A Diretoria Geral de Recursos Humanos foi criada pela Portaria GR 121/83, de 02 de maio de 1983, na gestão do então Reitor Prof. Dr. José Pinotti, tendo em vista a necessidade de uma Diretoria Geral que se responsabilizasse pelo RH da Universidade, garantindo rapidez e objetividade na tomada de decisões e no atendimento qualitativo do interesse público e dos propósitos institucionais da Universidade.
Naquela época, a DGRH tinha atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica, controle das atividades de pessoal e proposição política de benefícios sociais e vantagens para os servidores.
Antes da Portaria GR de 1983, os serviços de Recursos Humanos eram de responsabilidade da Diretoria de Pessoal da DGA. Porém, também funcionou como Setor de Pessoal da Divisão Administrativa antes de virar Diretoria. Neste sentido, podemos dizer que o Setor de Recursos Humanos nasceu junto com a Universidade.
Atualmente, a DGRH conta com aproximadamente 150 profissionais em sua equipe organizada em 5 Divisões (DAP, DPD, DSTr, DSO e DInf) e áreas ligadas diretamente à Coordenadoria (Comunicação, Assessoria Técnica, Recursos Humanos, Apoio Administrativo e Central de Atendimento).
MISSÃO
Contribuir na elaboração e execução de políticas de gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento dos servidores de forma integrada, para alcançar excelência nos serviços prestados e relações saudáveis de trabalho.
LINHA DO TEMPO
1983
- Criação da DGRH
- Início da gestão de Arly de Lara Romêo
1986
- Construção dos prédios da DGRH (foto)
1990
- Início da gestão de José Luiz Boer
- Início da informatização dos processos de trabalho (foto)
1992
- 122 cursos e seminários foram realizados, abrangendo 40 temas que atingiram 1.815 funcionários (foto)
1995
- DGRH adota método Housekeeping, promovendo mudança comportamental e física do ambiente de trabalho, com a revisão das rotinas, limpeza de gavetas e mesas, e organização e racionalização nas tarefas (foto)
1997
- Dia da Qualidade DGRH (foto)
- Criação da Comissão de Readaptação
- Redução do quadro funcional
1999
- Fusão da Equipe de Informática de RH do CCUEC e DGRH
- Fusão da Área de Ingresso, Designação e Registros (IDR) com a Área de Alterações Funcionais (AF) (foto)
- Implantação do Posto PRISMA
- Fusão das Áreas de Frequência e Pagamento (DAP)
- Início do serviço de perícias médicas
- Implantação do Sistema de Avaliação de Desempenho
- Extinção do “Banquinho” (pessoas em disponibilidade)
- Realização do Encontro DGRH na ADUNICAMP
- Lançamento da primeira versão do Programa de Pré-Aposentadoria
- Lançamento da primeira versão da Intranet DGRH
- Ampliação da infraestrutura operacional e computacional (foto)
2001
- Implantação da Carreira PCVS (Plano de Carreira, Vencimentos e Salários)
- Ações de conscientização sobre segurança e saúde ocupacional na Universidade e entrega do Manual sobre Ergonomia (foto)
- Implantação do Programa de Certificação das Unidades/Órgãos
- Implantação do Sistema VetorH (atual Sistema Gestão de Pessoas)
- Processo de informatização da DGRH é concluído, com a maioria dos procedimentos de recursos humanos realizados via internet (foto)
- Início da gestão de João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Jhony) (foto)
2003
- Primeiro Planes DGRH (foto)
- Recuperação da rede computacional roída por ratos nos Programas Educativos
- Lançamento do sistema de Consultas a Servidores da Universidade (foto)
2005
- Início da gestão de Maria do Rosário Almeida Rocha
- Implantação do Espaço Aprendizagem RH (foto)
- Realização do Projeto Escolhas que Brilham (DPD e DEdIC) (foto)
- Comemoração dos 15 anos da CAS (DEdIC)
- Lançamento do Portal SIG-RH (atual S-Integra)
- Promoção da Campanha de Conscientização Tá Limpo! (foto)
- Criação da Biblioteca da DGRH
- Centralização da comunicação institucional na Assessoria de Comunicação DGRH
- Criação da Recepção Central DGRH
- Realização do Dezembro Festivo (apresentações culturais)
2007
- Lançamento do sistema Vida Funcional Online (foto)
- Concurso Logomarca PRODECAD (DEdIC)
- União do Posto Prisma, Pagamento e Férias na DAP
- Implantação do Programa NUTRICAMP
- Reforma dos prédios Reitoria III, IV e V (foto)
2009
- Início da gestão de Patrícia Maria Morato Lopes
- Promoção da campanha de conscientização sobre o vírus Influenza A (H1N1) (foto)
- Alteração do nome da Divisão dos Programas Educativos (DPE’s) para Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC)
- Criação de guia prático online sobre a Reforma Ortográfica 2009 (foto)
2011
- DSTr assume Seção de Fiscalização de Serviços/Obras Terceirizadas
- Implantação do projeto de reaproveitamento e customização de mobiliários da DGRH (foto)
- Lançamento do projeto Cultura no Jardim (foto)
- Criação da lista de email conectaRH-L
- Lançamento do Prêmio PAEPE (foto)
2013
- Início da gestão de Maria Aparecida Quina de Souza
- Criação da Assessoria de Recursos Humanos e da Assessoria Administrativa
- Renovação do mobiliário da DGRH
- Mudança de Regime CLT para ESU
- Lançamento da nova Intranet DGRH (foto)
- Desmembramento da DSSO em DSTr (Segurança do Trabalho) e DSO (Saúde Ocupacional)
- Reforma nas Unidades Educacionais da DEdIC
- Lançamento do Portal DEdIC
- Comemoração dos 30 anos da DGRH (foto)
2015
- Criação da página da DGRH no Facebook
- Realização de oficinas do Planejamento Estratégico DEdIC com participação de crianças, pais e servidores (foto)
- Revisão da avaliação de desempenho e carreira PAEPE
- Lançamento de nova versão do Portal DGRH com design responsivo (foto)
- Publicação de procedimentos para prevenção e apuração de práticas abusivas nas relações de trabalho
- Criação do Conselho Escolar da DEdIC
2017
- Início da gestão de Gilmar Dias da Silva
- Servidores DGRH participam de treinamento "Gestão por Processos" ministrado pela EloGroup (foto)
- Aprovação da Política de Saúde no Trabalho da Unicamp elaborada pela DSO/DGRH
- Promoção do 1º Fórum de ATs da Unicamp (foto)
- Aplicação da pesquisa sobre relações de trabalho na Unicamp
- Realização de reuniões com ATUs e RHs sobre o projeto eSocial
- Lançamento do Programa de Relotação dos Servidores da Carreira PAEPE (PRS)