O Grupo Qualidade de Vida no Trabalho (PRDU) reuniu no mês de março, em oficinas de trabalho participativo, 131 profissionais da Universidade que atuam na área de atenção à saúde do trabalhador, com o intuito de sensibilizar, informar e projetar discussão sobre o desenvolvimento do programa de atenção à saúde do trabalhador da Unicamp.
Os encontros foram mediados pelo Prof. Sérgio Salazar e envolveram dentistas, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, psicólogos, administrativos, entre outros profissionais do CECOM, DGRH e Prefeitura.
Durante as oficinas, houve espaço para troca de experiências de atuações na Universidade e conhecimento mútuo entre as equipes, com a proposta de qualificar a atenção à saúde do trabalhador.
A proposta de uma “Política Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho na Unicamp” e a Pesquisa “Condições de Saúde dos Trabalhadores da Unicamp” realizada em junho de 2008, serviram como base dessa conversa e dos trabalhos realizados nas oficinas, que aconteceram na Casa do Professor Visitante, nos dias 17, 19, 23, 25 e 27 de março, com carga horária de 8h e participação, em média, de 30 profissionais a cada edição.
O GT-QVT está preparando a compilação dos relatórios das cinco oficinas, a ser apresentada aos participantes e PRDU.
Um relatório sobre o desenvolvimento dos trabalhos do Grupo até aqui também será encaminhado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, apresentando a atuação do objetivo estratégico “Integrar Ações que Promovam Qualidade de Vida no Campus”, do PLANES PRDU 2005-2009.
O relatório da Pesquisa e a proposta de Política estão disponíveis para consulta no site do GT-QVT.
Prof. Sérgio SalazarSérgio Salazar é mestre em Engenharia e Especialista em Qualidade, ambos pela UNICAMP; Especialista em Logoteoria aplicada à Empresa pela Sociedade Brasileira de Logoterapia – SOBRAL, dedica-se à Human Dynamics desde 1996, por meio de grupos de aprendizagem contínua e facilitação de seminários.