As CIPAs Unicamp, Limeira, Piracicaba, Funcamp e AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados) iniciaram hoje com o incentivo do G4 (CECOM, DGRH, GGBS e AFPU) no Centro de Convenções da Unicamp, a 22ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unicamp (SIPAT 2014), a 13ª SIPAT Funcamp, a 30ª SIPAT de Limeira e a 21ª SIPAT de Piracicaba.

O evento visa resgatar a história e a importância da prevenção de acidentes na vida da comunidade universitária, destacando cenários e ações relacionadas à saúde do trabalhador, práticas abusivas no local de trabalho e outras situações frequentes.

A abertura contou com a apresentação do vídeo “30 anos de CIPA” produzido pela RTV – Unicamp e com a palestra “Saúde mental e trabalho”, ministrada pela Profª Drª Liliana Andolpho Magalhaes Guimaraes (docente aposentada do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM/Unicamp). O período da manhã foi finalizado com a apresentação do coral Zíper na Boca.

No período da tarde, a Profª Drª Magda Senna Vulcano (Psicóloga) ministrou a palestra “Desvendando o cenário: caminho para a mudança”, na qual ressaltou a importância dos cipeiros e o valor que esses profissionais merecem, além de apresentar o resultado da pesquisa realizada com os cipeiros e diretores de Unidade/Órgão visando desenvolver ações de melhoria na prevenção e desenvolvimento dos trabalhos da CIPA e apontar desafios na articulação das ações de saúde e meio ambiente na Universidade. Magda finalizou sua palestra dizendo aos cipeiros e servidores presentes que “integrar é importante, mas sentir-se integrado é fundamental.”

Ao final do evento os presentes puderam participar de sorteio de brindes.

O evento prossegue até a próxima quinta-feira (31), com palestras no Centro de Convenções, Anfiteatro do HC, Auditório do IQ, na FCA e na FOP.

Confira a programação completa e faça sua inscrição gratuitamente no site do GGBS.

Leia também a matéria publicada no Portal Unicamp.

Professora Magda
Bilhetes para sorteio