Com objetivo de divulgar, refletir e discutir as formas de análise, prevenção, intervenção e monitoramento dos riscos psicossociais, do assédio moral e demais violências no trabalho, e promover a saúde, a qualidade de vida dos servidores e a melhoria do desempenho individual e da equipe, a DGRH oferecerá o workshop Assédio Moral no Trabalho.

Destinado aos gestores, líderes e RHs das Unidades e Órgãos da Unicamp, as oficinas acontecerão na Educorp, das 9h30 às 12h, nas seguintes datas:

• 01/6 – Coordenadores de Centros/Núcleos/Órgãos, Diretores de Unidade e Superintendentes (turma 2201)
  • 08/6 – Gestores (turma 2202)
  • 15/6 – CTUs e RHs (turma 2203)
  • 29/6 – Não gestores (turma 2204)

Para participar, basta solicitar a inscrição ao representante de treinamento de sua Unidade/Órgão, em uma das turmas disponíveis.

Dúvidas poderão ser tratadas pelo email dgrh.criat@unicamp.br ou ramal 14855.

Ações internas

Desde 2007 a Unicamp tem adotado procedimentos preventivos e estratégias que visam coibir práticas abusivas em suas dependências, tais como palestras, fóruns, cursos, atendimentos e orientações às situações de conflitos e mediações.

Em 2015 a Universidade assinou o Termo de Ajuste de Conduta – TAC 303.2015 com objetivo de fixar obrigações de fazer, não fazer e dar consistentes no cumprimento da legislação trabalhista especificamente quanto ao combate ao assédio moral e, em 2016 publicou a Instrução Normativa DGRH n° 002/2016 que estabelece orientações e procedimentos para apuração de denúncias de assédio moral.

Em 2021 foi desenvolvido o “Programa Transformação de Conflitos” pela DGRH / CRIAT – Cuidados com o Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho, com a finalidade de ampliar a visão dos conflitos e administrá-los, contribuindo para a convivência harmoniosa, pacífica e cooperativa nos ambientes laborais. Os três eixos de atuação englobam a prevenção, monitoramento e acolhimento à denúncia de assédio moral, atendendo ao disposto no TAC 303.2015 e no Planejamento Estratégico – PLANES UNICAMP 2021-2025, no sentido de imprimir esforços para que a Universidade seja cada vez mais diversa, inclusiva e aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O “Programa Transformação de Conflitos” é baseado na metodologia de John Paul Lederach, composto por duas frentes: “Programa Transformação de Conflitos – Orientação/Assessoria” e “Programa Transformação de Conflitos – Capacitação”.

O workshop Assédio Moral no Trabalho é uma das ações de capacitação destinadas aos profissionais da Unicamp, em especial gestores, líderes e RHs, cujos papéis são fundamentais para o alinhamento de valores, princípios institucionais e promoção de cultura voltada ao bem-estar e qualidade das relações interpessoais na Universidade.