Relatório da Gestão 2021-2025

A principal meta para o futuro é manter e aprimorar as iniciativas implantadas, com foco na melhoria contínua. Sendo assim, para garantir a excelência dos serviços, é essencial que as atividades sejam constantemente revisadas e atualizadas.
A DGRH pretende seguir liderando na criação de políticas de gestão de recursos humanos e no atendimento das demandas da administração superior, com a implementação de projetos estratégicos.
Entre as propostas para o futuro, está a ampliação da qualificação técnica dos servidores, por meio de cursos especializados e troca de experiências internas, buscando o aprimoramento contínuo da equipe.
Também está prevista a automatização de processos internos de administração de pessoal e a integração de sistemas de RH e administrativos (como o SIGAD), com o objetivo de substituir formulários por soluções digitais, tornando as rotinas mais ágeis e modernas.
Quanto à avaliação de desempenho, pretende-se incluir conceitos, adequar prazos e relatórios, e promover estudos para novas modalidades. Também há proposta de alterações na tabela de vencimentos da Carreira PAEPE e aprimoramento das regras de progressão, alinhadas à gestão de desempenho, que poderá incorporar o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, além de ser integrada a outros processos de RH.
A melhoria nos processos seletivos temporários, de estágio e concursos públicos, merecem atenção, com ajustes e novas implementações que garantam mais agilidade e precisão.
Já na área de psicologia do trabalho, o foco será atuar na prevenção às práticas abusivas na Universidade, ampliando o oferecimento de oficinas com temas como feedback, gestão de conflitos e relacionamento interpessoal, além de consolidar o processo de transferência e servidores.
Quanto à saúde ocupacional, pretende-se ampliar as ações relacionadas ao PCMSO, avaliação de riscos psicossociais, inclusão de servidores com deficiências, readaptação e reinserção ao trabalho, alinhadas à futura implantação da Diretoria de Perícias Médicas da Unicamp.
Além disso, está prevista a revisão do fluxo do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP para aumentar a eficiência do processo, além de reestruturações relacionadas à nova Lei de Cargos e à análise das descrições de atividades. Também há a intenção de concluir o PGR em toda a Universidade, seguido de reavaliações constantes, além da busca pela Certificação Internacional em Gestão de Segurança do Trabalho.
Sobre o ponto eletrônico, a implantação será finalizada com a padronização e integração dos processos de controle de jornada de trabalho, garantindo maior eficiência e organização, e incorporando os procedimentos à rotina de gestão de frequência da Unicamp.
A comunicação da DGRH será aprimorada com a criação de listas de e-mails automatizadas, implementação de novas funcionalidades de navegação no Portal DGRH, maior presença nas redes sociais e produção de um banco de imagens exclusivo, além da automatização da página com informações dos gestores das Unidades e Órgãos.
O atendimento deverá continuar sendo ágil e eficiente, com foco no aperfeiçoamento constante dos processos. Além disso, melhorias na infraestrutura poderão ser feitas, com revitalização dos ambientes, substituição de equipamentos danificados e adequação de móveis conforme as orientações de ergonomia.
Tudo isso aponta para que a transparência e o compromisso com a excelência na gestão dos recursos humanos continuem a ser pilares fundamentais para as ações da DGRH.