A Unicamp tem tido, nos últimos anos, um aumento progressivo do número de servidores em fase de pré-aposentadoria. Cuidar tanto de quem sai quanto de quem fica é uma responsabilidade social da Universidade, bem como uma possibilidade de remodelação e planejamento do corpo funcional que permanece. Diante desse fato, foi elaborado um programa de pré-aposentadoria tendo como base o diagnóstico efetuado em 2006. A primeira turma do PPA - de Bem com a Vida ocorreu em 2008. Desde então, foram realizadas quinze turmas, sendo o programa continuamente aprimorado, considerando as avaliações e sugestões dos participantes.

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) visa acolher a população de servidores técnicos e administrativos da Unicamp com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto que essa nova fase da vida pode causar nessas pessoas. Através de reflexões sobre diversos temas, o programa também propicia um repensar dos vínculos, a consolidação de histórias na Universidade, como também, a ressignificação de suas vidas.

O PPA da Unicamp é composto por diferentes frentes de atuação, cada uma abordando um aspecto específico do processo de aposentadoria.

 
  o