Aconteceu hoje no auditório da AFPU a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Com diversas atividades programadas durante toda a manhã, as servidoras foram recebidas com um café de boas vindas e puderam interagir entre si e reencontrar colegas com quem já trabalharam.

O evento teve abertura com mesa composta pelos organizadores e autoridades da Universidade, sendo o Diretor Executivo da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU) Maurício Calixto, Rose Clélia Grion Trevisane representante do CECOM, Ademilde Félix Gomes pela Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Edison Lins Coordenador Geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Pró-Reitora de Pós-Graduação Profª Drª Itala Maria Loffredo D’Ottaviano, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário Profª Drª Teresa Dib Zambon Atvars representando o Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge, a Pró-Reitora de Pesquisa Profª Drª Gláucia Maria Pastore e o Chefe de Gabinete do Reitor Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, que enfatizaram a importância da mulher na formação social e o seu bom desempenho no mercado de trabalho. Na Unicamp as mulheres representam cerca de 60% do quadro de servidores e têm ocupado cada vez mais os cargos de chefia. Hoje três entre as cinco pró-reitorias são lideradas por mulheres.

Sucessivamente houve a palestra “A influência da mídia no universo feminino” ministrada por Rachel Moreno, formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Observatório da Mulher. Ao realizar uma análise da maneira com que a mídia brasileira retrata as mulheres, fazendo também um comparativo com mídias de outros países, a palestrante provocou nas convidadas uma reflexão: seguir as regras de beleza ditadas pela mídia provoca o fim da diversidade das características da mulher brasileira? Rachel pediu para que as mulheres reconheçam e evidenciem seus pontos fortes e particulares, pois todas são belas à sua maneira.

Para descontrair as convidadas, a apresentação da peça teatral “Ponto de Vista” com o Grupo Parafernália provocou risos em toda a plateia mostrando o quanto as mulheres estão preocupadas em atingir um padrão de beleza ditado como ideal pela mídia, mas que na realidade é inatingível e pode causar doenças como a anorexia e bulimia.

No encerramento do primeiro dia de evento alguns sorteios presentearam as servidoras. Dentre os prêmios havia livros da palestrante Rachel Moreno, vale maquiagem, vale massagem, kit de maquiagem, semi joias, cesta de chocolates e bolo. As convidadas que não foram sorteadas não saíram do evento tristes, pois também foram presentadas com bombons.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher terá continuação amanhã (12/3) no Ciclo Básico II com atividades expositivas das 11h às 14h, sessão de massagem, exposição de semi joias, Circuito Saúde CECOM e outras atividades. No período do almoço, das 12h às 13h, acontecerá a apresentação musical com o Trio Sinhá Flor, composto por mulheres que tocam clássicos do forró pé de serra num espetáculo que valoriza a música nordestina.

Conheça a programação completa e saiba como foi o segundo dia do evento.

Café de Boas Vindas

Mesa de abertura composta por organizadores e autoridades

Rachel Moreno com a palestra “A influência da mídia no universo feminino”

Peça teatral “Ponto de Vista” com o grupo Parafernália