estão expostos.
Com o PGR, são realizadas vistorias e levantamentos em toda a Universidade para, além de cumprir exigência legal, identificar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho, sejam físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes ou psicossociais.
O levantamento de riscos ergonômicos será o primeiro a ser feito e registrado de forma técnica para todos os servidores.
ERGONOMIA
Ainda nesse sentido, a Célula de Ergonomia da DSTr atuou em três grandes frentes:
- Ginástica laboral: projeto que já existiu na Unicamp e que foi reiniciado no ano de 2024 com objetivo de atuar diretamente como medida preventiva de lesões musculoesqueléticas e atua na socialização e qualidade de vida dos servidores;
- Interface com DGA: parceria para a definição de registros de preço destinados à aquisição de mobiliários adequados para toda a Universidade, onde realizamos análises rigorosas para garantir padrões de qualidade e durabilidade. A longo prazo, nossa intenção é participar da compra de diversos produtos e móveis, para garantir o cumprimento dos requisitos ergonômicos. Atualmente, a Comissão de Mobiliário da DGA é presidida por um membro da Célula de Ergonomia da DSTr. Essa atividade requer planejamento técnico das aquisições, incluindo a avaliação dos descritivos de mobiliário e a necessidade de avaliação técnica de amostras. No contexto do pregão atual da DGA (PE DGA 90035/2024 – processo 11625/24 – RP cadeiras), já iniciamos a análise de mais de 20 amostras de cadeiras, buscando aquelas que apresentam a melhor qualidade para a aquisição de mais de 6.000 itens para a Universidade.
- Análises ergonômicas do trabalho: documentos exigidos por lei que descrevem tecnicamente os perigos e riscos ergonômicos que os servidores estão expostos em sua rotina laboral. Isso engloba desde os mobiliários como cadeiras e mesas até as rotinas com levantamentos de cargas ou posturas biomecânicas incorretas.
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Para a revisão dos adicionais de insalubridade e periculosidade, foram contratados Engenheiros de Segurança do Trabalho por meio de concurso público para integrar a equipe responsável pelos Laudos Técnicos e Adicionais. Atualmente, a Seção conta com 4 desses profissionais, o maior número na história da Universidade. Esses engenheiros são especializados e capacitados para realizar a análise técnica sobre a concessão ou não dos adicionais.
Destaca-se que a revisão de todos os adicionais dos servidores da Unicamp está quase concluída, com cerca de 85% da Unicamp já analisada por meio de laudos individuais de insalubridade e periculosidade.
Além disso, foi criado um sistema de gestão dedicado a esse processo, totalmente implantado e informatizado, o que trouxe mais agilidade, confiabilidade e precisão nos laudos realizados, e que pode ser acessado em https://www.siarh.unicamp.br/gist.
POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Na revisão das normativas internas, a DSTr finalizou a proposta da Política de Segurança no Trabalho da Universidade, que resultou na publicação da Deliberação CAD-A-007/2025.
OUTRAS REALIZAÇÕES
GANHOS
O principal avanço foi a atualização técnica e o reforço na equipe. O número de profissionais especializados aumentou, o que possibilitou um melhor gerenciamento dos processos.
A contratação de um profissional de Educação Física foi fundamental para retomar a ginástica laboral, além da inclusão de estagiários em Educação Física, Fisioterapia e Técnico de Segurança do Trabalho, que também contribuíram significativamente para o desenvolvimento da área.
Diversos processos foram informatizados e programas de gestão específicos foram criados, facilitando o controle, a visualização e a identificação de erros nas rotinas administrativas e técnicas.
A interface da Divisão com a Universidade como um todo melhorou significativamente, permitindo a conclusão de projetos em várias Unidades nos últimos anos.
Foi criado um posto avançado em Limeira e contratado um Técnico de Segurança exclusivo para esse local, tendo em vista as grandes obras recentemente aprovadas e a possibilidade de expansão nos campi localizados naquela cidade.
É importante destacar que o clima organizacional e o nível de satisfação dos servidores da Divisão melhoraram consideravelmente, o que facilitou o enfrentamento dos desafios e das dificuldades de forma mais unida e coesa.
FUTURO
A principal proposta para o futuro da DSTr é manter e aprimorar o que foi implantado nos últimos anos. Realmente acreditamos num processo de melhoria contínua.
Diante da expansão da equipe, torna-se fundamental a adequação do espaço físico da Divisão para receber e acolher adequadamente todos os servidores, e ser exemplo do cumprimento legal para a Universidade. Ou seja, é necessário respeitar internamente todas as normas legais e de ergonomia para que seja possível cobrar isso das Unidades e Órgãos.
Quanto ao PGR, o objetivo é concluir 100% da Universidade até o primeiro semestre de 2026. Após isso, daremos continuidade ao programa com reavaliações e aperfeiçoamentos constantes.
Para os 2027 e 2028 buscaremos a Certificação Internacional de Gestão em Segurança do Trabalho, um reconhecimento que validará a excelência do trabalho desenvolvido ao longo dos anos anteriores.
Na área de ergonomia, aguardamos com expectativa a chegada de dois novos profissionais, o que nos permitirá expandir as avaliações ergonômicas e proporcionar abordagem ainda mais técnica e humanizada nas relações de trabalho dos servidores da Universidade.
Em relação ao fornecimento de equipamentos de proteção individual, uma análise técnica sobre o tema e sua forma de aquisição já foi iniciada. Diante da nova Lei de Licitações, a DSTr adotará novo modelo de contratação, mais ágil, eficiente e alinhado às necessidades imediatas de segurança nos ambientes de trabalho.