Apoio Administrativo

Everaldo Pinehiro

A publicação da nova lei de licitações e contratos administrativos demandou mudanças significativas nos processos relacionados à aquisição de bens e serviços, o que exigiu adaptações nas práticas e procedimentos internos. Isso tornou mais complexa a elaboração dos documentos para a formalização de compras, resultando em maior tempo de execução.

Da mesma forma, a dependência de outros órgãos para o atendimento das demandas da DGRH comprometeu o planejamento e ampliou o tempo necessário para a execução de determinadas atividades, como a manutenção dos prédios, por exemplo. Além disso, a restrição de recursos financeiros tornou necessário priorizar o atendimento, inviabilizando o cumprimento de todas as demandas.

A Seção de Apoio Administrativo tem desempenhado papel essencial na preservação da infraestrutura física da DGRH, assegurando condições adequadas para o desempenho das atividades. Por meio de planejamento contínuo, são realizadas manutenções preventivas e corretivas, garantindo a conservação dos espaços e o pleno funcionamento das instalações.

De igual modo, a equipe atua para proporcionar um ambiente limpo e organizado, contribuindo para o bem-estar dos servidores e visitantes.

Com a revisão da estrutura organizacional da DGRH, os espaços físicos da Divisão de Concursos e Carreira – DCC, da Divisão de Psicologia do Trabalho – DPsi e da Seção Extra Quadro foram reestruturados.

Na DPsi foram instalados painéis acústicos em algumas salas, para proporcionar maior privacidade nos atendimentos realizados pela equipe de psicologia.

Essas adequações contribuíram para melhorar a funcionalidade dos espaços e o conforto dos servidores.

A Seção vem atuando na melhoria da gestão de recursos financeiros e dos processos de aquisição de produtos e serviços necessários para o bom funcionamento da DGRH.

Com objetivo de garantir equipamentos adequados ao desenvolvimento das atividades, durante a gestão foram adquiridos:

137
headsets
108
webcams
14
notebooks

Esses recursos viabilizaram a realização de reuniões, treinamentos e capacitações virtuais, fortalecendo a infraestrutura tecnológica das equipes.

Em 2024, com a participação de representantes de todas as Divisões, a Seção de Apoio Administrativo elaborou, o Planejamento Anual de Compras da DGRH, com objetivo de identificar demandas de aquisições de bens e contratações de serviços para o período 2024-2025. Como resultado, foi identificada a necessidade de compra de 269 itens, totalizando valor estimado de R$ 7.181.037,30.

Desse montante, destaca-se a aquisição de mobiliários necessários para a recém-criada Seção Extra Quadro e também para a sala de atendimento da DAP.

A tabela abaixo mostra o total de compras realizadas por tipo de recurso durante a gestão e o gráfico indica o percentual de compras:

AnoRecursoCompras realizadasValor
2021Adiantamento50 R$           3.934,17
Orçamentário6 R$           4.770,55
Extraorçamentário65 R$         56.430,51
Subtotal121 R$         65.135,23
2022Adiantamento328 R$         33.895,09
Orçamentário14 R$       291.880,85
Extraorçamentário81 R$       139.605,31
Subtotal423 R$       465.381,25
2023Adiantamento347 R$         40.365,11
Orçamentário15 R$       140.412,64
Extraorçamentário88 R$       110.999,07
Subtotal450 R$       291.776,82
2024Adiantamento308 R$         43.053,75
Orçamentário11 R$   1.037.706,16
Extraorçamentário81 R$       126.080,40
Subtotal400 R$   1.206.840,31
2025Adiantamento42 R$           9.895,58
Orçamentário1 R$               315,00
Extraorçamentário18 R$         64.799,87
Subtotal61 R$         75.010,45
2021-2025TOTAL1455 R$   2.104.144,06

Na etapa de verificação física, o processo de inventário patrimonial da DGRH localizou 1.937 dos 2.267 bens registrados no sistema de controle patrimonial.

A segunda etapa do inventário está em andamento, sendo necessárias novas buscas dos bens não localizados. Em seguida, as providências serão definidas conforme orientações da DGA.

Em parceria com a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, a Seção de Apoio Administrativo conduziu a atualização dos dados geográficos e webmaps dos ambientes internos da DGRH no Atlas Unicamp, mapeando a utilização de cada espaço e sua localização. Essa iniciativa contribuiu para a organização e precisão das informações, facilitando a gestão e o acesso aos dados.

Dentre os aprendizados, destaca-se a importância da documentação dos processos de trabalho realizados pela Seção, garantindo que as informações possam ser consultadas e compartilhadas com mais facilidade.

A desvinculação do Apoio Administrativo da Seção de RH, em 2024, tornou a gestão mais eficiente, com esforços concentrados na infraestrutura e manutenção predial, e melhorou a alocação de recursos.

A Seção de Apoio Administrativo dará continuidade às suas atividades habituais e, além disso, implementará novas ações para melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho, destacando-se as seguintes iniciativas:

  • Continuação da revitalização dos ambientes internos, com pintura das paredes e substituição de pisos danificados.
  • Troca de aparelhos de ar-condicionado antigos, que apresentam histórico de problemas e manutenção inviável.
  • Aquisição de novas cadeiras giratórias para substituir as existentes nos postos de trabalho, atendendo às orientações da Divisão de Segurança do Trabalho quanto aos riscos ocupacionais, especialmente no que diz respeito à ergonomia.