Não comece uma apresentação sem aquecimento
O aquecimento do comunicador deve ser tanto físico quanto mental.
Mas o que é o aquecimento para quem vai apresentar-se em público? É fazer pelo menos vinte minutos de exercícios de dicção e articulação, de relaxamento para os músculos da face e da região do pescoço. Repassar mentalmente o roteiro, reforçando a introdução e o encerramento, e concentrar-se para começar bem o trabalho.
Faça um acordo com a platéia
Quando essa técnica for pertinente, pergunte aos espectadores o que esperam da apresentação. No flip chart, anote o que eles querem e não querem receber. Apresente o seu programa original e diga que, sempre que possível, vai inserir os pontos levantados. Assim se criará uma cumplicidade com a platéia, que passará a contribuir para a melhor interação durante a apresentação.
No final, pergunte novamente aos presentes se eles estão satisfeitos com o que receberam. Assim você demonstra o seu interesse de democratizar a apresentação, inserindo-os no processo.
Mantenha contato visual com a platéia
Essa é uma maneira de prender o interesse da platéia, além de transmitir confiança e segurança. É o elo entre apresentador e participante, através do qual muitos dados e intenções são transmitidos. O contato visual é um importante canal de identificação da personalidade do profissional.
Fonte: Boletim Insight [22/11/1999]