Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Cumprindo mais um relevante objetivo dentro do projeto estratégico da Unicamp Digital-2020, entra no ar hoje (04) a nova versão do sistema Vida Funcional Online com novas funcionalidades e layout totalmente modernizado, que se adapta a todos os tamanhos de tela, desenvolvida com o objetivo de atualizar a tecnologia, facilitar o acesso às informações e se adequar à identidade visual da DGRH. [ Veja no final deste texto as imagens com as principais novidades. ]

Implementada em 2006, a versão anterior oferecia conteúdo atualizado, mas com recursos limitados. Isso foi uma das motivações para a atualização dessa ferramenta muito útil aos servidores de todas as carreiras da Unicamp. De acordo com a equipe de Desenvolvimento da Divisão de Informática da DGRH, o novo código permite a constante incorporação de novos recursos e aplicações.

A maior novidade dessa versão está na implantação do módulo traduzido como FALP, que oferece novos recursos atrelados ao VFO para pedido de férias, afastamentos no país (até 90 dias) e licença prêmio. Com isso, o próprio servidor pode iniciar o processo e acompanhar o andamento de forma eletrônica, utilizando um computador, tablet ou mesmo celular, sendo comunicado via email sobre o trâmite da solicitação por todas as instâncias de aprovação, até a efetiva autorização ou recusa, observando em cada etapa as regras e prazos legais vigentes aferidos pelo sistema de RH. Além disso, o RH da Unidade/Órgão também poderá iniciar a solicitação a pedido do servidor que tenha dificuldade ou não tenha acesso fácil à internet.

As informações disponibilizadas no novo Vida Funcional Online estão integradas aos demais sistemas da DGRH, e incluem datas de eventos importantes para os servidores, como crédito do pagamento mensal e do 13º salário, calendário administrativo, além de férias, afastamentos e exame médico periódico específicos de cada servidor.

Na página inicial estão presentes os atalhos para as opções mais acessadas, como demonstrativo de pagamento, agendar férias e licença prêmio, e margem consignável. Além disso, logo abaixo do calendário é possível consultar os dados funcionais como data de admissão, escala de trabalho, vínculo, data de concessão do último adicional por tempo de serviço, cargo/função, salário e lotação atuais, período das últimas férias ou afastamentos e informações sobre designação.

Sempre que necessário, um espaço abaixo do menu apresentará comunicados e informações importantes para o servidor, que poderão ser acessados a qualquer tempo a partir do ícone ao lado do nome do servidor, localizado à direita do topo. 

A partir do menu superior é possível acessar os demonstrativos de pagamento, informe de rendimentos, certificados, formulários para atualização cadastral e marcações de férias e afastamentos, solicitação de abono pecuniário, relatórios de dados cadastrais, histórico funcional e ficha médica. Também na barra superior é apresentado o nome e as informações funcionais, como matrícula e email utilizado para a comunicação da DGRH com o servidor. Também estão disponíveis as opções para troca de senha, consulta ao histórico de acessos e link para os demais sistemas da DGRH, como Férias, Afastamentos e Licença Prêmio (FALP), Probatório, Programa de Relotação dos Servidores, Declaração Anual de Bens e Valores, Relatório de Atividades Docente e Consulta Servidores.

Para auxiliar os RHs quanto aos novos procedimentos relacionados às férias, afastamentos e licenças prêmio, o sistema FALP disponibiliza um manual de orientações no menu superior, opção Ajuda.

O projeto é resultado da colaboração entre as Coordenadorias de Desenvolvimento de Sistemas, de Gestão de Sistema e de Infraestrutura e Suporte, da Divisão de Informática da DGRH e utilizou como base a linguagem de programação Java, especificamente a biblioteca de componentes PrimeFaces, que possibilita suporte a dispositivos móveis (como celular e tablet, por exemplo).

O Diretor Geral de Recursos Humanos, Gilmar Dias, considera esse lançamento uma importante realização. “Reconheço o empenho e agradeço especialmente cada colaborador das equipes de Desenvolvimento de Sistemas WEB, Gestão de Sistema de RH, e Suporte e Infraestrutura, na merecida proporção com que cada um tenha dela feito parte, assim como os membros das demais Coordenadorias da DGRH que ajudaram nas fases finais de testes. A satisfação virá de todos no uso”, declarou Gilmar.

O acesso ao novo sistema Vida Funcional Online deverá ser feito com o mesmo usuário e senha da versão anterior, com os dados do Passaporte RH, que dá acesso a todos os Sistemas Web da DGRH, ou a senha única dos sistemas Unicamp (Sise).

A DGRH fica à disposição para sugestões, comentários ou críticas, dentro da busca de melhoria contínua.

A galeria abaixo apresenta as principais novidades dessa nova versão do VFO:

 

Ir para o topo