Para conhecimento de todos, estamos enviando as recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde para grávidas, puérperas e recém-nascidos, em função do período pandêmico da infecção pelo vírus Influenza A (H1N1).
Transcrevemos, especialmente, o item 7 dessas recomendações, para que todas as Unidades/Órgãos viabilizem as medidas de prevenção:
“PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL DE GESTANTES
a) Recomenda-se que os serviços de saúde procedam à transferência temporária da funcionária gestante para outros setores cujas atividades sejam de menor risco, e onde a gestante não esteja exposta a pacientes com síndrome gripal.
b) Recomenda-se que estabelecimentos de ensino (escolas, centros de educação infantil, creches, dentre outros) procedam à transferência temporária das gestantes para setores, dentro desses locais, cujas atividades sejam de menor risco, e onde não esteja exposta a alunos com síndrome gripal.
c) Na impossibilidade de transferência (referida nos itens acima), alternativas legais de afastamento temporário podem ser consideradas junto às interessadas.
d) Recomenda-se que outros estabelecimentos que possuam funcionárias gestantes adotem medidas para reduzir seu risco de infecção por Influenza A (H1N1), minimizando sua exposição a indivíduos sintomáticos respiratórios e promovendo condições para a adoção de medidas preventivas (higienização das mãos, limpeza e ventilação do ambiente, dentre outras).”
Informamos que o Serviço de Medicina do Trabalho – DSSO e o CECOM podem auxiliar no esclarecimento das situações descritas.