Na última quarta-feira (5) aconteceu o primeiro dia da oitava edição do Simpósio dos Profissionais da Unicamp – SimTec, que comemorou os 25 anos do evento e teve como tema “Histórias, conquistas e desafios profissionais”.

A Diretora Geral de RH, Cidinha Quina, marcou presença no evento e compôs a mesa na solenidade de abertura, juntamente com o reitor Antonio José de Almeida Meirelles e outras autoridades. “Como atual responsável pela DGRH, quero dizer o quanto uma política de valorização e de reconhecimento das pessoas é de extrema importância para o desenvolvimento de uma instituição como a nossa. Sabemos o peso e a importância do nosso trabalho na colocação da nossa Universidade nos patamares que a Unicamp tem alcançando ao longo dos anos e comprovadamente nesse momento onde completa mais um aniversário.”

Cidinha também foi responsável por mediar a mesa de debate “Administração e Gestão”, que contou com a participação do Prof. Fernando Sarti, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Bruno Dias Magalhães, Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, e Paulo Marques, Diretor de Desenvolvimento Profissional na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Paulo Marques, que fez a sua participação por vídeo conferência, propôs alguns pontos de reflexão acerca da gestão e enfatizou a importância da utilização dos recursos da tecnologia para a comunicação e trabalho compartilhado, da gestão por meio de informações compartilhadas e trabalhadas por mais de uma pessoa, da mentalidade para o uso de dados e evidências, da gestão do conhecimento e da inovação incremental.

Já Bruno Magalhães trouxe um olhar sobre a história da administração pública no Brasil e da gestão pública enquanto prática profissional.

O Prof. Fernando Sarti trouxe em sua fala a importância da valorização do serviço público e das universidades públicas, bem como da carreira no setor público, levantando questões sobre como a sociedade tem nos avaliado. “Precisamos reforçar as pontes entre a Unicamp e a sociedade, a fim de reforçar a importância da Universidade”, reforçou o Prof. Sarti.

A oitava edição do SimTec contou com a exposição de pôsteres de trabalhos dos servidores técnico-administrativos, promoveu debates e palestras sobre temas de interesse dos funcionários, apresentações culturais, retrospectiva das edições anteriores e evento gastronômico.

Para saber mais: