Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na última sexta-feira (11), a DGRH se reuniu com os RHs das Unidades e Órgãos para compartilhar as ações em andamento para a implantação da gestão eletrônica de frequência na Unicamp.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 300 servidores que puderam conhecer os procedimentos relacionados ao registro do ponto eletrônico e tirar dúvidas.

Everaldo Pinheiro, Diretor Adjunto de RH, contextualizou o histórico do processo, destacando as principais ações desde 2019, como designação de grupos de trabalho, assinatura do termo de ajuste de conduta (TAC) e aplicação de multa no caso de descumprimento.

Em seguida, Gláucia Lorenzetti e Raphaela Fonseca, integrantes do GT, destacaram as responsabilidades dos servidores, RHs e gestores, considerando reflexos diretos na folha de pagamento.

Quanto às formas de registro, a Unicamp adotará o que está previsto na Portaria nº 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência, ou seja: relógio de ponto, sistema em computador e aplicativo no celular, que restringirá o perímetro em torno dos campi.

Para melhor adequação, quando as atividades não forem comprometidas, será possível flexibilizar o horário de trabalho entre 7h e 19h sem necessidade de alteração de jornada ou escala, desde que haja aprovação do dirigente da Unidade/Órgão e da DGRH. Além disso, haverá tolerância de 5 minutos na entrada e na saída, sendo de até 20 minutos para quem tem filho nos programas educativos da Universidade (DEDIC), e também quando houver atraso no transporte fretado.

As horas trabalhadas a mais ou a menos comporão o banco de horas de todos os estatutários e dos celetistas que assinarem o termo de acordo individual a ser disponibilizado no Vida Funcional Online. O saldo do banco de horas deverá ser validado pela chefia imediata, e a compensação deverá ser feita em até 6 meses, de forma integral ou parcial, considerando a necessidade do serviço e com prévia autorização. Já as horas extras previstas e autorizadas serão pagas de acordo com as regras vigentes.

O processo de implantação está em fase de testes na DGRH e no Gabinete do Reitor, e a equipe responsável pela apuração e outros procedimentos relacionados está sendo treinada para utilização adequada das ferramentas do sistema informatizado. Também está previsto treinamento para servidores, chefias e RHs das Unidades e Órgãos.

Os detalhes podem ser consultados na apresentação feita no RH em Rede do dia 11/4, e as dúvidas podem ser encaminhadas ao email dgrh.pontoeletronico@unicamp.br.

Para saber mais:

Ir para o topo