No dia 09/11, ex-alunos do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL – Educorp/Unicamp), se reuniram no auditório da FCM, a fim de debater temas atualizados relacionados aos desafios da liderança na administração pública e empreendedorismo público.

Gilmar Dias, Coordenador da DGRH, abriu o encontro compartilhando um pouco de sua trajetória profissional. As características de liderança surgiram em sua infância, em brincadeiras como a formação de times para jogos esportivos, e se reforçou na época de escola, quando sempre era escolhido para ser representante de classe. A condução das negociações com a diretoria e professores na busca por defender interesses da turma despertou suas habilidades nessa área.

Na Unicamp, ingressou em 1988, como mensageiro e ocupou cargos de chefia no Instituto de Estudos da Linguagem – IEL, onde foi Assistente Técnico da Unidade até vir para a DGRH em maio deste ano. “Acompanhei de perto o desenvolvimento do PDL, cresci profissionalmente junto com muitos que estão presentes aqui hoje, com os quais aprendi também bastante”, declarou.

“Quando atuava no IEL, Unidade onde permaneci desde meu ingresso na Universidade, eu não imaginava que ocuparia o cargo de Coordenador da DGRH em 2017, mas fiquei honrado ao receber o convite da atual gestão, o que mostra o alinhamento de objetivos em prol do desenvolvimento da Unicamp”, finalizou.

Também participou da mesa de abertura a Coordenadora Geral da Unicamp, Profª Teresa Atvars, que enfatizou a importância da atuação qualificada dos funcionários, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento da Universidade. “A Unicamp precisa de todos vocês, e é possível reconhecer a grande colaboração que vocês têm oferecido para que esta instituição seja o que é hoje: a Unicamp que acontece, que faz, que produz, que é qualificada e ganha projeção nacional e internacional cada vez maior, e da qual todos nos orgulhamos de fazer parte”, declarou aos líderes presentes. Ao parabenizar os servidores pela participação no PDL, afirmou que “a qualificação continuada tornará nossa Universidade cada vez melhor. Essa é nossa busca permanente para que a Unicamp continue a ser uma universidade comprometida com a sociedade.”

Em seguida, Pedro Lemos (Elogroup) e Gabriela Lotta (UFABC) ministraram palestra sobre o perfil do novo gestor e como implementar mudanças e desenvolver projetos que beneficiem as pessoas, tragam bons resultados e sejam possíveis na realidade das instituições públicas.

Sobre o evento

Destinado a líderes e gestores da Universidade, a realização dos “Encontros de Líderes” é um dos objetivos contidos no Planejamento Estratégico Unicamp 2016-2020, e visa capacitar, motivar e inspirar os profissionais na condução das atividades, a fim de obter resultados positivos e valorizar a qualidade de vida da equipe.

A próxima reunião acontecerá às 9h do dia 30/11, no Auditório GGBS (prédio DGA), e contará com a palestra “Accountabililty” a ser ministrada por João Cordeiro. As inscrições devem ser feitas com o representante de treinamento das Unidades/Órgãos da Unicamp.