Conteúdo principal Menu principal Rodapé

 A prevenção é a principal ação para acabar com o vetor e eliminar os ambientes favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença da dengue.

O mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença da dengue, se prolifera no verão, principalmente, pelo aumento das chuvas e por encontrar ambientes adequados para se reproduzir. Ele é escuro, com listras brancas, é menor que um pernilongo e tem o hábito de picar durante o dia.

Vive e se multiplica em ambientes com água parada e limpa, depositando ovos nas paredes de vasos, copos descartáveis, pneus, latas, caixa d´água, etc. Os ovos podem sobreviver por muito tempo sem água e depois continuar seu ciclo de vida quando o ambiente for favorável.

Os principais sintomas de uma pessoa com dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas juntas, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Como a doença não tem tratamento específico e nem vacina, apenas tratamentos que aliviam os sintomas, as pessoas devem procurar rapidamente um médico ou um posto de saúde.

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina, melhoral e AAS).

Para evitar a proliferação do mosquito e da doença da dengue, a prevenção é o melhor que a população pode fazer – eliminando os ambientes favoráveis à reprodução do mosquito.

A Unicamp baixou uma Portaria com objetivo de eliminar os focos e atuar na prevenção da doença dentro do campus. A Portaria GR Nº 084, de 23/10/2001, dispõe sobre medidas a serem adotadas para impedir criadouros do mosquito da Dengue. São quatro artigos:

1o Fica proibida a existência de recipientes, plantas ou quaisquer objetos que possam se tornar criadouros dos vetores da Dengue tanto no ambiente interno quanto externo das unidades dos campi;

2º- Ficam designados como responsáveis pelo controle da eliminação e criadouros nas unidades os seus respectivos diretores-coordenadores;

3º – Ficam desde já designados para o trabalho de rastreamento dos ambientes interno e externo das unidades os servidores pertencentes à CIPA, SESMT, CECOM e Prefeitura do Campus que, para tanto, deverão receber treinamento adequado;

4º – A criação da Comissão Permanente de Controle da Dengue na Unicamp, composta por: Coordenador do Cecom, Prefeito do Campus, um docente do IB e um docente da FCM ligados ao assunto;

Os Técnicos de Segurança da DSSO/DGRH, juntamente com profissionais do SESMT, CIPA, CECOM e Prefeitura do Campus receberam treinamento específico sobre a doença da dengue, no final do ano passado. Os Técnicos da DSSO poderão auxiliar e orientar funcionários das Unidades e Órgãos com relação à prevenção ao mosquito transmissor e os locais favoráveis à multiplicação, quando das visitas de rotina pela Campus. Informações na DSSO-DGRH pelos telefones 3521-7599 e 3521-7720. Além dos profissionais que compõem a equipe de controle da dengue na Unicamp.

Informações na Prefeitura do Campus, Divisão de Meio Ambiente pelos ramais 11113, 11114 e 11116 ou por e-mail masecretaria@prefeitura.unicamp.br.

Para tirar dúvidas sobre a doença ou fazer denúncias sobre locais com focos de reprodução do mosquito, basta ligar para o Disque Dengue: 0800 611 997. A ligação é gratuita.

<!–

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

O que é Dengue?
A Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus do dengue, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti . A doença pode se manifestar de duas formas: Clássico e Hemorrágico

Dengue Clássico
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura c

Na exportação para o novo sistema, este texto foi truncado. Por esse motivo, retiramos a parte final.

–>

Ir para o topo