Administrar conflitos é uma situação que hora ou outra todos precisamos enfrentar, pois as divergências sempre acompanham as relações humanas. Seja no convívio entre pais e filhos, cônjuges, colegas de trabalho ou chefes, constantemente surgem dificuldades de relacionamento. Nesse sentido, a DGRH tem realizado por meio da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento algumas ações voltadas para a qualidade das relações humanas no ambiente de trabalho, com reflexões sobre a importância de construir vínculos saudáveis e produtivos, onde prevaleça a solidariedade e a cooperação.
Uma das atividades é a promoção de palestras nas Unidades e Órgãos da Unicamp sobre a necessidade de lidar bem com os conflitos a fim de evitar que evoluam para práticas abusivas.
Com caráter informativo, as palestras buscam incentivar condutas positivas nas relações de trabalho e ressaltar o papel dos líderes em influenciar e orientar a convivência entre os membros da equipe, e promover o clima positivo e favorável.
É importante compreender que conflitos não administrados ou trabalhados de forma ineficaz podem gerar relacionamentos tensos. Exemplos disso são as queixas, fofocas, atritos, guerras frias, ironias, violência, insatisfação, insubordinação, assédio moral etc. Contudo, é possível obter melhores resultados quando há estímulo à criatividade e produtividade.
Oficinas em pequenos grupos são outras atividades previstas com objetivo de instigar a reflexão sobre o papel de cada um e possibilitar abordagens mais pessoais e diferenciadas das palestras.
Todo esse trabalho atende especificações do Termo de Ajuste de Conduta – TAC e está contido no Planejamento Estratégico da DGRH.
Relações cada vez mais saudáveis e positivas são os resultados esperados dessas ações que contam com boa participação e interesse de líderes e equipes das Unidades e Órgãos da Universidade.