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A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) originou-se com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1.919, com o objetivo de abordar a segurança e higiene do trabalho, definindo medidas preventivas de doenças e acidentes do trabalho que passariam a ser adotadas.

Na Unicamp a CIPA foi criada a partir da Portaria GR-108/1983, de 19/04/1983, que constituiu uma Comissão de Ativação das CIPAs para apresentar uma proposta de regulamentação das CIPA’s, para o campus Campinas, Limeira e Piracicaba.

Desde então, treze diretorias da CIPA foram formadas para regulamentar, orientar e fiscalizar as medidas preventivas de segurança do trabalho na Universidade.

Para compor a diretoria da gestão 2014-2015 novas eleições serão realizadas em 29 e 30/10, com voto obrigatório para todos os servidores.

As inscrições dos servidores que desejam concorrer ao cargo de cipeiro acontecerão de 12/9 a 17/10 e o único requisito obrigatório é ser servidor (funcionário ou docente) com vínculo funcional com a Unicamp.

É importante ressaltar que os servidores eleitos terão treinamentos, palestras, cursos de formação e serão liberados para as atividades, de acordo com a legislação vigente.

Mais informações podem ser obtidas no site da CIPA.

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