Na manhã de hoje (12) aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2022.

Nesta edição foram premiados 689 servidores técnicos e administrativos que inscreveram 236 projetos de diferentes áreas, como saúde, tecnologia da informação, carreira, revisão de processos, engenharia, comunicação, gestão, acessibilidade, ciência na infância e organização de eventos.

Os vencedores se reuniram no Auditório da FCM para receber os 48 troféus de melhores projetos locais, os 7 certificados de menção honrosa e os 3 troféus de melhores projetos da Unicamp, cujos autores também receberam um “pix” simbólico.

Kamila Krywacz, servidora do Laboratório de Patologia Clínica do HC, é uma das autoras do projeto classificado em primeiro lugar: “95 Mil Exames para Diagnóstico Molecular de Covid-19: Ganho para os Usuários e Economia de 10 Milhões de Reais para o HC/Unicamp”, focado no combate à pandemia Covid-19. “Nós tínhamos que fazer muitos diagnósticos rápidos e eficazes. Com isso, precisamos padronizar toda a técnica. No fim, conseguimos, com a ajuda de docentes do IB e do Laboratório de Patologia do HC, além do Butantan, que também teve papel muito importante por ser fornecedor dos insumos para a realização dos exames. Esse resultado foi possível devido ao envolvimento de uma equipe bem grande”, declara. Kamila também comenta a felicidade ao saber que seu projeto foi o primeiro colocado: “Nossa! Não dá nem pra acreditar, né? É um prestígio muito grande!”

O projeto de Rose Trevisane e equipe – “Políticas de Vigilância Epidemiológica do CECOM frente à Pandemia de Covid-19” – também voltado para o enfrentamento da pandemia, alcançou o segundo lugar nesta edição. Segundo a Coordenadora do CECOM, “participar do Prêmio PAEPE serviu também para demonstrar o trabalho que o CECOM vem fazendo desde o início da pandemia, na tentativa de prestar assistência humanizada e qualificada aos casos de covid da Universidade”. Rose ressalta a importância da integração entre diferentes áreas: “Foi possível observar maior interação entre os funcionários do CECOM, e também com as Unidades da Unicamp, pois orientamos diariamente sobre as medidas de proteção para que todos da Universidade pudessem conviver em segurança.”

Para Silvia Ronchim, assessora pedagógica do curso de medicina da FCM, que recebeu menção honrosa (7º lugar) com o projeto “Eficiência no Processo de Avaliação da Aprendizagem do Estudante de Medicina: Otimizando o Trabalho e Agregando Qualidade com a Implantação de Feedback Imediato e Criação de Sala Específica para Avaliação”, a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes é a maior prioridade. “Esse projeto, na verdade, começou já em um tempo anterior, quando tínhamos o objetivo de levar aos estudantes o feedback da aprendizagem. Entendemos que o feedback do processo de ensino/aprendizagem é um instrumento de avaliação. Fomos conseguindo aplicar esse feedback com o tempo e, para isso, precisamos criar uma estrutura. Então, criamos uma sala com 150 computadores onde o próprio sistema passa esse feedback para os estudantes. Hoje, temos uma estrutura de aplicação de prova com feedback imediato que melhora o processo ensino/aprendizagem”.

Já para Rachel Paschoalino, servidora do CCUEC e uma das autoras do projeto “Redes Wi-Fi para Internet das Coisas: O Alicerce para um Campus Inteligente”, premiado localmente dentre os projetos das Diretorias Executivas, o reconhecimento era buscado desde anos anteriores. “Nós temos participado já há um tempo de alguns prêmios e essa foi a primeira vez que tivemos o reconhecimento do trabalho. Isso é muito importante. Fazemos parte da tecnologia do campus e por isso entendo que o CCUEC merece também esse prêmio.”

Entre a premiação dos vencedores locais e das menções honrosas o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Unicamp apresentou músicas de diversos estilos, como rock, temas de filmes e música popular brasileira.

Os projetos vencedores podem ser consultados no sistema informatizado – menu Projetos – Listar Vencedores. No mesmo sistema podem ser consultados os inscritos e vencedores de todas as edições.

A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal Imprensa Unicamp no Youtube e as fotos dos contemplados também estão disponíveis

Os certificados de participação, dos vencedores e das comissões julgadoras estarão disponíveis no sistema informatizado no início do próximo ano.

Para saber mais: