Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No último dia 04 foi lançada a nova versão do sistema informatizado de consulta a servidores de todas as carreiras da Unicamp. Desenvolvida pela equipe de Gestão de Sistemas da Divisão de Informática da DGRH, a nova ferramenta apresenta diversas melhorias e inovações.

A atualização foi motivada principalmente pelo fato do sistema anterior, desenvolvido em 2006, estar obsoleto, utilizar limitados mecanismos de pesquisa, não se adaptar aos dispositivos móveis como tablets e celulares, e não seguir o atual padrão de identidade visual da DGRH.

O processo teve início com a pesquisa sobre a tecnologia mais adequada para a aplicação, seguido pelo desenvolvimento do código que durou cerca de 3 meses, e pela adequação do layout, que contou com a participação da equipe de Comunicação da DGRH.

A tecnologia escolhida foi Java com Spring Framework, que possibilitou a reformulação da pesquisa com base em um único campo. Dessa forma, as informações inseridas – ainda que incompletas – como nome, Unidade/Órgão e matrícula podem ser utilizadas simultaneamente para buscar determinado servidor. Ou seja, ao digitar apenas parte do nome do servidor e algumas letras do nome da Unidade ou Órgão é possível obter respostas.

Outra melhoria é que o sistema sugere resultados mesmo que as palavras não estejam corretamente digitadas, como a troca da letra “z” por “s” em algum nome, ou a falta de um “h”, por exemplo. Dessa forma, quando o mecanismo não encontra o termo exatamente como digitado, apresenta termos semelhantes, o que agiliza muito a pesquisa.

Na nova versão, os servidores designados em cargos de liderança possuem um ícone (“D” azul) de identificação, e os resultados incluem os funcionários Funcamp, que são identificados no campo “matrícula”.

A funcionalidade “busca detalhada”, acessada por meio de senha e restrita aos servidores da Unicamp, adiciona informação como email institucional, lotação completa, cargo/função/perfil, local e data de início e fim da designação, quando é o caso. 

Para facilitar a utilização da nova ferramenta, a página inicial apresenta importantes orientações que otimizam as buscas.

O acesso à nova versão do sistema de consulta a servidores continua sendo feito por meio do menu “Sistemas” do Portal DGRH.

Ir para o topo