O RH em Rede continua a reunir os RHs das Unidades e Órgãos da Unicamp, e no dia 03/8 aconteceu o terceiro encontro, que contou com a presença de 126 servidores que atuam diretamente nos processos de gestão de pessoas da Universidade.

O Diretor Adjunto da DGRH, Everaldo Pinheiro, iniciou a reunião dando as boas vindas e comentando sobre os projetos de RH em andamento na Unicamp e reforçando a importância do trabalho em rede, do compartilhamento de informações e do debate sobre assuntos importantes como acontece no RH em Rede.

Com o tema “Saúde Emocional” a programação seguiu com a palestra ministrada pelo psicólogo e psicanalista Israel Vieira, que atua no Programa de Acolhimento e Reinserção no Trabalho – PART / DGRH, que trouxe importantes reflexões sobre as diversas reações diante dos bons e dos maus encontros proporcionados pela vida.

Na segunda parte do evento foram compartilhadas ações da Unicamp sobre esse tema. Maria Amélia, psicóloga do PART / DGRH, elucidou como o programa atua para contribuir com o bem-estar dos servidores e com a reinserção daqueles que ficam grandes períodos afastados.

Em seguida, Flávia Zanini, psicóloga do Hospital da Mulher – CAISM, compartilhou as ações e movimentos realizados para auxiliar os servidores no auge da pandemia. Já realizando atendimentos individuais online e rodas de conversas ao ar livre, buscou uma rede de apoiadores para que fosse possível acolher ainda mais pessoas. Assim foi desenvolvido o projeto que objetiva ensinar estratégias de autocuidado e autoempatia aos servidores.

Daniele Teodoro, psicóloga do Centro de Saúde da Comunidade – CECOM, apresentou as ações e programas voltados para a saúde mental, como atendimentos ambulatoriais, acolhimento, psicoterapia breve, psiquiatria e programas de prevenção e promoção à saúde.

Na sequência, Luciana Batista, psicóloga da DGRH que atua no Cuidado com o Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho – CRIAT, detalhou as ações realizadas pela área que visa contribuir para formação de ambientes trabalho harmoniosos e produtivos na Universidade, sempre pensando no respeito, diálogo e cooperação.

A Coordenadora da Divisão de Saúde Ocupacional – DSO / DGRH, Daniela Martins, reforçou a importância do diálogo e da divulgação dos serviços de saúde mental.

Cidinha Quina, Diretora Geral de RH, encerrou o encontro agradecendo a participação de todos e reforçando a importância da rede entre os RHs da Unicamp. “Convido vocês a fortalecerem cada vez mais os laços de confiança, amizade, reconhecimento e de bons sentimentos. Isso nos faz sentir como pessoas melhores, dispostas a ajudar outras pessoas a também serem melhores, nesse local onde passamos tanto tempo da nossa vida chamado trabalho.”

As visitas da Diretora Geral de RH, do Diretor Adjunto e do Coordenador do RH em Rede, Carlos Paraizo, aos RHs das Unidades e Órgãos continuam acontecendo, o que tem promovido a aproximação e tratativa de questões pontuais, agilizando e aprimorando os processos de gestão de pessoas na Universidade.

O próximo encontro do RH em Rede está previsto para outubro.

Para saber mais: