Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Para conhecimento de todos, estamos enviando as recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde para grávidas, puérperas e recém-nascidos, em função do período pandêmico da infecção pelo vírus Influenza A (H1N1).

Transcrevemos, especialmente, o item 7 dessas recomendações, para que todas as Unidades/Órgãos viabilizem as medidas de prevenção:

“PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL DE GESTANTES

a) Recomenda-se que os serviços de saúde procedam à transferência temporária da funcionária gestante para outros setores cujas atividades sejam de menor risco, e onde a gestante não esteja exposta a pacientes com síndrome gripal. 

b) Recomenda-se que estabelecimentos de ensino (escolas, centros de educação infantil, creches, dentre outros) procedam à transferência temporária das gestantes para setores, dentro desses locais, cujas atividades sejam de menor risco, e onde não esteja exposta a alunos com síndrome gripal.

c) Na impossibilidade de transferência (referida nos itens acima), alternativas legais de afastamento temporário podem ser consideradas junto às interessadas.

d) Recomenda-se que outros estabelecimentos que possuam funcionárias gestantes adotem medidas para reduzir seu risco de infecção por Influenza A (H1N1), minimizando sua exposição a indivíduos sintomáticos respiratórios e promovendo condições para a adoção de medidas preventivas (higienização das mãos, limpeza e ventilação do ambiente, dentre outras).”

Informamos que o Serviço de Medicina do Trabalho – DSSO e o CECOM podem auxiliar no esclarecimento das situações descritas.

Ir para o topo