Aconteceu na manhã desta terça, 29, no Centro de Convenções da Unicamp o 1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes. Com apresentações programadas durante toda a manhã, Representantes de Treinamento, RHs, ATUs e Dirigentes das Unidades e Órgãos foram recebidos com um café de boas vindas.

O evento teve como objetivo apresentar a integração dos órgãos responsáveis pela gestão de pessoas na Universidade – DGRH, GGBS, CECOM e AFPU, denominado G4 – expondo ações que estão sendo desenvolvidas de forma compartilhada.

Compuseram a mesa de abertura o Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge, o Chefe de Gabinete Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, o Chefe de Gabinete Adjunto Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, o Vice-Reitor Executivo de Administração Prof. Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário Profª Drª Teresa Dib Zambon Atvars e a Pró-Reitora de Pesquisa Profª Drª Gláucia Maria Pastore, que enfatizaram que a Unicamp valorizará cada vez mais as pessoas que compõem a Universidade e também os seus conhecimentos, indispensáveis para torná-las capazes de atingir seus objetivos.

Visando criar “a Unicamp de todos os saberes”, a valorização do conhecimento deseja também devolver a confiança dos servidores para com a administração da Universidade. Segundo a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário Profª Drª Teresa Atvars, ao organizar a integração entre as pessoas e setores a Unicamp cria uma gestão compartilhada e, necessariamente, mais democrática.

Abrindo o evento, o Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge expôs a nova estrutura organizacional dos órgãos antes vinculados à PRDU, enfatizando a importância do G4 estar vinculado diretamente à Reitoria, a fim de cumprir as ações propostas no atual plano de gestão.

Em seguida houve a apresentação das ações realizadas em conjunto pelo G4 (DGRH, GGBS, CECOM e AFPU), ministrada por Ademilde Félix Gomes, Coordenadora Adjunta da DGRH. As ações tiveram como objetivo melhorar as condições de trabalho dos servidores e, para isso, foram realizados encontros para definir alterações nos processos de trabalho e políticas de RH, capacitação e qualificação, benefícios e promoção de saúde. Dentre as ações apresentadas estavam o Dia do Funcionário Público, a Comemoração de 30 anos da DGRH, a campanha Outubro Rosa, o evento de 20 anos de Pró-Seres, o Planes Viva Mais, entre outros.

A Coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza, por sua vez, lançou o projeto RH em Rede, que propõe pensar e fortalecer os vínculos das relações de recursos humanos na Unicamp, além de construir ações de gestão de pessoas de forma sistêmica, que trabalhe de maneira integrada com os RHs das Unidades e Órgãos. Essa integração é de suma importância para que os objetivos sejam compartilhados por todos os envolvidos, discutindo formas de organização do trabalho e dinâmicas relacionais, considerando os aspectos técnicos e humanos, fatores objetivos e subjetivos. Para isso, a DGRH vem se reunindo com as equipes de RH visando reconhecer as necessidades e dificuldades locais de cada unidade, construindo uma estrutura administrativa horizontal e acessível.

Na sequência Patrícia Asfora Falabella Leme, Coordenadora do CECOM, apresentou o Programa de Atendimento Móvel às Urgências. Sob o cenário de 80.000 mil pessoas e 30.000 mil veículos circulando pelo campus todos os dias e a média anual de 441 atendimentos de agravo a saúde realizados pela equipe da Vigilância, no próximo mês de agosto o CECOM dá início ao Programa de Atendimento Móvel às Urgências, que consiste na disponibilidade de uma ambulância com equipe socorrista que trabalhará 24 horas por dia, 7 dias por semana, prestando os primeiros socorros em casos de acidentes ocorridos no campus de Barão Geraldo, Moradia e CPQBA. Assim, a comunidade universitária terá atendimento rápido, eficiente e qualificado.

O Diretor da AFPU Maurício Calixto de Andrade realizou apresentação da Educorp, expondo primeiramente dados sobre a atuação da AFPU, que já atendeu cerca de 40% dos servidores da Universidade, com média de 12 horas de treinamento por pessoa ao ano. Nesse contexto, está sendo criada a Educorp, Escola de Educação Corporativa da Unicamp, que atuará em três frentes: apoio a eventos internos e externos; treinamento, capacitação e qualificação de servidores da Carreira PAEPE através do projeto ProPAEPE; e oferecimento de cursos de formação complementar, como idiomas, sociedade e cultura, entre outros.

O GGBS, representado pelo Coordenador Edison Cardoso Lins, apresentou os projetos de expansão do órgão, que visa atuar também nos campi de Limeira e Piracicaba, além de aprimorar o atendimento e fortalecer a gestão e transparência dos recursos cedidos pelo Grupo. Também foi apresentado o V SIMTEC, Simpósio de Profissionais da Unicamp, onde será possível compartilhar experiências e conhecimentos a fim de aperfeiçoar os serviços prestados na Unicamp. O V SIMTEC acontecerá de 16 a 18 de setembro e as inscrições estão abertas no site do GGBS.

No encerramento o Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge ressaltou a importância das ações serem significativas para as pessoas e para a instituição. Agradeceu pela presença de todos e enfatizou a participação e empenho dos servidores na aplicação da Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes.

Leia também a nota publicada no Portal da Unicamp.

Para saber mais:

Mesa de abertura