EM CONSTRUÇÃO

Desde há tempos, no contexto da DEdIC, muitas ações vêm sendo realizadas na perspectiva dos Projetos.

Atualmente, destacam-se alguns deles:

 

 

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***Cozinha Pedagógica
O comer na escola, além de um ato individual, é um ato coletivo que estimula a socialização, mas não descaracteriza cada criança, suas preferências e hábitos. A questão educativa permeia todas as ações relacionadas a alimentação. Diante disso, compartilhar conhecimentos e ideias no sentido amplo, desde a origem dos alimentos, quem plantou, colheu e transportou, até o preparo dos alimentos, faz parte das nossas práticas pedagógicas. Nossas crianças têm um local específico e adequado para preparar receitas trazidas por elas e pelas professoras, o que chamamos de momento da culinária. Exemplos são o bombom feito na época da Páscoa e hortinha onde as crianças plantam e colhem rúcula, cenoura e rabanete e preparam e saboreiam deliciosas saladas.

As nutricionistas Raquel Fatima Formenti do Valle, Maria Aparecida Moori Batista e Lígia Maria Ataíde de Mello contribuíram muito com esta frente, com a cooperação dos copeiros e cozinheiros.

Hoje, a nutrição encontra-se sob coordenação de Kelme de Oliveira Santos Campanha.

 

***Educação Sócio-Ambiental
Objetiva trabalhar a consciência de si e do outro como parte da natureza e do universo a fim de construir uma consciência ecológica, de vida, trabalho e relações sustentáveis que não se separam das questões sociais, políticas e econômicas.

Sr. Sebastião Martins Vidal trouxe importante contribuição entre 2014 a 2019.

 

***Diversas e Diferentes Linguagens
Consiste na promoção de ateliês dinâmicos e flexíveis que entrelaçam todas as linguagens através da arte, própria da dimensão humana, propiciando tempo e oportunidades para criar, inventar e reinventar, e valorizando as produções infantis individuais e coletivas.

 

***Artes Plásticas
Consiste em projeto que integra diversos e diferentes interesses e curiosidades das crianças quanto à pintura, suas técnicas; artistas e demais vivências socio-culturais.

 

***Integração entre Institutos e Faculdades da Unicamp
Projetos e ações localizadas ou contínuas, de iniciativa da coordenação de unidade ou de professores, no sentido de fortalecer as contribuições que cada segmento traz à Unicamp. Configura-se como uma oportunidade de reconhecer a Unicamp a partir de suas pesquisas, projetos, grupos de pesquisas, setores, etc. Constitui-se em uma vivência de fortalecimento dos vínculos e da sensação de pertencimento a um "território' tão amplo, complexo e intenso de contribuições.

 

***Vários professores, dos CeCI como do PRODECAD realizam ações, atividades e projetos nesta perspectiva da "Cozinha Pedagógica"; "Educação Sócio-Ambiental"; "Diversas e Diferentes Linguagens"; Artes Plásticas; Integração na Unicamp; outros.

 

Cultura Indígena e Afro brasileira

Com o objetivo de criar identidade e fortalecer a cultura e história nacional através da arte, literatura e brincadeiras, são promovidas atividades nas práticas cotidianas e nos projetos desenvolvidos, de acordo com a Lei 11.645 de 2008.

Professora Zilda Oliveira de Farias não tem medido esforços no sentido de acolher e propor atividades com as crianças e com as professoras, com especial ênfase às diferentes etnias nativas que vêm adentrando a Unicamp, via vestibular indígena. Desta forma, tem sido uma interlocutora importante entre indígenas, crianças, famílias e profissionais da/na Divisão.

 

Saúde, Corpo e Movimento
Coordenada e executada por três profissionais da Educação Física, são propostas atividades lúdico-desportivas, de movimentos, jogos e dinâmicas com o objetivo de fortalecer as interações, o movimento e incentivar a prática de atividades de cuidado e promoção da saúde.

Professores Antonio Rogerio Batista do Prado, Débora Jaqueline Farias Fabiani e estão à frente do trabalho.

Professora Fátima Aparecida Ferreira, pedagoga e profissional da área que colabora nesta perspectiva, com ênfase aos adultos; professoras; funcionárias e familiares.

Professor Reinaldo Naia Cavazani também integra a equipe e encontra-se temporariamente em outra grande frente.

 

Saúde bucal e prevenção
Profissionais da saúde bucal desenvolvem diariamente atividades de prevenção e orientação às crianças e adolescentes nas instalações das Unidades Educacionais da DEdIC. As crianças têm acesso desde bebê e as famílias recebem orientações para construírem hábitos de higiene bucal de forma lúdica.

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Dentistas Eliane M. de C. Corssi e Glaura Ferreira Costa efetuam ações de prevenção e cuidados.

 

Educação Sócio-Ambiental
Objetiva trabalhar a consciência de si e do outro como parte da natureza e do universo a fim de construir uma consciência ecológica, de vida, trabalho e relações sustentáveis que não se separam das questões sociais, políticas e econômicas.

Vários professores, dos CeCI como do PRODECAD realizam ações, atividades e projetos nesta perspectiva.

 

Musicalização para as crianças e professorascação Sócio-Ambiental
Desde o ano de 2010, temos a cooperação de uma educadora musical na DEdIC que vem realizando desde então musicalização com crianças de seis meses a cinco anos de idade. Em 2015 inicia um trabalho de formação musical para as professoras da DEdIC paralelamente com as
atividades de musicalização infantil com as crianças.

Quem está à frente deste projeto é a professora Sonia Martins de Lima.

 

 

 

Contos e Recontos
Embora a prática da leitura, de contação ou recontao de histórias esteja presente no dia a dia dos bebês, crianças e profissionais, desde a mais tenra idade, as unidades contam com a colaboração de profissionais que têm uma ação específica de incentivo à leitura, à contação de histórias e ao reconto. Trata-se de um momento de brincadeira com a linguagem, com a imaginação, com as tradições e culturas de diferentes povos, tempos e etnias, entre outros. Um convite à escuta, à atenção e à imaginação. Experiência singular que as tecnologias atuais não possibilitam.

 

Professoras Meigue Alves dos Santos, Renata Camargo Gomes vêm cooperando com este importante projeto.

Ademais, professora Zilda Oliveira de Farias faz uma importante intersecção com este projeto, quando trabalha com ações interculturais dos povos indígenas do Brasil.

  

 

 

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