Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na manhã de hoje (19), a DGRH reuniu aproximadamente 250 servidores que atuam nos processos de RH nas Unidades e Órgãos em mais um encontro do RH em Rede para tratar de assuntos em andamento na Universidade.

Carlos Paraizo, Coordenador de Comunicação Institucional e líder do programa iniciou o encontro detalhando os temas a serem tratados, salientando a importância da presença dos participantes, e a Diretora Geral de RH, Cidinha Quina deu as boas-vindas, reforçando o papel estratégico dos RHs na condução dos processos nas Unidades e Órgãos onde atuam.

Abrindo a programação, a Coordenadora da Divisão de Psicologia do Trabalho – DPsi, Maria Carvão, anunciou o lançamento do sistema ASTRA que apoiará os processos de transferência e acompanhamento de servidores entre as Unidades/Órgãos da Unicamp. Para apresentar os procedimentos detalhados, uma oficina será oferecida aos RHs nos próximos dias. Entretanto, as funções do ASTRA já podem ser conhecidas por meio dos vídeos módulo Unidade e módulo servidor produzidos pela Divisão de Informática da DGRH e publicados no canal da DGRH no Youtube.

Outro tema abordado foi o estágio probatório dos servidores das carreiras docentes, que agora também passa a ser acompanhado pela DPsi por meio do sistema informatizado antes usado apenas para os servidores PAEPE.

Dando sequência, Ricardo Viciana, Coordenador da Divisão de Segurança do Trabalho – DSTr, apresentou o sistema GIST – Gestão de Informações da Segurança do Trabalho, que visa facilitar a solicitação, acompanhamento e concessão de adicionais de periculosidade e insalubridade, bem como apoiar a contínua atualização vinculada ao plano de trabalho dos servidores.

O processo pode ser iniciado pelo servidor, chefia, RH ou dirigente da Unidade/Órgão, que será submetido às instâncias pertinentes. Além disso, a cada atualização do plano de trabalho, a DSTr analisará os reflexos na segurança do trabalho, gerando ou cessando pagamento desses adicionais. Ao mesmo tempo em que o GIST é lançado, as atividades dos servidores estão sendo analisadas para que as situações sejam regularizadas.

Viciana também compartilhou a aprovação da Política de Segurança do Trabalho que atualiza e padroniza a legislação para servidores de todas as carreiras e regimes, e será publicada nos próximos dias.

A situação do processo de mudança de regime dos servidores admitidos entre 1985 e 1988 foi apresentada pela Diretora Geral, Cidinha Quina, e pelo Diretor Adjunto, Everaldo Pinheiro, que compartilharam como foram as reuniões realizadas ontem (18) com o Reitor, dirigentes das Unidades e Órgãos, DGRH e representantes dos servidores envolvidos. Segundo a Reitoria, os casos serão tratados individualmente para gerar os menores impactos possíveis. Vale ressaltar que a DGRH iniciou os estudos para compreender as providências necessárias junto ao SP-PREV, INSS, Receita Federal e os reflexos no eSocial.

Em seguida, Daniela Martins, Coordenadora da Divisão de Saúde Ocupacional, apresentou a atualização da legislação da Diretoria de Perícias Médicas do Estado de São Paulo – DPME que estabelece procedimentos relacionados à licença para tratamento de saúde dos servidores estatutários. A principal alteração é a possibilidade da dispensa de perícia presencial caso seja apresentado atestado médico de até 5 dias, emitidos pelo IAMSPE ou órgãos credenciados, rede pública de saúde – inclusive CECOM, ou exame laboratorial que indique situação contagiosa. Também foram detalhadas as informações que devem estar contidas no atestado médico para solicitação de perícia.

O último tema da programação seria o ponto eletrônico, mas será tratado oportunamente.

Ir para o topo