No dia 21/9 a DGRH reuniu os RHs das Unidades e Órgãos da Unicamp para mais um encontro do RH em Rede.

A quinta edição de 2023 trouxe à tona dois assuntos de extrema importância para a Universidade: avaliação de desempenho PAEPE e relacionamento interpessoal.

Thaíssa Proni, pesquisadora de pós-doutorado do CESIT (Instituto de Economia) Unicamp, apresentou os objetivos da pesquisa sobre a qualidade das relações de trabalho na Universidade, que visa compreender o assédio moral dentro de um contexto relacional e organizacional na comunidade, determinar o diagnóstico levando em conta as dimensões de gênero, raça e saúde, e subsidiar ações de prevenção e combate. Servidores de todas as carreiras (docentes e técnico-administrativos) e empregados de empresas terceirizadas que prestam serviço à Universidade estão sendo convidados a responder questões por meio de um formulário eletrônico, cujo endereço será enviado individualmente por email. Também está prevista uma etapa qualitativa composta por entrevistas.

Em seguida, Maria Carvão, Coordenadora da CAED, relembrou os produtos da DGRH que estão à disposição dos servidores e dos gestores das Unidade e Órgãos para a prevenção e o combate ao assédio moral, e os procedimentos para tratar possíveis casos. O Portal DGRH disponibiliza em sua página inicial – seção Programas e Ações – opção “Prevenção ao Assédio Moral” – o link direto para as ações relacionadas à gestão de conflitos visando um clima organizacional saudável.

Na sequência, Giovanna Beraldo, Coordenadora de Carreira (DCC), apresentou a atual etapa do processo de gestão de desempenho PAEPE, que compreende a avaliação e a revisão dos planos de trabalho. Foi uma oportunidade para reforçar a importância de todos assistirem ao vídeo-tutorial lançado recentemente, bem como apresentar detalhes da nova forma de acompanhar a atuação e o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos da Universidade. O Portal DGRH também destaca em sua página inicial uma área destinada a esse tema.

A reunião foi conduzida pelo Coordenador de Comunicação Institucional da DGRH e líder do projeto RH em Rede Carlos Paraizo, e teve a participação da Diretora Geral de RH Cidinha Quina e do Diretor Adjunto de RH Everaldo Pinheiro, que reforçaram a importância da parceria com os RHs para o sucesso dessas ações que impactam diretamente a vida funcional dos servidores da Universidade.