O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres no mundo, tendo feito, no ano de 2011, 13.225 vítimas somente no Brasil.

O movimento “Outubro Rosa”, realizado em diversos lugares do mundo todo, teve início em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.

O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, como prevenção.

Prédios e pontos turísticos de vários países recebem iluminação especial durante todo o mês. Além disso, o laço rosa é utilizado na lapela como apoio à campanha e incentivo à prevenção.

O CECOM envolvido com esta causa, disponibilizará uma profissional de enfermagem para instruir quanto ao auto exame de mama nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, nos dias 15, 22 e 29/10 na Recepção da Clínica Médica e nos dias 17, 24 e 31/10 na Recepção da Odontologia.

Para saber mais sobre a campanha, sobre a doença e prevenção, acesse:

Prefeitura Municipal de Campinas
Catedral Metropolitana de Brasília