1. OBJETIVO

1.1. Orientar e regulamentar as atividades concernentes ao uso de cilindros contendo gases pressurizados.

2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

2.1. Todas as dependências da Universidade.

3. POSSÍVEIS RISCOS PARA A COMUNIDADE

3.1. Ferimentos por quedas ou impactos, explosão, incêndio, intoxicação, asfixia.

4. PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOVIMENTAÇÃO, MANUSEIO E TRANPORTE DE CILINDROS CONTENDO GASES PRESSURIZADOS

4.1. Observar o cilindro, certificando-se do conteúdo e informações básicas quanto à correta movimentação.

4.2. Nunca manusear ou movimentar um cilindro que esteja sem capacete ou protetor de válvula.

4.3. Utilizar carrinho manual específico, que permita prender o cilindro com corrente durante o transporte.

4.4. Quando do transporte em veículos, mantê-los sempre na posição vertical e fixados com correntes ou cintas.

4.5. Manter os cilindros em locais ventilados, protegidos contra intempéries e calor radiante.

4.6. Evitar choques mecânicos (batidas) nos cilindros devido à instabilidade de alguns gases.

4.7. Não permitir o armazenamento de cilindros contendo gases incompatíveis no mesmo nicho.

5. MANUSEIO

5.1. Quando da instalação ou troca de cilindros, usar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI necessários:

a) Protetor facial sobre os óculos de segurança;

b) Luvas de raspa de couro, PVC ou de vaqueta;

c) Sapato ou botina de segurança com biqueira de aço ou composite.

5.2. Manter atarraxado o capacete ou protetor da válvula do cilindro quando não estiver em operação.

5.3. Ao manusear cilindros contendo oxigênio, não deverá existir óleos ou graxas próximos aos locais, nas mãos ou roupas.

5.4. Todo cilindro deverá ter seu conteúdo bem identificado e estar preso pelo seu terço superior, por corrente de aço ou material com resistência similar, estando ou não em uso, em local adequado ao gás que contém.

5.5. Todo pessoal envolvido com manuseio e troca de cilindros deverá estar treinado especificamente para tal finalidade. O treinamento deverá ser solicitado à empresa fornecedora dos respectivos cilindros contendo gases pressurizados.

6. RESPONSABILIDADE

6.1. É de responsabilidade da Unidade/Órgão usuária dos referidos cilindros contendo gases pressurizados a observação do cumprimento desta Instrução Normativa.

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Em 06/01/2022

Everaldo Pinheiro
Diretor Adjunto de Recursos Humanos