A Unicamp está completando 50 anos (05/10/1966). A comemoração teve início em outubro de 2015 e contou com uma variada programação que incluiu eventos científicos, culturais e esportivos, colóquios e perspectivas que envolveram toda a comunidade. Hoje (05) acontece a cerimônia de encerramento da celebração, no Centro de Convenções.

50 anos de Unicamp

Sua concepção surgiu em 1965, por meio da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas. Designada pelo Conselho Estadual de Educação, o objetivo da Comissão era estudar e planejar a formação e instalação das Unidades e Órgãos. Em 5 de outubro de 1966 aconteceu o lançamento da pedra fundamental da Universidade, no campus de Campinas. Dois meses depois, Zeferino Vaz recebeu o cargo de reitor e, desde então, a instituição vem conquistando posição de destaque na tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade, subindo cada vez mais nos rankings universitários nacionais e internacionais.

Em suas cinco décadas de existência não faltaram conquistas. Marcos como o estabelecimento da Universidade como importante pólo de produção de pesquisas e de cultura (em 1970), o reconhecimento da Unicamp como instituição pelo Ministério da Educação (em 1976), a conclusão de obras que dobraram a área útil do campus (em 1984), a conquista do prêmio da Fundação Péter Murányi de melhor experiência em educação no país (em 2013), entre outros, contribuíram para garantir o status de excelência que permanece até hoje.

Em 1978, o fundador e visionário Professor Zeferino Vaz afirmou: “as coisas mais importantes para construir uma universidade são, em primeiro lugar cérebros, em segundo, cérebros, em terceiro, cérebros, e em quarto equipamentos e edifícios”. Para ele, o elemento fundamental de uma Universidade são as pessoas, que contribuem com conhecimento e experiências. Nesse sentido, é de extrema importância cuidar da gestão dessas pessoas, e a Diretoria Geral de Recursos Humanos é o órgão responsável por contribuir na elaboração e execução de políticas de gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento dos servidores de forma integrada, para alcançar excelência nos serviços prestados e relações saudáveis de trabalho.

33 anos de DGRH

Atualmente, a Universidade conta com 24 unidades de ensino e pesquisa, 22 centros e núcleos interdisciplinares, 4 unidades hospitalares e 2 colégios técnicos, totalizando cerca de 10.300 servidores ativos. Imagine como é trabalhar com toda a pluralidade presente nesse capital humano. Nos primeiros anos da Unicamp, os assuntos relacionados a RH eram responsabilidade da Diretoria de Pessoal da Diretoria Geral da Administração (DGA). Em 1983, a gestão do reitor José Pinotti criou a DGRH com o objetivo de garantir rapidez e objetividade na tomada de decisões e no atendimento qualitativo do interesse público e dos propósitos institucionais da Universidade. Com o passar do tempo, processos de trabalho mais complexos foram agregados, sem deixar de lado a essência inicial. Hoje a DGRH atua no ingresso, saúde ocupacional, higiene e segurança do trabalho, desenvolvimento e outros importantes processos relacionados à administração da vida funcional dos servidores da Unicamp.

A integração com outros órgãos que também atuam nos processos de gestão das pessoas da Unicamp resultou na criação do G4, composto pela DGRH, GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), CECOM (Centro de Saúde da Comunidade) e Educorp (Escola de Educação Corporativa). Como consequência natural desse importante tema para a Unicamp, surge em 2014 o projeto RH em Rede, que busca fortalecer as relações de trabalho por meio de vínculos colaborativos entre servidores de diversas Unidades e Órgãos. Engajados no desenvolvimento dessas ações estão 61 RHs da Universidade, totalizando 156 pessoas envolvidas.

Com certeza são as pessoas que fazem a Unicamp alcançar patamares tão altos. Por isso é tão importante dar a devida atenção a quem tanto contribui para o desenvolvimento da Universidade. É isso que a DGRH tem feito nos últimos 33 anos, e pretende continuar fazendo, cada vez mais e melhor.

Encerramento das comemorações

Para concluir a série de eventos em comemoração aos 50 anos da Universidade, será realizada a Sessão Extraordinária do Conselho Universitária (CONSU) para a Cerimônia de Encerramento, que acontece hoje (05) no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp às 18h. Todos os servidores estão convidados para prestigiar esse momento de reflexão e homenagem a uma das maiores e mais importantes instituições de ensino do cenário nacional e internacional.

Para saber mais: