Abrindo o mês de junho, o RH em Rede voltou a reunir no dia 01/6 os profissionais que atuam na gestão das pessoas da Unicamp. Com a presença de 106 servidores, a programação teve início com a apresentação das ações realizadas e em andamento.

Uma delas são as visitas ao RH das Unidades/Órgãos, realizadas pelo Coordenador de Comunicação Institucional e líder do projeto, Carlos Paraizo, pela Diretora Geral de RH, Cidinha Quina e pelo Diretor Adjunto, Everaldo Pinheiro, com intuito de fortalecer as relações entre a DGRH e os RHs locais. Essas visitas já foram iniciadas e o objetivo é contemplar todas as Unidades/Órgãos ainda em 2022. Outra iniciativa iniciada é a formação do grupo dos RHs no Whatsapp, o que aproxima as equipes e agiliza a comunicação entre os RHs locais, proporcionando colaboração e troca de experiências sobre gestão de pessoas.

O encontro seguiu com a palestra de Carolina Gaseta, RH do Instituto de Geociências, que trouxe um importante questionamento: “Como valorizar e engajar os servidores públicos no contexto da Universidade?” A partir dessa pergunta, Carolina apresentou conceitos e a abordou o cenário da gestão de pessoas no setor público, reforçando a importância de trabalhar o engajamento e a motivação nesses ambientes, sugerindo soluções que podem ser aplicadas na Unicamp.

Na sequência, Cristiane Fim, que atua na Assessoria Técnica da DGRH, explanou alguns serviços da DGRH que visam engajar e valorizar os servidores, como o acompanhamento psico-profissional, desenvolvimento de lideranças e equipes, processo de escolha de líderes e progressão na carreira.

Edison Lins, Coordenador da Educorp, detalhou o processo de capacitação de servidores por meio da oferta de cursos e ações de aprendizagem, que visam proporcionar melhorias e inovações no desempenho dos servidores, incentivando o engajamento e fortalecendo a valorização profissional.

Outra ação da Unicamp foi apresentada por Carlos Paraizo, Presidente do Comitê Organizador do Prêmio PAEPE, que após um período sem ser realizado, está sendo retomado em 2022. Essa premiação é uma forma de reconhecimento aos servidores da carreira PAEPE que implementam boas iniciativas, inovações e melhoria de processos. As regras estão sendo revisadas, assim como a composição das comissões julgadoras, e o início das inscrições está previsto para agosto deste ano.

Encerrando o encontro, Cidinha Quina agradeceu a participação de todos e afirmou que “precisamos desse engajamento para nossas vidas, e para que o trabalho faça sentido para as pessoas”.

O próximo encontro do RH em Rede está previsto para agosto.

Para saber mais: