O processo de progressão na carreira PAEPE 2023 está sendo iniciado e para apresentar os detalhes a DGRH produziu um vídeo destacando as alterações e publicou a Deliberação CAD-A-009/2018 (consolidada), alterada pela Deliberação CAD-A-031/2022 de 08/11/2022
Dispõe sobre a Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – PAEPE
Instrução Normativa DGRH nº 01/2023.

As melhorias implantadas foram estudadas pela DGRH e por um Comitê de Melhorias designado pela PRDU, a partir das sugestões levantadas pela comunidade em 2022. O Comitê elaborou um relatório com propostas de aperfeiçoamento que foi validado e aprovado pela CIDF e pela CAD e está disponível para consulta no produto Progressão na Carreira PAEPE e no sistema informatizado (menu Progressão / Documentos).

Além disso, novas deliberações e instruções normativas foram redigidas para regulamentar as mudanças, e perguntas frequentes com esclarecimentos das dúvidas recorrentes das Unidades/Órgãos foram disponibilizadas no Portal DGRH – produto Progressão na Carreira PAEPE.

As principais mudanças detalhadas no vídeo são:

• Comitê de Acompanhamento: composto por membros da CIDF atuando em conjunto com DGRH e CIDF, é responsável por acompanhar os processos das Unidades/Órgãos desde o início e verificar o cumprimento das regras, além de receber recursos, analisar os critérios e as listas de classificados e contemplados.
  • Critérios de avaliação: foram criados critérios únicos a serem utilizados em toda a Universidade, cabendo às Comissões de Avaliação definir se utilizarão critérios facultativos, estipular pesos e critérios de desempate. Além disso, foi estabelecida a nota final mínima de 5,0 para que o servidor possa ser contemplado.
  • Distribuição de recursos: 50% dos recursos serão destinados à progressão horizontal e 50% à progressão vertical, podendo variar em até 30%, conforme definição das Congregações e Instâncias Equivalentes.
  • Progressão horizontal: quem está enquadrado na referência C em diante (até a última referência do seu nível) também poderá pleitear a progressão horizontal.
  • Parecer da chefias: as chefias deverão emitir parecer sobre os relatórios de seus subordinados tanto para a progressão vertical quanto para a horizontal.
  • Sistema informatizado: o sistema foi adaptado e apresenta nova interface para atender às alterações do processo, principalmente no formulário de inscrição, parecer das chefias e avaliação dos relatórios.

Novos vídeos estão sendo produzidos e serão divulgados a cada etapa.

Cronograma 2023

O processo de progressão terá início em fevereiro com a composição das Comissões de Avaliação e Instâncias Equivalentes às Congregações. A inscrição dos candidatos acontecerá no período de 20 a 31/3 e o pagamento dos contemplados será feito no mês de agosto. O Cronograma do Processo de Progressão PAEPE 2023 está disponível no Portal DGRH – produto Progressão na Carreira PAEPE.

Sobre a progressão

A progressão na carreira PAEPE pode se dar de duas maneiras, a partir da avaliação do desempenho na realização/entrega de resultados do servidor:

• Por aumento de complexidade (progressão vertical): passagem do servidor ocupante de função/cargo de provimento efetivo de um nível para o outro nível imediatamente superior dentro do mesmo segmento.
  • Por excelência de desempenho (progressão horizontal): passagem do servidor de referência da letra A (com exceção de F3A, M4A e S5A) para a referência da letra C (aumento de duas referências, 10%) no mesmo nível da carreira, ou da letra B em diante (aumento de uma referência, 5%) até o limite do seu nível, dentro do segmento.

Para saber mais:

Links e Documentos