Com objetivo de promover a conscientização, prevenção e combate a todo e qualquer tipo de violência psicológica ou física em ambiente profissional, em 2019 o dia 02/5 foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. Entretanto, o mês inteiro é dedicado a esse tema, e a segunda semana é considerada a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral.

Já em 2015 a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho assinaram o Termo de Ajuste de Conduta – TAC nº 303.2015, a fim de fixar obrigações de combater o assédio moral nas dependências da Universidade. Vale lembrar que é considerado assédio moral na administração pública estadual, toda ação, gesto ou palavra praticada de forma repetitiva por agente, servidor, empregado ou qualquer pessoa que, abusando de autoridade que lhe confere suas funções, tenha por objetivo ou efeito atingir a autoestima e a autodeterminação do servidor, com danos ao ambiente de trabalho, ao serviço prestado ao público e ao próprio usuário, bem como à evolução, à carreira e à estabilidade funcionais do servidor.

Desde então a DGRH vem atuando de forma mais incisiva para evitar o assédio na Unicamp por meio de ações educativas e preventivas que contaram com a participação de 375 servidores das diversas Unidades/Órgãos, e também no acolhimento de denúncias e tratativas dos casos. Dentre os produtos e serviços oferecidos pela DGRH, vários são dedicados à temática relações interpessoais.

Além disso, estão previstas para o próximo semestre novas turmas do workshop sobre assédio moral no trabalho e gestão de conflitos, oferecido pela DGRH em parceria com a Escola de Educação Corporativa, cujas datas serão divulgadas pela Educorp. Em complementação, as Unidades e Órgãos que tenham interesse em oferecer a seus servidores palestras relacionadas ao tema podem solicitar através do email dgrh.criat@unicamp.br.

Para acompanhamento do cenário na Unicamp, o TAC prevê a aplicação periódica de pesquisas sobre a qualidade do relacionamento pessoal entre chefias e subordinados, e entre pessoal de mesma hierarquia. Sendo assim, em breve servidores de todas as carreiras serão convidados a participar da edição 2023.

É importante lembrar que as denúncias de prática de assédio moral nas relações de trabalho contra servidor da Unicamp podem ser feitas por meio do Formulário para Denúncia de Assédio Moral, que deve ser enviado diretamente para a DGRH/CRIAT.

Para saber mais: