O Setor de Atendimento Previdenciário da DGRH realizou 755 procedimentos de Perícias Médicas em servidores Estatutários e Celetistas da UNICAMP. Implantado em setembro de 1999, o setor ligado à Área de Freqüência e Pagamento, está sendo aprovado pela maioria dos servidores que passam por avaliação.
Em cinco meses de funcionamento foram 490 perícias realizadas em servidores Estatutários (CLE). Desse total 221 de tratamento de saúde leve – de um à 15 dias de afastamento. Outros 161 servidores, considerados de tratamento crônico/grave – tiveram afastamento de 46 a 90 dias. E 98 servidores tiveram afastamento de saúde, considerado moderado e ficaram de 16 a 45 dias em tratamento, além de 10 licenças gestantes.
Outra medida foi o encaminhamento de 04 servidores que necessitavam de readaptação. Estes servidores passaram pela perícia (médico do trabalho) e foram encaminhados à equipe da DPD para entrevista. Após a entrevista foram encaminhados à especialidade para tratamento e acompanhamento.
Nesse período a equipe técnica da DPD e médicos da Medicina do Trabalho/CECOM, visitaram (conforme o caso) as Unidades/Órgãos e as chefias desses servidores para tratar da adequação do servidor em uma atividade compatível com sua capacidade laboral. No mesmo período de cinco meses, foram 265 servidores Celetistas (CLT) que passaram pelos peritos do Atendimento Previdenciário. Desse total, 106 tiveram alta médica e retornaram ao trabalho. Outros 130 tiveram prorrogação e 10 servidores se aposentaram por invalidez.
Com a transferência dos serviços de Avaliação Médica e de Perícia Médica para a DGRH, foi necessário montar uma equipe de profissionais que atendesse os servidores de forma adequada. A equipe composta por servidores da Universidade, médicos especialistas, aquisição de equipamentos e espaço físico foi fundamenta para o êxito da ação. Além disso, todo o empenho de servidores da DGRH para solucionar procedimentos burocráticos internos e externos à UNICAMP e a incorporação de setores na DGRH, foram essenciais na implantação do setor.
Hoje com os novos procedimentos de atendimento e de controle de documentação, o Atendimento Previdenciário vem atendendo à demanda existente. Destaque-se que o controle de publicação em Diário Oficial (D.O.) que hoje é controlado totalmente pelo setor, e está sendo eficiente e prático (antes as Unidades/Órgãos dividiam a responsabilidade desse procedimento com a DGRH).
Além dos serviços de Avaliação Médica e de Perícia Médica, o Atendimento Previdenciário presta outros serviços: Pagamento de Auxílio Funeral, Concessão de Licença Gestante CLT, Adoção e Paternidade, Aposentadorias para Pessoal Celetista, Formatação de Benefícios Auxílio-Doença e Auxílio Acidente.
Para acesso aos serviços do Atendimento Previdenciário visite a home page da DGRH, através do endereço: www.dgrh.unicamp.br