A DGRH está realizando visitas às Unidades e Órgãos com o objetivo de esclarecer e orientar funcionários e chefias sobre as questões ligadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O encontro com a comunidade universitária consiste no esclarecimento sobre a legislação vigente, sobre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas na Unicamp com relação à segurança e medicina do trabalho e sobre as doenças que ocorrem com o funcionário no ambiente de trabalho.
Várias Unidades e Órgãos foram visitadas, dentre elas, a FEAGRI, CAISM, FCM, HC e FEQ. Além dos encontros, a DGRH entregou oficialmente, em outubro, o manual Sobre Ergonomia aos Assistentes Técnicos (ATU e ATD). O Manual tem como finalidade educar, conscientizar e melhorar a segurança e a saúde dos servidores no ambiente de trabalho.
Nas palestras é apresentado aos profissionais informações sobre a legislação vigente nessa área. Destaque para aquelas de responsabilidades e obrigações tanto dos servidores como das chefias no cumprimento das normas com relação à segurança. Além disso, é destacado também as responsabilidades da Unicamp perante o tema.
Outro ponto abordado são as ações que estão sendo implementadas na Unicamp na área de Segurança e Medicina do Trabalho. A finalidade é transmitir às pessoas o trabalho que está sendo realizado de acordo a legislação, no que se refere à eliminação dos locais de riscos de acidentes, ambientes inadequados ao trabalho, equipamentos de proteção, mobiliários equipamentos, etc.
Outro tema são as doenças decorrentes da vulnerabilidade que os funcionários são submetidos no ambiente de trabalho. Doenças tanto físicas como mentais, dentre elas, o estresse, depressão, doenças cardiovasculares, dos músculos esqueléticos (LER-DORT), etc. que contribuem negativamente no desempenho das pessoas no trabalho, nas relações interpessoais e na vida pessoal.
Dessa maneira os funcionários são alertados para os riscos bem como da necessidade de prevenção contra as doenças físicas e mentais. Existem programas como a ginástica laboral, técnicas de relaxamento ou de reuniões em equipes para identificar tais sintomas.
As unidades interessadas podem entrar em contato com a DGRH pelos telefones 84869 (Teresa) e 87720 (João Pedro).