Relatório da Gestão 2021-2025
Informática
DESAFIOS
Durante a gestão, houve alteração do Coordenador da Divisão de Informática e um dos principais desafios foi garantir a continuidade e a evolução dos projetos, preservando a qualidade dos serviços. A transição exigiu um período de adaptação e alinhamento de prioridades e demandas.
REALIZAÇÕES
A Divisão de Informática desempenhou papel estratégico na manutenção dos sistemas informatizados para acompanhar a reestruturação da DGRH enquanto protagonista dos processos de recursos humanos da Universidade. Dentre as ações desenvolvidas para otimizar fluxos, melhorar o tratamento de dados e ampliar a operação integrada entre as ferramentas, destacam-se:
Vida Funcional Online
- Implementação do controle de dados sobre vacinas aplicadas.
- Implementação e disponibilização das novas regras de aposentadoria aprovadas pelo Governo do Estado em 2020.
Sistema de Gestão de Pessoas (HCM)
- Adaptação do sistema para auxílio alimentação gerido pelo GGBS.
- Adaptação do sistema para vale refeição gerido pelo GGBS.
- Upgrade frequente do sistema, com destaque para a migração de versão para a 6.10 (fevereiro/2022).
- Renovação do contrato com a empresa Sênior.
- Contratação e aplicação de treinamento para as equipes da DGRH.
Integração de sistemas
- Integração com os sistemas da DGA para dados de folha e contábeis.
- Integração com a Educorp (dados COVID-19).
- Integração com a DAC para obtenção de dados para envio ao sistema nacional do INEP/MEC – Censo da Educação Superior.
- Integração com dados de preceptores FCM.
- Início da criação da integração entre os sistemas da PG e DGRH.
Gestão da Carreira PAEPE
- Desenvolvimento e melhoria contínua do sistema de Gestão de Desempenho PAEPE.
- Desenvolvimento e melhoria contínua do sistema de Progressão na Carreira PAEPE.
- Estudos do quadro orientativo da Carreira PAEPE.
- Reconstrução do sistema do Prêmio PAEPE, com novas regras e processos definidos pela atual gestão.
Processos e regulação de recursos humanos
- Projeto de revisão da folha de pagamento (fase 1).
- Adequação do processo e sistema da folha de pagamento para atender às novas regras definidas para o tratamento e recolhimento do IASMPE (titular, dependentes e agregados).
- Adaptação do sistema e adequação da estrutura de cargos para atendimento à nova Lei de Cargos.
- Definição e disponibilização de dados solicitados pela Administração para atender consultoria da Delloite para o HC.
- Migração do mecanismo de transferência e interface de dados do Cartão Institucional com a base corporativa.
- Projeto do Ponto Eletrônico.
Desenvolvimento e implementação de novos sistemas
- Concepção e desenvolvimento do sistema ASTRA – Transferência e Acompanhamento, que fará o gerenciamento do processo de transferência e organização das realocações e demandas por ocupação de vagas na Universidade.
- Projeto e desenvolvimento do sistema GIST – Gestão de Informações da Segurança do Trabalho para análise e adequação dos dados de atividades e cargos para Gestão de Informações de Segurança do Trabalho, junto à DSTr.
- Inclusão e adequação do sistema SGP para gerenciamento dos Programas de Professor e Pesquisador Sênior.
- Adequação e atualização do RAD para novos papéis (pesquisadores) e integração com base de publicações externas (Lattes), eliminando o sistema Sipex.
Infraestrutura e modernização tecnológica
- Atualização dos servidores ambiente de dados de recursos humanos e integração com novo ambiente de armazenamento corporativo (DETIC).
- Retomada das ações de transposição da rede de dados da DGRH (cabeamento e óptico) para permitir a reforma prevista no projeto de acessibilidade do prédio.
Com relação ao atendimento de solicitações, observa-se um aumento significativo no número de ordens de serviço concluídas ao longo dos anos, com grande parte das demandas provenientes de outras Unidades e Órgãos da Unicamp.




GANHOS
Os principais avanços da área incluem a modernização e a integração dos sistemas institucionais, a otimização de processos administrativos e a melhoria na gestão de informações.
A integração com outros ambientes e sistemas otimizou o compartilhamento e atualização de dados, reduziu redundâncias e aumentou a confiabilidade das informações.
A adequação dos sistemas para atender a novas legislações e demandas institucionais garantiu conformidade com normativas governamentais e possibilitou maior transparência e segurança jurídica.
O desenvolvimento de novos sistemas, como ASTRA e GIST, possibilitou melhor gerenciamento de processos estratégicos, como realocação de servidores e análise de dados de segurança do trabalho.
Além disso, a modernização e a continua atualização de sistemas essenciais, como Gestão de Pessoas (HCM) e Vida Funcional Online, aliadas à capacitação das equipes por meio de treinamentos, contribuíram para a eficiência operacional e para a melhoria do suporte oferecido aos usuários.
O expressivo aumento no número de ordens de serviço atendidas ao longo dos anos também evidencia o aprimoramento da capacidade de resposta da área frente às demandas da Universidade.
Como resultado, pode-se dizer que o principal ganho foi a relevância de uma área de Informática fortalecida dentro da DGRH, capaz de enfrentar com eficiência os desafios internos e externos.
FUTURO
Há diversas oportunidades de integração de processos entre áreas, por meio de informatização, digitalização de fluxo de documentos, bem como revisão de ferramentas já consolidadas que precisam ser modernizadas.