Na manhã desta segunda-feira (12) aconteceu a última oficina de mais uma turma do Programa de Preparação para Aposentadoria – Unicamp (PPA), que em 2018 completou 10 anos de existência. O encerramento ocorreu na Casa do Lago e teve participação da equipe de Tai Chi Chuan do programa UniversIDADE, além de homenagens.

Os encontros abordaram questões emocionais, institucionais e de planejamento orçamentário. Para Mara Lúcia da Veiga, servidora do Hospital de Clínicas (HC), as oficinas resgataram emoções e bons sentimentos. “Poder parar e reviver isso tudo me trouxe muita alegria, muita emoção, um sentimento bom de dever cumprido e gratidão por estar numa instituição como a Unicamp”, disse. “Foi essencial fazer o PPA, pois é um programa voltado para nós funcionários”, complementou.

Já para Oswaldo Lopes, servidor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), o PPA trouxe memórias significativas. “Pudemos resgatar toda a trajetória de vida, elencando os pontos que foram importantes, embora a gente não tivesse dado muita atenção para eles, mas foram essenciais para que a gente pudesse chegar ao final aqui e ter um conhecimento bastante amplo”, comentou. O colaborador também revelou que a oficina de talentos foi a que mais lhe agradou, pois reforçou algumas questões que considera importantes.

Para Wanilde Barbosa que atua na área de serviço social do HC, o programa foi importante para conhecer funcionários de outras Unidades. “A participação nos leva a uma socialização com pessoas que ainda não conhecíamos, porque a Universidade é muito grande”, declarou. “Esse momento foi fundamental por construir novas amizades”, completou. A servidora ainda apontou a oficina de planejamento como destaque, porque, segunda ela, desde criança todos começam a planejar a vida, e nessa fase de aposentadoria não é diferente.

De acordo com os profissionais da DGRH/DPD, embora os temas e atividades do PPA já estejam planejados, as sugestões dos participantes são sempre bem-vindas.

Sobre o PPA

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) visa acolher os servidores técnico-administrativos da Unicamp com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto dessa nova fase da vida. A partir de reflexões sobre diversos temas, possibilita o repensar de vínculos, a consolidação de histórias na Universidade e a ressignificação da vida.

O período de inscrição e outras informações relacionadas são divulgadas no Portal DGRH e na lista ConectaRH-l. Os interessados devem manifestar o interesse a seu superior imediato e solicitar sua inscrição junto ao representante de treinamento de sua Unidade/Órgão.

Informações detalhadas podem ser consultadas no folder institucional do PPA Unicamp.