Em parceria com o GGBS, CECOM e DGA, a DGRH promoveu na manhã de ontem (08) um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no auditório do GGBS.

A ocasião proporcionou a reflexão sobre as conquistas e desafios da mulher, bem como estimulou o pensamento sobre questões relativas à sua inserção na sociedade e os múltiplos papéis desempenhados.

O Coordenador Adjunto da DGA, Sérgio Alves, abriu os trabalhos ressaltando a importância da mulher na sociedade e em especial na DGA, onde representam a maior parte dos servidores.

Gilmar Dias, Coordenador da DGRH, apontou que, atualmente, 5.274 mulheres, entre funcionárias e docentes, compõem o quadro de servidores da Unicamp. Destacou que as servidoras têm papel determinante e crescente na Universidade. “Ao longo de meus 30 anos de Universidade, tive o privilégio de acompanhar essa evolução”, declarou, e se disse grato por ter pessoas valiosas ao seu lado.

O Coordenador do GGBS, Airton Lourenço, recordou a história da origem do Dia Internacional da Mulher e a importância do tema.

Patricia Leme, Coordenadora do CECOM, convidou as participantes a recordar e pensar a forma como cada uma é tratada pelo fato de ser mulher, inclusive em situações aparentemente inocentes, e identificar se já sofreram algum tipo de discriminação.

Em sua fala, Eliane Amaral, Pró-Reitora da Graduação, apontou os valores da Universidade como diferenciados e ressaltou que é preciso ainda encontrar maneiras de mudar e avançar.

A Coordenadora Geral da Unicamp, Teresa Atvars, ressaltou a importância do papel da Unicamp no protagonismo da mulher. Recordou que o CAISM foi o primeiro Hospital da Mulher da América Latina e reforçou que a Universidade deve ser espaço para o livre pensamento capaz de produzir as reflexões acadêmicas, éticas e morais necessárias para o avanço das questões relacionadas às mulheres.

Após a abertura, aconteceu o café de boas-vindas que proporcionou interação entre as participantes. Em seguida, ficou a cargo do Grupo Primeiro Ato a apresentação da peça “Desconstruindo preconceitos e construindo respeito” que, além de proporcionar a reflexão sobre o tema de forma lúdica, arrancou risadas do público.