Comunicação Institucional

Everaldo Pinehiro

A atuação da Coordenadoria de Comunicação Institucional envolve uma série de desafios decorrentes das especificidades do ambiente universitário, da diversidade de públicos atendidos e da complexidade dos temas relacionados à gestão dos recursos humanos. Além de atuar como elo entre a instituição e os servidores, a equipe precisa adaptar linguagens, formatos e estratégias para garantir que informações técnico-normativas, operacionais e estratégicas sejam compreendidas e cheguem de forma clara e acessível a todos. Nesse contexto, destacam-se:

Manutenção da identidade institucional

Garantir que todos os servidores e gestores compreendam e adotem as diretrizes de identidade visual e de comunicação, promovendo consistência e reforçando a imagem da DGRH e da Universidade. Observa-se, no entanto, que mesmo após orientações e disponibilização de materiais de referência, ainda há casos de utilização de contas e assinaturas de email em desacordo com os padrões estabelecidos, bem como a elaboração de documentos e apresentações fora das diretrizes institucionais da DGRH.

Atuação em ambiente altamente técnico e normativo

Traduzir conteúdos complexos e jurídicos (leis, deliberações, instruções normativas) em informações claras e acessíveis para diferentes públicos, sem comprometer a integridade e fidelidade das informações.

Diversidade de públicos internos e externos

Comunicar-se de forma eficaz com públicos distintos, incluindo servidores docentes, técnico-administrativos, aposentados, gestores, estagiários, candidatos a concursos públicos e comunidade externa, cada um com necessidades, interesses e níveis de familiaridade diferentes com os temas de RH.

Conciliação entre demandas estratégicas e operacionais

Equilibrar a participação em projetos estratégicos com a execução de demandas operacionais cotidianas, como redação de comunicados e manutenção de conteúdos em diferentes canais. A equipe conta com apenas 4 integrantes com funções e atuações específicas e que são frequentemente indicados para compor instâncias e comissões de avaliação e progressão, grupos de trabalho, comissões de concursos externos, RH em Rede, Prêmio PAEPE, entre outros. Atuar nesses projetos exige dedicação e cuidado para não prejudicar a rotina de trabalho da equipe.

Falta de profissionais fixos

Consolidar uma equipe multidisciplinar fixa em todas as áreas de atuação da Comunicação Institucional para manter a qualidade das entregas e evitar a sobrecarga de trabalho das demais áreas. Atualmente, as atividades de jornalismo são conduzidas exclusivamente por um estagiário, cuja atuação é rotativa, o que impacta diretamente na preservação do histórico e do conhecimento acumulado. Além disso, no último ano a equipe permaneceu sem estagiário devido à baixa adesão e elevado índice de reprovação nos processos seletivos realizados. Essa situação tem comprometido a consistência das entregas e adiado projetos que dependem diretamente da atuação desse profissional.

Uso de múltiplos canais de comunicação e adaptação constante a novas tecnologias

Estudar, gerenciar e produzir conteúdo adaptado para diferentes plataformas (Portal DGRH, redes sociais, Intranet, comunicados por email, sinalização interna, vídeos, apresentações etc), mantendo a unidade visual e de linguagem, e considerando as vantagens e limitações de cada canal. Além disso, incorporar novas ferramentas de comunicação digital sem perder a agilidade no atendimento das demandas cotidianas.

A Coordenadoria atua em várias áreas: produção e publicação de conteúdo para a internet, redação e distribuição de comunicados institucionais, criação e produção gráfica e visual, direção e produção de vídeos-tutoriais, e promoção de encontros e reuniões temáticas. Além disso, tem papel fundamental nos processos de todas as áreas da DGRH, o que envolve a busca ativa por informações, seja por meio de entrevistas, pesquisas ou outras formas de coleta de dados, para garantir que todo o conteúdo produzido e divulgado seja relevante e bem fundamentado.

Comunicados institucionais

A equipe promoveu a comunicação direcionada a três públicos distintos: servidores da DGRH, dirigentes, RHs e servidores das Unidades e Órgãos da Unicamp, e comunidade externa, o que incluiu servidores aposentados e candidatos de concursos públicos. Para isso, textos específicos foram redigidos e enviados por meio dos canais mais adequados para cada caso, com objetivo de fazer a mensagem chegar de forma clara, acessível e eficaz.

Comunicados oficiais foram enviados por listas segmentadas de email, orientações e procedimentos sobre processos de trabalho foram publicados no Portal DGRH e divulgados por email e redes sociais, assim como notícias sobre ações e projetos.

Além de comunicados relacionados aos serviços da DGRH, a Comunicação também presta apoio a outros Órgãos da Unicamp na divulgação de ações que precisam alcançar toda a comunidade universitária ou grupos específicos de servidores. Podemos citar a divulgação da pesquisa de clima organizacional em parceria com o CESIT / IE, de informações sobre o auxílio-saúde e outros benefícios do GGBS, e sobre o transporte fretado, gerenciado pela Prefeitura.

Listas de email

A Comunicação desempenha papel estratégico na gestão e disseminação de informações relacionadas aos recursos humanos da Universidade, administrando 20 listas de email que atendem equipes internas da DGRH e públicos específicos do ambiente universitário e externo, e garantem a comunicação eficaz, ágil e direcionada.

6
listas da DGRH e suas equipes
3
listas para divulgações aos RHs, CTUs/ATs e dirigentes da Unicamp
2
listas para divulgações à comunidade interna e externa da Unicamp
9
listas de projetos específicos da DGRH e Unicamp

A atuação envolve desde a criação e manutenção das listas até a curadoria e o controle das mensagens, assegurando que conteúdo institucional relevante seja distribuído de forma segura, segmentada e alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.

Padronização de emails institucionais

A Comunicação também é responsável pela gestão da identidade institucional da DGRH. Nesse contexto, um grande trabalho foi a revisão dos emails de toda a estrutura organizacional e projetos da DGRH.

Como resultado, foi criado um padrão que reflexe melhor os processos de trabalho relacionados, facilita a identificação dos endereços por meio do prefixo “dgrh.”, simplifica a criação de novas contas e melhora a comunicação com a comunidade.

57
contas de email padronizadas e ativas na DGRH
Identidade visual

A definição, criação e padronização da identidade visual de projetos e documentos também fizeram parte das ações desenvolvidas. Com isso, foram atualizados os slides modelo para apresentações institucionais e reuniões, o papel timbrado para produção de documentos oficiais e os formulários relacionados aos produtos e serviços da DGRH.

Por ser referência também nessa área, a convite de diferentes Unidades e Órgãos da Unicamp, a equipe desenvolveu os seguintes projetos visuais:

Produção gráfica, digital e audiovisual

A equipe também é responsável pela produção de campanhas e materiais gráficos impressos (cartazes, banners, livretos, placas de porta etc) e digitais (destaques de matérias, ícones, webdesign, sinalização e outros) para apoiar e divulgar projetos desenvolvidos pela DGRH. Alguns exemplos são:

  • Criação de sinalização digital para a TV da recepção, com orientações de localização para auxiliar os visitantes
  • Redesign, atualização de informações e produção de 129 placas de sinalização interna da DGRH, em decorrência da reorganização das equipes e mudança das salas de trabalho
  • Cartaz para identificação do processo de averiguação étnico-racial para utilização pela DCC/Concursos
  • Redesign do Termo de Compromisso e Posse, utilizado nos eventos de posse de novos docentes na Universidade
  • Redesign e revisão de conteúdo do email de boas-vindas aos novos integrantes e nota de falecimento
  • Revisão de conteúdo e criação de layout para comunicado sobre a realização de exame médico periódico, enviado aos servidores da Unicamp pela DSO
  • Criação de peças gráficas para campanha de descarte de lixos e resíduos
  • Peças gráficas e site do Simpósio de Profissionais da Unicamp 2024
  • Design de placa afixada no novo espaço de convivência (jardim) da Educorp

Além disso, a equipe também é responsável pela criação de materiais audiovisuais (apresentações, vídeos e treinamentos) para apoio a reuniões, eventos, serviços e datas comemorativas. Alguns exemplos são:

  • Criação de 10 apresentações para a Diretora Geral e Diretor Adjunto da DGRH utilizarem em eventos e reuniões
  • Criação de vinheta institucional para os vídeos da DGRH
  • Roteirização, design e produção de 14 vídeos de treinamento para os processos de Progressão PAEPE e Gestão de Desempenho PAEPE, que estão disponíveis no canal da DGRH no Youtube e totalizam 48.518 visualizações até o momento
  • Produção de 3 vídeos tutoriais para orientação sobre acesso ao sistema Vida Funcional Online, demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos, que estão disponíveis no canal da DGRH no Youtube e até hoje totalizam 18.375 visualizações

Reconhecendo a importância de uma comunicação institucional eficaz e segura, a Unicamp implementou uma solução corporativa para revitalizar seus websites. Historicamente, a diversidade tecnológica e a falta de pessoal especializado resultaram em sites desatualizados e vulneráveis. Para enfrentar esses desafios, foi formada uma equipe multidisciplinar em outubro de 2021, composta por profissionais de TI, comunicação e design, provenientes da DETIC, DGRH e SEC. O objetivo foi possibilitar a criação ágil de sites modernos, seguros, acessíveis por qualquer dispositivo e que pudessem ser personalizados e mantidos sem a dependência de profissionais de TIC para o gerenciamento do conteúdo.

O resultado foi a criação de um modelo padronizado que reforça a identidade institucional da Unicamp e ao mesmo tempo dá flexibilidade para que cada Unidade/Órgão adapte o site para sua realidade.

As imagens acima mostram o site da AEPLAN antes (primeira foto) e depois (segunda foto) de adotar a solução corporativa

A Coordenadoria de Comunicação Institucional DGRH atuou fortemente desde o início na definição do layout e estrutura desse modelo, estabelecendo mais de uma opção de design para cada recurso criado, bem como na codificação para possibilitar o uso das ferramentas.

O embrião do projeto se deu por meio da orientação e preparo da equipe multidisciplinar, que se alojou inicialmente na sala da Comunicação Institucional DGRH, o que agilizou o processo e trouxe muitos ganhos para o projeto.

Os números abaixo destacam as principais realizações de novembro/2022 a agosto/2024:

44
websites lançados
222
servidores treinados para atualização de conteúdo
81
servidores treinados para administração dos sites
39
vídeos tutoriais produzidos
660
imagens de alta qualidade disponibilizadas
3172000
usuários alcançados

Desde o início até agora, foi possível lançar mais de 60 sites das Unidades e Órgãos da Unicamp, mas o número de adeptos continua aumentando.

Após estar estabelecido, o projeto passou a ser coordenado pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC, mas a Comunicação Institucional DGRH continua atuando diretamente no desenvolvimento de novas funcionalidades. O projeto foi premiado como o melhor das Diretorias Executivas e ficou entre os 7 melhores da Unicamp na edição 2024 do Prêmio PAEPE.

Em junho de 2023 foi lançada uma nova versão do Portal DGRH, que passou por grande reformulação em decorrência da migração de gerenciador de conteúdo (de Plone para WordPress), implicando na mudança do banco de dados, linguagem de programação e ambiente computacional. A atualização teve como foco melhorar a experiência dos visitantes e dos editores de conteúdo, proporcionando interface mais dinâmica, intuitiva e otimizada em novo visual. Foram disponibilizadas novas funcionalidades, elementos de acessibilidade, arquitetura da informação reorganizada, design que se adapta a qualquer tamanho de tela, e ferramentas simplificadas para gestão do conteúdo. Essa mudança refletiu nas atividades de todos os membros da equipe, exigindo intensa capacitação e constante aprendizado.

5405
mídias migradas (imagens e arquivos)
3121
páginas migradas (notícias, produtos, tabelas de vencimento e legislação)

O trabalho contínuo de manutenção do Portal DGRH envolve a atualização do conteúdo (incluindo 132 produtos e 127 formulários), publicação de notícias e novos produtos, implantação de novas funcionalidades, otimização de ferramentas e integração com as redes sociais da DGRH (que contam com 4.715 seguidores), onde também são divulgadas as notícias publicadas no Portal DGRH.

308
notícias publicadas durante a gestão
Ícone
3200
seguidores da DGRH no Facebook
Ícone
1515
seguidores da DGRH no X
Quadros orientativos para a Progressão PAEPE

Um projeto de grande visibilidade que envolveu toda a equipe foi a criação, em 2024, dos quadros didáticos para apoio à progressão na Carreira PAEPE, com base no quadro orientativo da Deliberação CAD-A-018/2024.

Quadros Orientativos para a Progressão PAEPE

A Coordenadoria de Comunicação criou e disponibilizou no Portal DGRH uma ferramenta online para apresentar de forma visual, objetiva e estruturada as condições e os requisitos mínimos para progressão por aumento de complexidade e por excelência no desempenho. Essa solução trouxe uma abordagem descomplicada para um extenso conjunto de regras, apresentando o conteúdo original de maneira simplificada e permitindo que os servidores tenham visão clara e completa do que é preciso para crescer na carreira desde o ingresso na Universidade.

O material tem sido amplamente consultado na Universidade e utilizado em reuniões orientativas sobre o processo.

Manual de Frequência e Férias

Outro importante lançamento realizado em 2025 atendeu a uma demanda recorrente dos RHs da Universidade. O Manual de Gerenciamento de Frequência e Férias apresenta normas e procedimentos para administrar a frequência e as férias dos servidores, detalhando o fundamento legal de cada ocorrência, os reflexos, as distinções para os regimes celetista e estatutário, e como devem ser tratadas pelo superior imediato e equipes de RH.

O material original disponibilizado pela DAP era extenso, não estava padronizado e precisou ser validado por várias áreas da DGRH, o que demandou intenso trabalho de revisão, estruturação e validação, que durou cerca de 5 meses. O formato online e interativo proposto e criado pela Comunicação Institucional, com conteúdo estruturado e hiperlinks, permitiu a navegação não linear e facilitou o acesso a informações relacionadas, proporcionando experiência de consulta dinâmica e contextualizada.

Manual de Frequência e Férias

Como o lançamento ocorreu há menos de um mês, ainda não foi possível avaliar o impacto na Universidade. No entanto, ao longo dos próximos meses, as sugestões e experiências dos usuários serão analisadas para aperfeiçoamento contínuo.

Acessos

Os dados coletados após o lançamento da nova versão do Portal DGRH apontam crescimento significativo no número de acessos diários em comparação ao período anterior (2017 a 2021), com média registrada de 1.783.

Observou-se, ainda, que os acessos por dispositivos móveis (47%) quase se equipararam aos acessos por computadores (53%), reforçando a priorização de melhorias relacionadas à responsividade, acessibilidade e usabilidade.

855929
total de acessos ao Portal DGRH (out/2023 a fev/2025)
1783
média de acessos diários
(out/2023 a fev/2025)

A nova versão foi lançada em fevereiro de 2025, após a migração para o mesmo sistema de gerenciamento de conteúdo do Portal DGRH. O projeto incluiu novo layout e recursos aprimorados, e foi integrado ao Portal DGRH, o que proporciona navegação fluida e autenticação simplificada.

O novo layout destaca os servidores com fotos ampliadas e perfis individuais que reúnem informações funcionais, curiosidades, aniversários e redes sociais. A novidade visa fortalecer a integração entre os recém-contratados e os servidores mais antigos, facilitando o reconhecimento e a interação na DGRH. Além disso, agora é possível curtir e responder comentários dos colegas.

Em parceria com a DInf, a seção Aniversariantes foi automatizada, passando a exibir dados diretamente da base de RH.

Para orientar os servidores e facilitar as rotinas, a Comunicação revisou a seção Serviços, e incluiu procedimentos e disponibilizou modelos padronizados de documentos institucionais.

Todos os servidores, estagiários e patrulheiros possuem acesso por meio de usuários criados e administrados pela Comunicação, que, em fevereiro de 2025, havia alcançado o total de 175 contas.

Em relação às matérias, houve redução nas publicações em comparação ao período anterior (2017 a 2021), devido à falta de profissionais na equipe. Nos últimos dois anos, a Comunicação ficou sem estagiário de Jornalismo, pois não houve candidatos aprovados nos processos seletivos. Como resultado, a produção de conteúdo foi limitada a atualizações sobre projetos e equipes, e temas relacionados a RH, deixando de lado matérias sobre a vida dos servidores, datas comemorativas e cobertura de eventos.

A segunda edição do RH em Rede, iniciada em 2022, teve como objetivo promover a troca de experiências entre os RHs da Unicamp, com debates sobre gestão de pessoas por meio de palestras e reuniões híbridas. A Comunicação foi responsável pela organização e divulgação, além de providenciar a cobertura dos eventos e a disponibilização dos vídeos.

De 2022 a 2025 foram promovidos 19 encontros, que abordaram as seguintes temáticas:

  • 2022: Por que “RH em Rede”?; Valorização e Engajamento; Saúde Emocional; Formação de Liderança e Gestão de Equipes; Retrospectiva 2022.
  • 2023: Revisão do Anexo III da Deliberação CAD-A-009/2018 – Carreira PAEPE; Estágio Probatório e Processo de Transferência; Inteligência Emocional; Relações de Trabalho, Assédio Moral e Avaliação de Desempenho; Ponto Eletrônico, Trabalho Remoto e Semana do Servidor; A Comunicação Afetiva na Formação de Redes Profissionais.
  • 2024: Recadastramento de Servidores Ativos; Quadro de Cargos e Ações da Carreira PAEPE; Estágio Probatório, Ingressantes PCD e Transferência; 2º Ciclo da Avaliação de Desempenho PAEPE; Projetos e Ações dos RHs Locais.
  • 2025 (até abril): Ponto Eletrônico; Acompanhamento e Transferência de Servidores, Perícias Médicas ESU, Gestão de Informações da Segurança do Trabalho; Avanços do Ponto Eletrônico.

Além dos encontros, foram feitas reuniões nas Unidades, com a participação Diretora Geral, Diretor Adjunto e Coordenador de Comunicação, e Diretores, Associados, CTUs e RHs, com o objetivo de ouvir demandas, apresentar ações e promover maior aproximação com a DGRH.

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE foi instituído em 2011 com o objetivo de reconhecer os servidores técnicos e administrativos da Unicamp que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para o aprimoramento dos processos e da qualidade da Universidade.

Além de valorizar o protagonismo dos servidores da Carreira PAEPE, a premiação busca incentivar e dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas em todas as Unidades e Órgãos, promovendo a disseminação de soluções inovadoras e o fortalecimento da cultura de proatividade no ambiente universitário.

A premiação contempla anualmente cerca de 50 trabalhos na categoria Melhor Projeto Local, selecionados a partir de uma média de 253 projetos inscritos por edição, considerando as três edições mais recentes (2022, 2023 e 2024). Dentre os premiados são eleitos os 10 melhores da Unicamp, sendo os 3 primeiros novamente premiados e os outros 7 contemplados com menção honrosa.

822
média de autores de projetos por edição (com base nas últimas três edições)

Para a edição 2025, o Comitê Organizador iniciou a revisão das regras para aplicar melhorias ainda este ano.

Projeto Linguagem Simples e Inclusiva Unicamp

Em 2023 e 2024, o Grupo de Trabalho Linguagem Simples e Inclusiva, designado pela CGU, revisou e simplificou modelos dos documentos institucionais com o objetivo de uniformizar a produção dos atos administrativos e de comunicação.

O Coordenador de Comunicação da DGRH integrou o GT e, com integrantes da Comunicação Institucional criou a identidade visual do projeto, as artes e diagramações de quatro manuais sobre o tema e desenvolveu a ferramenta digital interativa, que traz o conceito e a história da linguagem simples, ensina técnicas de escrita, indica o tipo de documento recomendado para cada situação (com modelos para download), os elementos que compõem os atos, e dá dicas para escrever emails.

Guia Linguagem Simples

O material foi lançado em setembro de 2024 e tem sido amplamente utilizado em toda a Universidade, sendo apresentado como referência em eventos dentro e fora da Unicamp. Além disso, passou a integrar o curso “Linguagem Simples” oferecido pela Educorp.

Cartilha Tribunal Regional do Trabalho

Em maio de 2024 dois integrantes da Comunicação Institucional da DGRH foram convidados para representar a Unicamp na composição da comissão julgadora do concurso de criação da arte visual da Cartilha de Linguagem Adequada e Inclusiva do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Portaria GP nº 037/2024).

O concurso teve como objetivo selecionar a melhor arte visual para aplicar ao conteúdo elaborado conjuntamente pelos Subcomitês de Combate ao Assédio e de Equidade e Combate à Discriminação do TRT da 15ª Região e pela DeDH Unicamp.

A Comunicação desempenhou papel estratégico durante a gestão, disseminando informações institucionais de forma qualificada, acessível, segmentada e assertiva, a reforçando a identidade da DGRH e da Unicamp. Entre os principais ganhos obtidos, destacam-se:

Reconhecimento e fortalecimento da área

A atuação consistente da Coordenadoria de Comunicação Institucional consolidou seu papel estratégico não apenas na DGRH, mas em toda a Unicamp. A confiança de outras Unidades e Órgãos da Universidade na condução de projetos e ações reforça o reconhecimento da área como referência em comunicação, design e gestão da informação.

Fortalecimento da comunicação segmentada e eficaz

Com o gerenciamento de diferentes listas de emails, a equipe assegurou que informações e comunicados oficiais chegassem de forma ágil e assertiva aos diferentes públicos – servidores da DGRH, RHs, Dirigentes, comunidade universitária e público externo. Essa segmentação otimizou o alcance e a compreensão das mensagens, indo ao encontro das necessidades específicas de cada grupo.

Valorização e consolidação da identidade institucional

A padronização dos endereços de email institucionais garantiu maior clareza e coerência na identificação das áreas e projetos da DGRH, facilitando a comunicação interna e externa. Esse cuidado se estendeu à diagramação de modelos de apresentações e documentos oficiais, e à atualização de formulários e assinaturas de email, fortalecendo a percepção de credibilidade e organização da DGRH.

Modernização de canais de comunicação

Com a reformulação do Portal e Intranet DGRH, a equipe promoveu melhorias significativas na arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade, proporcionando experiência mais intuitiva para os usuários. A otimização para dispositivos móveis ampliou o alcance e facilitou o acesso às informações, refletindo no aumento expressivo da média de acessos diários e do engajamento da comunidade.

Produção de conteúdo estratégico e didático

A produção de ferramentas didáticas, como os quadros de requisitos mínimos da progressão PAEPE, o manual de frequência e férias, e os vídeos de treinamento da progressão e da gestão de desempenho, trouxe ganhos em clareza e autonomia para todos os servidores PAEPE e RHs ao transformar informações complexas em conteúdos visuais, estruturados e acessíveis. Essa abordagem ampliou o engajamento e garantiu acesso qualificado às orientações e atualizações sobre os processos de trabalho da DGRH.

Apoio a projetos institucionais de alto impacto

A participação ativa no projeto de padronização de websites da Unicamp foi um marco na gestão. Desde a concepção visual e estrutural do modelo corporativo até a implementação de novos recursos e funcionalidades, a Comunicação Institucional tem contribuído diretamente para a modernização da presença digital da Universidade. O reconhecimento do projeto no Prêmio PAEPE 2024 evidenciou o impacto dessa atuação.

Incentivo à cultura de colaboração e pertencimento

A reformulação da Intranet DGRH, com destaque para as páginas de perfil dos servidores, integração com redes sociais e funcionalidades de interação, promoveu maior proximidade e valorização das pessoas, fortalecendo a cultura organizacional e a integração entre as equipes.

Integração com RHs locais

Com a coordenação do RH em Rede, a Comunicação Institucional não só estreitou a relação com as equipes de RH da Universidade, como também ampliou o acesso às ações da DGRH e registrou os encontros e temas debatidos em formato de vídeos e material de apoio, consolidando um acervo valioso para consulta e referência.

Visando aprimorar a comunicação com os servidores, a acessibilidade das informações e as ferramentas de comunicação da DGRH, tanto no ambiente digital quanto físico, os seguintes projetos constam no planejamento da equipe:

Criação de listas de emails automatizadas para comunicação da DGRH com todos os servidores da Unicamp e públicos específicos

A Coordenadoria de Comunicação Institucional está desenvolvendo uma lista de emails obrigatória para todos os servidores da Universidade, com o objetivo de aprimorar a divulgação institucional. Essa ferramenta, que cadastrará automaticamente os novos servidores, permitirá segmentar as mensagens conforme critérios específicos, garantindo uma comunicação direcionada e eficiente, e assegurando maior organização e rastreabilidade.

Além disso, será criada uma lista separada para divulgar concursos e processos seletivos, ampliando o alcance das informações.

Melhoria da navegabilidade do Portal DGRH segmentando o conteúdo por público

O Portal, principal canal de comunicação da DGRH, possui um grande volume de conteúdo, com 132 páginas de produtos, o que pode dificultar a localização da informação, especialmente para usuários com menor familiaridade.

Para otimizar a navegação, a Comunicação Institucional planeja segmentar as informações com base em perfis específicos, como docentes ou PAEPE, por exemplo, considerando as diferentes carreiras e regimes de trabalho. Dessa forma, os usuários receberão conteúdo dinâmico e personalizado, facilitando a localização das informações e oferecendo navegação mais fluida, intuitiva e eficiente.

Ampliação e humanização da DGRH nas redes sociais

Com a chegada de dois estagiários de Jornalismo em 2025, a Comunicação planeja expandir a presença da DGRH nas redes sociais, criando perfis no Instagram para abordagens diversificadas e maior compartilhamento de informações, e no LinkedIn para divulgação de concursos e processos seletivos. Atualmente, as notícias são divulgadas no Facebook, X (antigo Twitter) e na lista de emails ConectaRH-L, mas com as melhorias, a comunicação será mais segmentada e direcionada.

Além disso, as postagens serão aprimoradas e humanizadas por meio de uma linha editorial dinâmica e interativa, com maior frequência de publicação e adaptação às redes sociais, incluindo eventos ao vivo, vídeos, infográficos e orientações sobre a gestão de recursos humanos da Unicamp.

Produção de banco de imagens da DGRH

A produção de conteúdo para a DGRH requer imagens de alta qualidade e alinhadas à sua identidade, mas a falta de recursos para a aquisição de fotos profissionais levou ao uso de imagens genéricas, o que compromete a originalidade e a conformidade com os direitos autorais. Para resolver isso, foi iniciada em 2018 a criação de um banco de imagens próprio, com fotos produzidas pela equipe em ambientes da Unicamp. Em um ano, foram feitas 102 imagens utilizadas até hoje, mas o projeto foi suspenso devido à falta de pessoal. A intenção é retomar a atividade de maneira que seja incorporada à rotina.

Automatização da página Gestores das Unidades e Órgãos da Unicamp

O Portal DGRH disponibiliza informações de contato dos dirigentes, CTUs, ATs e RHs de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, mas a atualização dessas informações ainda é feita manualmente. Para otimizar esse processo de atualização, que hoje é manual, a Comunicação Institucional, em parceria com a DInf, iniciou a automatização da página, que será sincronizada com o Sistema Integrado de Recursos Humanos, garantindo a atualização em tempo real. A implementação final está prevista para os próximos meses.

Aprimoramento da comunicação visual na Recepção DGRH

Com objetivo de ampliar e diversificar os canais de comunicação da DGRH, está prevista a reformulação do conteúdo exibido na TV da recepção central, transformando-a em um canal dinâmico de comunicação. Além de informar sobre a localização das Divisões, a programação passará a destacar serviços da DGRH, estatísticas de gestão de recursos humanos, prazos importantes, campanhas internas e eventos da Universidade. Essa mudança visa otimizar o uso do espaço e fortalecer o alinhamento institucional, oferecendo informações relevantes de forma atrativa e eficiente.