2020-11-16T19:00:00-03:00
HOBBIES
Atividades lúdicas podem ajudar a aliviar o estresse

Ter atividades ou momentos de lazer fora pode ajudar a aliviar o estresse e a turbulência do dia a dia. Além disso, os hobbies auxiliam o cérebro a gerar caminhos neurais que beneficiam o seu funcionamento. De acordo com uma pesquisa feita pela San Francisco State University, nos Estados Unidos, quanto menos conectado com a profissão estiver o hobbie, maior será o impacto positivo no trabalho.

Um exemplo que pode ser benéfico para o aprimoramento profissional é criar e regar plantas, pois é possível absorver grandes lições de paciência e persistência, como saber que é impossível acelerar o ritmo da natureza e que é necessário esperar o crescimento natural. É possível relacionar essa lógica com o trabalho, quando, por exemplo, o desenvolvimento de um projeto parece não andar no ritmo planejado, mas valerá a pena esperar para se orgulhar quando estiver finalizado.

Tocar instrumentos musicais também contribui para melhorar habilidades cognitivas. Essa atividade pode aumentar a criatividade, o poder de comunicação, observação e habilidades de execução.

A prática regular de exercícios físicos também é fundamental para diminuir o estresse do trabalho e para ajudar na saúde mental. Segundo pesquisadores da Stanford University, no Reino Unido, a caminhada promove aumento de 60% na criatividade. Além disso, ajuda a melhorar a concentração e a compreensão de fatos.

Até alguns tipos de videogames são úteis para aperfeiçoar o raciocínio estratégico. Os jogos de ação podem auxiliar no aumento da capacidade de tomar decisões rapidamente e jogos de estratégia aceleram a capacidade de aprender com erros passados e de raciocinar sob pressão.

Aprender novos idiomas, ler, escrever, viajar, desenhar, pintar e meditar são outros hobbies que podem contribuir com o bem-estar no dia a dia tanto no trabalho quanto em casa.

O melhor hobbie para se praticar é aquele com o qual mais nos identificamos. O importante é não começar uma atividade pensando nos benefícios que trará para a carreira, mas sim colocar o próprio bem-estar em lugar de destaque.

[ Texto originalmente publicado na Intranet DGRH ]