Na manhã de segunda-feira (18) aconteceu o encerramento da segunda turma deste ano do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O encontro final foi realizado na Casa do Lago e contou com a última oficina regular, além da entrega de certificados e apresentação teatral do Programa UniversIDADE.

As oficinas do PPA são estruturadas a partir de quatro fundamentos: Desenvolvimento Humano, Replanejamento de Vida, Institucional e Questões Emocionais. Esta foi a 21ª edição do Programa, que já é oferecido há 11 anos.

Líria Garcia Dias (Cotil) conta que se sentiu muito feliz em participar. Para ela, cada módulo possibilitou a captação de importantes informações e motivou a busca por novos caminhos após a aposentadoria. “De forma geral, o curso foi muito positivo, mostrou valores e entendimentos para esse ciclo almejado por todos, e todos puderam demonstrar seus sentimentos relacionados à própria aposentadoria”, compartilhou.

Júlio Ferreira (Caism) confessa que não acreditava que um curso de preparação para aposentadoria poderia fazer algum sentido para sua vida. Porém, a cada oficina suas expectativas eram superadas. “Foi de grande importância participar do PPA, porque eu ainda estava em dúvida se me aposentaria. Baseado no que vivenciamos aqui, decidi me aposentar”, declarou.

Já Silvia Granja (HC) disse que se inscreveu com a intenção de ver como as outras pessoas encaram a fase pré-aposentadoria, e conseguiu compreender que, assim como ela, todo mundo tem certo temor sobre o que vem pela frente. Entretanto, segundo ela, o PPA mostra que há vida depois da aposentadoria. “Eu já tinha intenção de me aposentar. Agora penso que quanto mais rápido, melhor. Existem muitas coisas que o aposentado pode fazer, inclusive dentro da própria Unicamp”, revelou.

Um dos exemplos do que é possível fazer na Unicamp quando se aposentar é o Programa UniversIDADE, que esteve presente no encerramento com a apresentação de uma peça de teatro baseada no livro “A primavera da Lagarta” da escritora brasileira Ruth Rocha.

Com esse encontro o PPA encerrou as atividades de 2019.

Sobre o PPA

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) visa acolher os servidores técnico-administrativos da Unicamp com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto dessa nova fase da vida. A partir de reflexões sobre diversos temas, possibilita o repensar de vínculos, a consolidação de histórias na Universidade e a ressignificação da vida.

O período de inscrição e outras informações relacionadas são divulgadas no Portal DGRH e na lista ConectaRH-L. Os interessados devem manifestar o interesse a seu superior imediato e solicitar sua inscrição junto ao representante de treinamento de sua Unidade/Órgão.

Informações detalhadas podem ser consultadas no folder institucional do PPA Unicamp.