Está sendo lançada hoje (19) a 11ª versão do Portal DGRH, como parte das atividades que celebram os 40 anos do Órgão. A atualização tem como foco melhorar a experiência dos visitantes, trazendo uma interface mais dinâmica, intuitiva e otimizada em um novo visual.

Desenvolvido pela Comunicação Institucional DGRH dentro do Projeto Solução Corporativa para Websites Unicamp, o novo site apresenta novas funcionalidades, arquitetura da informação reorganizada e design responsivo e acessível, e facilita a localização do conteúdo e a navegabilidade pelas diversas seções.

Dentre as principais novidades, a página inicial passa a contar com elementos maiores e mais destacados. Além disso, alguns números importantes sobre a gestão de pessoas são apresentados de forma dinâmica, proporcionando ao visitante uma visão geral sobre esse processo na Unicamp. Elementos de acessibilidade também foram incluídos no topo, permitindo aumentar o tamanho das letras e mudar o contraste das cores, assim como opções para a tradução de todo o conteúdo para outros idiomas, tendo em vista a inclusão e a internacionalização.

As informações institucionais e de contato passaram para o menu superior, seguindo o novo padrão de comunicação dos websites da Unicamp, e foram aprimoradas. Agora, a página Equipe apresenta a foto de cada servidor, a fim de facilitar a identificação e aperfeiçoar a comunicação, a galeria de Diretores inclui textos de apresentação dos gestores anteriores, e a linha do tempo (História) foi atualizada com informações dos últimos anos. Para facilitar o contato, a página Fale com a DGRH passa a contar com um formulário que possibilita o envio de mensagem diretamente para a equipe responsável pelos assuntos listados. Da mesma forma, os ramais e emails dos RHs das Unidades e Órgãos da Unicamp ficaram mais acessíveis no menu superior.

cronograma SIARH ganhou destaque no menu principal e teve o visual modernizado. A navegação permite consultar eventos de meses anteriores e incluir tarefas na agenda Google Calendar, o que facilita a rotina dos RHs locais.

A gestão e a atualização do conteúdo também foram simplificadas, uma vez que a nova plataforma não exige grandes conhecimentos de programação para a alteração de itens nos menus e no layout das páginas, por exemplo.

Ao longo do tempo, o portal da DGRH passou por várias versões desde a primeira lançada em 1995. É possível ver essa evolução no portfólio da Comunicação.

Sobre o Projeto

Desde o início de 2021, a Comunicação DGRH atua no projeto de padronização dos websites da Unicamp, juntamente com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC), orientando uma empresa terceirizada no desenvolvimento de um template WordPress para atender às necessidades das Unidades/Órgãos da Unicamp, com objetivo de melhorar a comunicação e a experiência dos usuários que visitam os sites institucionais.

Até o momento foram lançados os sites da Administração Central: GR, CGU, PRP, PRPGAEPLAN, DEEPUDEASSICEDATComissão da VerdadeUniversidade de Portas AbertasInstituto Confúcio e Grupo de Estudos Brasil China, e estão sendo desenvolvidos os da PRDU, DEDH, DERI e CITIC.

Além disso, algumas Faculdades, Institutos e órgãos da Administração Central estão desenvolvendo seus sites com suas próprias equipes, com base no template e ferramentas disponibilizadas.

Após capacitação, o template vem sendo aprimorado pela Comunicação DGRH e CITIC, e funcionalidades são constantemente desenvolvidas para atender novas demandas da Universidade.