Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O homem é feito de mente e corpo. A cabeça influencia o corpo: um estresse faz o sujeito encolher-se, ter dores de estômago etc. E o corpo influencia a mente: uma postura errada deixa o sujeito irritadiço, por exemplo. O corpo é uma espécie de máquina que aprende e passa a repetir os movimentos aprendidos. Por exemplo, o indivíduo aprende a tirar os óculos e quando pára de usar óculos, após uma operação de vista, continuará fazendo o movimento de tirá-los. Assim também ele aprende a ter reações corporais negativas de todos os tipos: fazer cara feia diante de certa situação, fazer gestos inapropriados etc.

É preciso ensinar ao próprio corpo os comportamentos corretos. Exemplo: diante de uma situação de pressão, respire fundo e mantenha a calma. Após certo número de repetições, o corpo aprenderá. Ele aprende a sorrir, a desanuviar o semblante, a manter-se em postura ereta e elegante, a olhar com tranqüilidade. Tudo isso pode ser mecanizado.

Seguem dicas para educar o próprio corpo:

* Identifique comportamentos corporalmente corretos para as situações da sua vida;

* Crie um dispositivo para lembrar-se de executá-los. Por exemplo, ponha um lembrete para si mesmo diante do computador, para sentar-se do modo correto;

* Insista na vigilância do corpo até que ele assimile a conduta certa;

* A partir daí fique de olho para evitar que seu corpo aprenda coisas ruins.

Muita gente passa a língua nos lábios compulsivamente, ou coça o nariz, ou manuseia os cabelos, ou treme as pernas. Tudo pode e deve ser corrigido. Afinal, seu corpo aprende.

Fonte: José Antônio Rosa, professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

Ir para o topo