Concursos e Carreira

Everaldo Pinehiro
Pandemia

A pandemia de Covid-19 representou um desafio na gestão dos recursos humanos e na organização do trabalho e rotinas da área. O entendimento sobre dar sequência ou não nos concursos que estavam autorizados e em vias de divulgação, os consequentes cancelamentos de trabalhos em andamento e seus desdobramentos, a suspensão inesperada da aplicação de provas e,  posteriormente, a complexa reorganização e preparação de espaços conforme as normas sanitárias estabelecidas se transformaram em desafios para a condução das atividades, trazendo inúmeros aprendizados e amadurecimento da equipe em vários aspectos, como necessidade de adaptação frente a situações adversas, resiliência, colaboração, empatia e alto grau de comprometimento.

Perícias médicas nos concursos públicos

A Diretoria de Perícias Médicas do Estado (DPME) passou a exigir a participação de representantes da Universidade no processo de perícia de candidatos que se inscrevem nas cotas para pessoas com deficiência. Essa exigência faz com que a Universidade mobilize representantes que possuam o mesmo perfil dos candidatos para compor as bancas de avaliação, o que demanda tempo significativo da equipe de Concursos e dificulta a alocação de pessoal para essa finalidade. Além disso, a necessidade de ajustar os procedimentos internos e conciliar a agenda da equipe e dos demais servidores envolvidos impacta diretamente nos prazos e na eficiência dos processos seletivos.

Contratos

De forma semelhante, a implementação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos trouxe mudanças estruturais que exigiram a revisão completa da documentação necessária para a contratação de empresas externas para a realização dos concursos, sobretudo no caso da Funcamp, por ser tratar de uma nova parceria que precisava ser formalizada e ajustada.

Tudo isso gerou retrabalho e atrasos significativos na abertura dos concursos, pois foi necessário revisar fluxos, redefinir responsabilidades e garantir a conformidade com a legislação vigente. Além disso, com a sobreposição de cronogramas, a equipe enfrentou maior complexidade no controle e na execução das ações, o que deve se estender até 2026.

Esse cenário exige planejamento ainda mais rigoroso e monitoramento contínuo dos processos para garantir maior previsibilidade e eficiência na condução dos concursos públicos.

Impactos da Lei de Cargos

A Lei Complementar nº 1404, de 10 de julho de 2024, que cria novos cargos públicos no Quadro de Pessoal da Unicamp, trouxe várias mudanças para diferentes áreas. As principais alterações que afetaram a DCC incluem a modificação das nomenclaturas dos cargos e a adaptação dos editais e sistemas internos, indicando a necessidade de ajustar os processos.

Inicialmente, essas mudanças aumentaram a carga de trabalho das áreas envolvidas, exigindo maior atenção aos processos e revisão de documentos. Além disso, por um período considerável, será necessário administrar dois grupos de servidores: os enquadrados em função autárquica e os que estão em cargos públicos.

Representada pela Coordenadora da Divisão, a DCC participou do Grupo de Trabalho e contribuiu com dados e relatórios que resultaram na publicação da nova Lei de Cargos.

Aprimorar a informação

Um dos desafios da DCC é tornar mais claras e acessíveis as informações sobre os processos, que envolvem e impactam mais de 6.000 servidores da Carreira PAEPE, além de servidores de outras carreiras que atuam na gestão. É fato que alterações e atualizações nos processos demandam tempo para serem implementadas e posteriormente divulgadas e compreendidas por toda a comunidade.

Um ponto de atenção é o grande volume de consultas recebidas por email e telefone sobre rotinas e informações já disponíveis no Portal DGRH, na legislação, nos manuais e nos vídeos tutoriais. A orientação é que esse material seja utilizado como primeira fonte de consulta, com objetivo de otimizar o tempo da equipe e permitir foco em atividades estratégicas e na resolução de demandas mais complexas. O desafio é equilibrar a necessidade de atendimento individualizado com o incentivo à autonomia, por meio do acesso facilitado à informação.

Desde a revisão da certificação implantada em 2019, os processos de Concursos e Carreira faziam parte da extinta Divisão de Gestão de Pessoal – DGP, que era maior área da DGRH na época e contava com cinco Coordenadorias que gerenciavam processos muito distintos, o que trouxe reflexos negativos para a DGRH.

Com o início da nova gestão em 2021, houve a separação informal dos processos de Concursos e Carreira dos demais contidos na DGP. Além disso, a antiga Coordenadoria de Desenvolvimento foi reestruturada, migrando a gestão da Carreira PAEPE para a nova Coordenadoria de Carreira e os demais processos relacionados ao acompanhamento dos servidores, relações interpessoais e outros programas para a nova Coordenadoria CAED – Cuidado, Acolhimento, Escuta e Desenvolvimento, que hoje integra a Divisão de Psicologia do Trabalho – DPsi, adequando estrategicamente as áreas por processos de trabalho afins.

Essa reorganização criou em 2023 a Divisão de Concursos e Carreira – DCC, que inclui a Coordenadoria de Concursos e a Coordenadoria de Carreira, o que reforçou a identidade institucional, fortaleceu os processos sob sua responsabilidade e evidenciou a amplitude e a complexidade das atividades relacionadas aos Concursos e Carreira PAEPE.

Reestruturação da equipe

Uma das dificuldades que a Coordenadoria de Carreira vem enfrentando ao longo dos anos é montar uma equipe qualificada. A área lida com processos muito complexos e de bastante impacto na Universidade, e encontrar servidores que tenham perfil e interesse nessa atuação é algo bastante desafiador.

A Coordenadoria de Carreira deixou de contar com alguns profissionais, mas conseguiu repor com servidores transferidos de outras Unidades, que trouxeram experiências anteriores, o que tem contribuído muito com a rotina. Em fevereiro de 2025 um servidor foi admitido por concurso público e outro está em processo de admissão, formando uma equipe de 5 servidores.

Já a Coordenadoria de Concursos está sendo reestruturada. A servidora que coordenava a área passou a desempenhar atividades de Assistente Técnica da Divisão e foi substituída por uma servidora da própria equipe, cuja vaga será reposta por concurso público em andamento.

Com isso, são necessários treinamentos constantes dos novos servidores para que possam atuar em diferentes frentes, o que demanda alguns meses até que adquiram certa autonomia.

Reforma

Para adequação do espaço físico à nova realidade e composição das equipes e processos de trabalho, foram realizados ajustes nas divisórias, o que possibilitou a criação de duas salas de atendimento e uma sala de reuniões que pode ser utilizada por outras áreas.

Parceria estratégica para realização de concursos públicos

Com objetivo de estabelecer parceria com empresa externa que priorize as demandas da Universidade para realização de concursos públicos e assim reduzir o tempo entre as solicitações e a homologação dos processos, foi formalizada a contratação da Funcamp. Esse processo exigiu inúmeras reuniões para definição do modelo de parceria, alinhamento de procedimentos e expectativas, estruturação da equipe de suporte aos concursos e revisão dos fluxos operacionais. A necessidade de constantes ajustes prolongou a implementação e demandou grande esforço da equipe, afetando os cronogramas e gerando desafios para a operacionalização eficiente do novo formato.

O processo está se estabilizando, mas o impacto inicial ainda será sentido ao longo do próximo ano.

Definição de 3 cronogramas anuais

O agrupamento das solicitações de abertura de concursos públicos da Carreira PAEPE aprovadas ao longo do ano, organizando 3 cronogramas anuais conforme a época de aprovação, garantiu maior controle da área, previsibilidade, eficiência nos processos seletivos e economia de recursos.

Processo Seletivo Público Temporário

Revisar e aprimorar as etapas de revisão, reprodução e aplicação de provas foi necessário para garantir o sigilo inerente ao processo e padronizar atividades relacionadas.

Com a reorganização do fluxo do processo seletivo temporário, centralizando atividades na Coordenadoria de Concursos, foi possível proporcionar maior uniformidade, qualidade nos procedimentos e sigilo das informações.

Entretanto, essa centralização provocou aumento significativo na rotina da equipe, sem a correspondente ampliação do quadro de servidores. Isso exigiu reorganização interna para absorver a nova demanda e garantir que a qualidade e os prazos fossem mantidos.

Durante a gestão, foram realizados 65 processos seletivos:

Para garantir agilidade e precisão em todas as etapas, a informatização do processo seletivo temporário foi iniciada e está em fase de levantamento de requisitos e fluxos operacionais.

Processo Seletivo de Estagiários

Com a finalidade de aprimorar o processo seletivo de estagiários, tanto no que se refere à estrutura salarial quanto aos procedimentos e sistemas envolvidos de modo a ganhar eficácia, clareza e padronização, o manual de procedimentos foi revisado.

Além disso, considerando o baixo número de inscrição, assim como a pouca presença para a realização das provas, e ainda a desistência na ocasião da convocação, foi realizada uma pesquisa sobre os valores de bolsas de estágio no setor privado e público. Após esse levantamento, foi encaminhada proposta de reajuste das bolsas pagas pela Universidade, o que foi aprovado e implantado.

Outra melhoria iniciada foi a implementação de processos seletivos direcionados para estagiários com foco em áreas específicas de atuação dentro dos principais grupos de formação, com objetivo de alinhar as preferências e a formação dos candidatos com os setores em que desejam estagiar, permitindo que as Unidades e Órgãos selecionem estagiários mais adequados às atividades a serem desenvolvidas em cada local.

Concursos Públicos

Para garantir a correta ordem de convocações, considerando as listas especiais para candidatos negros e pessoas com deficiência, foram implementadas melhorias no sistema de encaminhamento de candidatos para a área de admissão.

Formalização de procedimentos

Com a publicação da Deliberação CAD-A-01/2025, ficaram regulamentados os procedimentos para a realização de concursos públicos para provimento de cargos da Carreira PAEPE, atualizando diretrizes e garantindo maior clareza e padronização nos processos.

De forma semelhante, a Deliberação CAD-A-02/2025 formalizou os procedimentos para a contratação de servidores da Carreira PAEPE por tempo determinado, assegurando maior transparência e eficiência nas seleções e contratações.

Adoção de cotas para negros

A implementação das cotas para pretos e pardos nos concursos públicos e processos seletivos temporários da Carreira PAEPE, em atendimento à Deliberação CONSU-A-06/2021, também representou desafio, pois adicionou uma nova fase para averiguações étnico-raciais realizadas por bancas instituídas pela DEDH – Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Com isso, a equipe de Concursos passou a ser responsável por todas as convocações e por parte dos procedimentos administrativos, os quais ainda estão sendo aprimorados para garantir os direitos dos candidatos e atender às necessidades institucionais.

Além disso, mudanças na condução das atividades que envolvem as averiguações por parte da DEDH impactaram diretamente no trabalho da Coordenadoria de Concursos, pois a estrutura e os entendimentos entre as duas áreas já estavam alinhados e sofreram alterações significativas ao longo do processo. Embora muitas melhorias tenham sido implementadas, houve diversos momentos de desencontro de informações e procedimentos, exigindo adaptações e ajustes frequentes para assegurar a correta execução dessa nova etapa.

Novas atribuições

Em virtude de reestruturação interna da DGRH que descentralizou as rotinas de envio de documentos para publicação no Diário Oficial do Estado, foi necessário preparar a equipe para incorporar essas atividades na DCC.

Outras atividades
2500
média de solicitações de vagas analisadas
1618
encaminhamentos de candidatos para admissão efetivados em sistema
29
cotas PG respondidas
Manual da Carreira PAEPE

Para descrever detalhadamente as atividades e as rotinas relacionadas à gestão da Carreira PAEPE e garantir a padronização dos processos e a fácil consulta pelos servidores da área, foi elaborado pela própria equipe o Manual de Procedimentos de Rotina da Carreira. O documento contempla as principais atividades da área e está em constante atualização.

Requisitos das funções para abertura de concursos

Sob responsabilidade da Coordenadoria de Carreira, em parceria com a Coordenadoria de Concursos, são analisadas as informações presentes nos F1 – Formulários de Solicitação de Abertura de Concurso e de Solicitação de Aproveitamento, como função solicitada, requisitos de escolaridade para a função, descrição sumária presente no edital de abertura, e feitos os contatos necessários com as Unidades/Órgãos solicitantes.

A análise e atualização dos critérios e qualificações necessárias para os cargos disponíveis são importantes para garantir que os concursos atendam às necessidades da instituição.

Durante a gestão foram analisados cerca de 140 formulários.

Transposição de servidores PAEPE

Foi analisada a situação individual de 106 servidores que tiveram alterações funcionais relacionadas à transposição da Carreira PAEPE ocorrida com a implantação da Deliberação CAD-A-09/2018. Devido à pandemia, essas análises não puderam ser realizadas inicialmente, deixando alguns casos para serem concluídos nesta gestão.

Atualização de legislação

A Deliberação CAD-A-09/2018 que rege a Carreira PAEPE ficou desatualizada com o passar do tempo e precisava ser revisada. Sendo assim, a Deliberação CAD-A-17/2024 foi publicada para atender necessidades e incluir processos de trabalho atuais, como Progressão e Gestão de Desempenho.

Para estabelecer regras claras e definidas para o trabalho dos médicos plantonistas, incluindo tabela salarial e regras para a progressão, a Coordenadoria de Carreira, em conjunto com a DAP, contribuiu na elaboração de uma proposta normativa que encontra-se em análise pela Procuradoria Geral da Unicamp.

Outras atividades
64
cotas PG respondidas

Os procedimentos utilizados no processo de avaliação foram aprimorados para dar início a um ciclo contínuo para todos os servidores da Carreira PAEPE. Sendo assim, a Avaliação de Desempenho foi implementada e reintroduzida por meio do processo totalmente informatizado de Gestão de Desempenho.

Essa implantação aconteceu com base em um cronograma dividido em 4 fases, com duração de 2 anos, para que toda a comunidade pudesse acompanhar o desenvolvimento. Após a implantação, as melhorias previstas foram aplicadas e novas ações estão sendo estruturadas.

Para orientar os servidores sobre as normativas da Gestão de Desempenho, foi elaborado um manual e produzidos 4 vídeos-tutoriais. Para isso, a Coordenadoria de Carreira contou com a Coordenadoria de Comunicação Institucional DGRH, que elaborou roteiros, estruturou slides, preparou telas de sistema em ambiente de teste, dirigiu, gravou, editou e publicou os vídeos que, ao todo, tiveram 16.132 visualizações no canal da DGRH no YouTube.

E para facilitar ainda mais a compreensão e promover o esclarecimento de dúvidas, plantões online foram oferecidos para todas as partes envolvidas.

A Gestão de Desempenho foi concebida para também ser utilizada em processos de trabalho de outras áreas da DGRH. Atualmente, é empregada pela DSTr com o Sistema GIST e está em fase final de integração com o Sistema ASTRA, gerenciado pela Coordenadoria de Concursos e pela DPsi.

Ainda sobre esse tema, está em fase de estudos a estruturação de um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI destinado a todos os servidores da Carreira PAEPE, como mais uma etapa a ser implementada dentro da Gestão de Desempenho.

A implantação da Gestão de Desempenho para o acompanhamento e desenvolvimento dos servidores PAEPE teve sua importância reconhecida pela comunidade Unicamp e gerou o prêmio de melhor projeto da DGRH na edição 2024 do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, tendo sido desenvolvido em parceria com a Divisão de Informática e Coordenadoria de Comunicação Institucional DGRH.

O principal objetivo da área era revisar e aprimorar os procedimentos usados no processo de Progressão PAEPE, bem como melhorar o sistema informatizado de gerenciamento das progressões.

O primeiro ciclo foi realizado em 2019, na gestão anterior. Nesta gestão foram realizados 3 ciclos completos e o está em andamento.

Em conjunto com a DInf, foram implantadas mais de 100 melhorias no sistema desde o início do seu desenvolvimento em 2022, e novas funcionalidades continuam sendo desenvolvidas.

Além disso, a equipe da Coordenadoria de Carreira participou de diversos comitês com objetivo de implantar melhorias nos ciclos futuros e monitorar o andamento dos vigentes, em parceria com a PRDU e representantes dos servidores.

Para embasar os procedimentos, incluindo as melhorias continuamente implementadas, a legislação foi atualizada, Instruções Normativas foram publicadas e respostas às perguntas frequentes foram disponibilizadas no Portal da DGRH.

Quanto aos recursos financeiros, a Unicamp investiu cerca de R$ 94 milhões nesse processo, o que possibilitou a progressão de 5.756 servidores PAEPE.

De forma semelhante à Gestão de Desempenho, para deixar claro o papel de cada um dos envolvidos e tornar o processo mais leve, tutoriais foram produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Institucional DGRH, somando 10 vídeos a cada ciclo do processo e totalizando 32.386 visualizações no canal da DGRH no YouTube.

Além disso, plantões online foram oferecidos para facilitar o acesso da comunidade à equipe da Coordenadoria de Carreira e esclarecer dúvidas sobre o processo.

Para simplificar ainda mais, o Grupo de Trabalho presidido pela Diretora Geral de RH e com a participação da Coordenadora da DCC, estudou documentos e legislação e revisou o Anexo III da Deliberação CAD-A-009/2018, o que resultou nos Quadros Orientativos da Carreira PAEPE, incorporados à Deliberação CAD-A-017/2024. Para tornar as informações mais didáticas e acessíveis, com base nesses quadros a Coordenadoria de Comunicação Institucional desenvolveu subsistes dinâmicos com os requisitos mínimos para progressão por aumento de complexidade e por excelência no desempenho.

Para armazenar todos documentos, deliberações, modelos de formulários, portarias e cronogramas, desde a criação do processo até os dias atuais, foi aberto um processo físico, que já conta com dois volumes e é constantemente atualizado a cada etapa do processo.

Em 2022, em parceria com a Divisão de Informática e a Coordenadoria de Comunicação Institucional DGRH, Coordenadoria de Carreira submeteu ao Prêmio PAEPE o projeto “Modernização e Informatização do Processo de Progressão na Carreira PAEPE” e foi contemplada com a primeira colocação na DGRH.

Destaca-se como conquista de grande impacto para a Coordenadoria de Concursos o fortalecimento de parcerias com empresas especializadas na realização de concursos públicos. Diante dos diversos problemas enfrentados em processos seletivos antes conduzidos internamente, essa mudança trouxe avanços significativos e garantiu seleções mais qualificadas, imparciais e livres de questionamentos.

Já a Coordenadoria de Carreira foi amplamente reconhecida internamente por sua complexidade e importância, indo além de ser apenas mais um processo de trabalho dentro de uma área específica. Esse reconhecimento possibilitou a valorização significativa da equipe, com a contratação e transferência de novos servidores para a área. Esse movimento não apenas fortaleceu a equipe existente, mas também trouxe novas perspectivas e habilidades. Externamente, os processos se tornaram amplamente conhecidos pela maioria dos servidores da Universidade, tornando-se mais acessíveis e transparentes, o que promoveu maior confiança e participação, resultando em um ambiente mais colaborativo e eficiente.

Além de ser contemplada com Prêmio PAEPE em duas ocasiões como melhor projeto da DGRH (2022 – “Modernização e Informatização do Processo de Progressão na Carreira PAEPE” e 2024 – “Implantação da Gestão de Desempenho para o Acompanhamento e Desenvolvimento de todos os servidores da Carreira PAEPE”), a Coordenadoria de Carreira teve seu papel e importância reconhecidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU e a Câmara Interna de Desenvolvimento de Funcionários – CIDF. Isso permitiu que todos os servidores da equipe participassem como ouvintes das reuniões mensais da CIDF. A Diretoria Geral de RH também reconhece a quantidade de processos gerenciados pela Coordenadoria de Carreira, que são de interesse de toda a comunidade Unicamp. Isso levou à inclusão de uma opção específica no menu principal do Portal DGRH para reunir os produtos e os serviços gerenciados pela Coordenadoria.

Recentemente certificada, a Divisão de Concursos e Carreira – DCC pretende consolidar-se como área estratégica da DGRH para a Administração Superior. Para isso, busca dar visibilidade ao trabalho essencial e desafiador desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Concursos. Além disso, atua para institucionalizar os processos de Gestão de Desempenho e Progressão PAEPE, gerenciados pela Coordenadoria de Carreira, bem como a ampliação da autonomia da DGRH para, além de administrar e executar, propor políticas de carreira mais adequadas aos servidores PAEPE.

Para tanto, pretende atuar nas seguintes frentes:

Concursos
  • Melhorias no fluxo do processo de solicitação das demandas de abertura ou aproveitamento de concursos públicos e seus encaminhamentos, com interface com a Coordenadoria de Carreira. Essa proposta constou das necessidades de melhorias no sistema Solicita, porém ainda não foi realizada.
  • Sistematização de novas etapas do processo de concurso público em razão das alterações trazidas após a implementação das parcerias com empresas externas.
  • Criação de um “Banco de Dados” com informações detalhadas de cada cargo, incluindo escolaridade exigida, conselho de classe, descrição sumária, títulos e experiência necessária, para permitir integração automática com o sistema e facilitar a solicitação de abertura de concursos públicos e processos seletivos temporários.
  • Continuidade nas melhorias nos processos seletivos de estágio para torná-los mais ágeis e dinâmicos e, portanto, mais atrativos para atender às demandas da Universidade, e aplicar pesquisa interna para adequação dos cronogramas.
  • Continuidade na sistematização do processo seletivo temporário para garantir agilidade e precisão em todas as etapas e implementar a cobrança de taxa estabelecida pela Deliberação CAD-A-02/2025.
  • Recomposição da equipe após reestruturação interna.
Carreira
  • Revisão do fluxo do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP em parceria com a DSTr, verificando etapas, responsabilidades e prazos para garantir que o processo seja mais eficiente e atenda às necessidades da instituição. Essa proposta constou como um dos objetivos, porém por conta de outras prioridades, foi adiada.
  • Continuidade nos estudos para a implantação do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI.
  • Continuidade da integração da Gestão de Desempenho com outros processos de RH, como insalubridade e periculosidade, transferências e estágio probatório.
  • Prosseguimento das propostas de estudos de alterações na tabela de vencimentos alinhadas aos objetivos e estratégias da Carreira PAEPE.
  • Reestruturações relacionadas à implantação da nova Lei de Cargos e análises de descrições de atividades, principalmente do segmento fundamental.
  • Melhorias na Avaliação de Desempenho, implementando novos conceitos, adequação dos prazos e relatórios, e estudos para novas modalidades.
  • Melhorias nas regras do processo de Progressão PAEPE associadas à Gestão de Desempenho.